E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O que é irrigação?

A irrigação é um procedimento mecânico que consiste em uma lavagem intestinal realizada a cada 24, 48 ou 72 horas. O líquido entra no intestino grosso pelo estoma e estimula a eliminação do bolo fecal, promovendo seu esvaziamento.

A finalidade da irrigação é estabelecer um hábito intestinal regular, reduzir a incidência de gases e odor, diminuir ou eliminar a frequência do uso da bolsa coletora de fezes e a incidência de lesões de pele periostoma.

Infelizmente este procedimento não pode ser realizado por todos os ostomizados. Apenas aqueles em que a colostomia estiver localizada no cólon esquerdo (sigmóide ou ascendente) terminal, sem complicações, com diâmetro externo do ostoma de 20 a 45mm e projeção protusa de até 25mm é que podem fazer a irrigação. Além disso, é preciso ter condições físicas e clínicas para realizar o procedimento sozinho, sem ajuda externa e hábito intestinal com regularidade e periodicidade de 2 a 3 vezes ao dia.Portanto, os portadores de colostomia confeccionadas no cólon transverso ou ascendente; ostomia no intestino delgado (ileostomia); ou com complicações, como hérnias, prolapso e estenose; doença inflamatória intestinal como Doença de Crohn, retocolite ulcerativa, diarréia; ou que estejam submetido a quimioterapia ou radioterapia não podem fazer a irrigação.

Na fase inicial, a paciência e a motivação são fatores essenciais para se realizar este procedimento. Será necessário realizar o treinamento do intestino todos os dias até que se estabeleça uma freqüência para suas irrigações. Este treinamento demora cerca de uma hora, e é importante que seja feito todos os dias no mesmo horário.

O treinamento ou adaptação pode durar dias ou semanas, até que os resultados apareçam e se possa substituir a bolsa coletora por um sistema oclusor, que consiste em um dispositivo semelhante a um tampão, descartável, flexível, usado para fechar a colostomia e sua extremidade, possibilitando o controle de saída das fezes e dos gases.  

O sistema de irrigação consiste em uma bolsa plástica, graduada, transparente, com um dispositivo regulador da temperatura e tubo conector, acoplado a extremidade cônica maleável e pinça de controle de fluxo de água, manga drenável, transparente para a fixação do anel avulso ou placa protetora e cinto elástico ajustável à manga.

A irrigação tem suas vantagens e desvantagens. O procedimento é vantajoso quanto à capacidade de regular as eliminações, à possibilidade de ingerir uma dieta mais variada, o aumento da confiança, segurança e auto-estima e a facilitação das relações pessoais. Porém apresenta alguns inconvenientes, como ser um processo lento, a possibilidade da persistência da incontinência dos gases, perdas fecais e irritação cutânea, a necessidade de aprendizagem e adaptação do sistema e o seguimento da utilização da bolsa coletora, diferentes tipos de curativos ou obturador, limitação da sua aplicabilidade e sanitário livre para realizar o procedimento com tranqüilidade.

É importante ressaltar que a irrigação só pode ser feita sob orientação médica e treinamento realizado pela enfermeira estomaterapeuta.

Referência:
http://www.ostomizadosecia.com/2008/09/ser-que-posso-fazer-irrigao.html

9 comentários:

  1. que legalll o seu trabalho
    adooooreiii

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo esse blog.Parabens

    ResponderExcluir
  3. Olá sou a Danielle , Dia 24 fiz a reconstrução de trânsito . Qual a melhor dieta nessa nova fase inicial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielle,
      Boa noite!!!
      A dieta vai depender de como está o seu intestino! Quando eu fiz a reconstrução do trânsito intestinal, eu tive mta diarreia, então eu evitei alimentos que soltavam o meu intestino (verdura crua, mamão, frituras, alimentos gordurosos, doces concentrados, leite, frutas com casca e bagaço...) e dava preferência aos que prendiam (arroz, batata, massa, biscoito simples, biscoito de polvilho, maçã sem casca, carne magra...). Porém, conheço pessoas que após a cirurgia de reconstrução, ficaram com o intestino mais preso.
      Então se o seu intestino estiver solto, o ideal é dar preferência aos alimentos que prendem e se estiverem preso, o ideal é dar preferência aos alimentos que soltam.
      A melhor dieta é aquela que irá se adequar melhor ao funcionamento do seu intestino!
      Desejo a você uma ótima recuperação!
      Abraços

      Excluir
    2. Então posso comer comida normalmente ? Desde quando operei só estou comendo sopa com medo de comer outra coisa e me fazer mal .
      Meu intestino está ótimo, e muito obrigado pela resposta .

      Excluir
    3. Danielle, bom dia! Eu acredito que como o seu intestino está normal, vc pode sim se alimentar normalmente!
      Qdo eu fiz a reconstrução do trânsito intestinal, fiquei 4 dias internada, e tive alta com dieta branda (comia de tudo menos verdura crua). Depois fui introduzindo aos poucos.
      Vai introduzindo aos poucos os alimentos, para ver como seu organismo reage. Evite aqueles alimentos mto fortes (chantilly, bacon, frios, fritura...) para evitar de ter diarreia.
      Acredito que se fosse para vc ficar a base de sopa, o médico e a nutricionista teriam te orientado. Se eles não falaram nada, acredito que vc possa sim ter uma alimentação normal. Sem exageros e mastigando bastante!
      Uma ótima recuperação para vc!

      Excluir
  4. Olá sou a Danielle fiz a reconstrução de trânsito dia 23.10 17 qual a melhor dieta nessa nova fase inicial. ?

    ResponderExcluir