E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Uma pessoa ostomizada pode tomar qualquer tipo de remédio?

Uma pessoa ileostomizada, geralmente, apresenta um trânsito intestinal mais rápido devido à retirada do cólon e, por isso, alguns remédios, que são em forma de comprimidos revestidos ou cápsulas podem não ser absorvidos pelo seu organismo e consequentemente não terá o efeito esperado. Nesse caso, o remédio pode sair inteiro pela ileostomia.
Portanto, é importante que a pessoa ileostomizada informe aos seus médicos sobre a sua condição física, para que ele oriente a melhor forma de tomar o remédio, que pode ser em gotas, xarope, esmagado, manipulado.
Nunca esmague o seu medicamento para tomar com água antes de consultar seu médico, pois alguns medicamentos específicos precisam ser absorvidos no intestino e não no estômago, e por isso precisam ser manipulados em cápsulas entéricas. 


Referência:
http://www.ostomizadosecia.com/2008/06/absoro-dos-ileostomizados.html

5 comentários:

  1. boa tarde, preciso saber onde encontrar "creme de barreira". Para minha avó, que fez a cirurgia.
    obrigada

    ResponderExcluir
  2. Dulce, esse creme de barreira é a barreira protetora (tira ou pasta)? Se for nós pegamos no SUS, mas você pode encontrar em casas cirúrgicas ou em lojas onde se vendem produtos médicos e hospitalares, aqui em São Paulo, quando necessário compramos na loja Cirúrgica São Paulo, que se localiza na rua Borges Lagoa, 825, o telefone é (11) 55499228. O site é www.cirurgicasaopaulo.com.br
    Se você tiver outras dúvidas, pode nos escrever.

    Abraços
    Chris e Cláudia

    ResponderExcluir
  3. QUE BOM ESSE BLOG DE VOCÊS ME AJUDOU MUITO A LIDAR COM MINHA MÃE QUE É OSTOMIZADA. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. bom dia , eu consegui a muito custo receber do plano de saúde as bolsas , juntamente com o pó e o creme de barreira, mas a minha dificuldade é que no hospital guilherme alvaro tinha um grupo de apoio , mas, acabou, o atendimento lá é excelente , a hora que precisar posso recorrer a eles , mas gostaria de saber se tem um grupo de apoio com palestras aqui em santos , agradeço sua atenção , aguardo uma resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palmarin,
      Boa noite!
      Que bom que você está recebendo seu material pelo plano de saúde!
      Vou te passar o endereço da Associação Ostomizados Baixada Santista:
      Avenida Conselheiro Nébias, 199 sl 38 Santos
      Telefone:(13) 3221-7168

      Av Afonso Pena, 447
      Santos - SP
      11020-001
      Telefones
      (13)3221-7168
      Abraços

      Excluir