E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Acessórios para ostomia

Existem alguns acessórios de muita utilidade para os ostomizados:

- Cinto de sustentação: auxilia na fixação da bolsa no abdômen, diminuindo a possibilidade de descolamento da placa, uma vez que ajuda a manter a bolsa no seu lugar. O cinto pode ser encaixado na bolsa ou na placa, dependendo de onde estiver o orifício de encaixe. Porém, nem todas as bolsas e placas possuem este orifício de encaixe, e quando isto acontece é possível obter esse dispositivo separadamente ou fabricá-lo com um plástico duro.

Cinto 

Adaptador para o encaixe do cinto


 - Filtro para gases: ajuda a eliminar os gases que ficam no interior das bolsas, diminuindo o seu volume. Alguns desses filtros são desenvolvidos com carvão ativado para reduzir os odores desagradáveis. Algumas bolsas já vem com o filtro, outras não, e quando isso acontece é necessário colocar um filtro que se encontra separadamente. Não é recomendado o uso de bolsa com filtros quando as fezes estiverem ou forem mais líquidas, pois pode ocorrer vazamento.
Filtro


Bolsa com filtro


 - Clamp: peça usada para o fechamento de algumas bolsas coletoras intestinais drenáveis. Também é conhecido como clip, pinça ou fecho. Algumas bolsas vêm com material semelhante ao velcro, para o fechamento da bolsa, o que dispensa o uso do clamp.

Clamp


Bolsa com fecho semelhante ao velcro

 - Medidores de estoma: acessório indispensável para a medição do tamanho do estoma, para fazer a marcação e o recorte correto da placa.


Medidores de ostoma

Nenhum comentário:

Postar um comentário