E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Tipos e modelos de bolsa coletoras

As bolsas coletoras podem ser encontradas em diversos tipos e modelos, de acordo com as diferentes necessidades (colostomia, ileostomia e urostomia) e dimensões dos estomas dos ostomizados.


Quando for colostomia ou ileostomia, o ostomizado usará bolsa intestinal para coletar as fezes; e quando for urostomia, utilizará bolsa urinária, para coletar a urina.

 

                             bolsa de colostomia                          bolsa de urostomia

 

 

Em relação à forma de descartar os dejetos, as bolsas coletoras podem ser:

 

 - drenáveis: são aquelas que possuem uma abertura na extremidade inferior por onde são esvaziadas periodicamente. Elas costumam ter maior durabilidade e têm como vantagem a redução das lesões na pele do abdômen, uma vez que a bolsa será trocada menos vezes.

Bolsa de colostomia drenável                   Bolsa de urostomia drenável


- não drenáveis: são bolsas fechadas, e por isso não podem ser esvaziadas. Elas sempre devem ser trocadas quando estiverem com 1/3 de sua capacidade preenchida ou quando for necessário. Como esse tipo de bolsa é trocada com mais freqüência, o constante descolamento pode causar lesões na pele, em volta do estoma.

Bolsa não drenável

Em relação ao conjunto, as bolsas coletoras podem ser:

- de uma peça: quando a placa e a bolsa coletora estão dispostas em uma só peça. Elas costumam ter um preço mais acessível do que as de duas peças e em média duram cerca de 3 dias.

Bolsa peça única

- de duas peças: quando a placa e a bolsa coletora estão dispostas em peças separadas. Nesse modelo, fixa-se a placa no abdômen e depois se encaixa o coletor plástico. Essa disposição facilita as lavagens internas da bolsa, que podem ser feitas desencaixando o coletor plástico da placa. Geralmente, esses modelos são mais caros e duram um pouco mais do que os demais.

Bolsa                               Placa



 Em relação à transparência, as bolsas podem ser:

transparente: quando é possível ver o conteúdo da bolsa coletora;

opaca: quando não é possível ver o conteúdo da bolsa coletora.


Bolsa opaca e bolsa transparente

6 comentários:

  1. Obrigada pelas informações! Foi de grande exclarecimento para algumas dúvidas que eu tinha sobre a funcionalidade das balsas coletoras!!

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber qual fabricante vcs indicam. minha vó foi recém ostomizada mas estamos tendo problemas com a aplicação da bolsa. compramos a de 2 peças pra durar mais, mas quase todo dia temos q trocar pq há vazamento do conteúdo pelo adesivo. não sei pq
    isso ocorre. ela não tem pelos na barriga, nem pele, nem nada q possa atrapalhar a aderência. essa situação é mt desconfortável pra ela, pois fica toda suja. gostaria d asugestao de vcs. obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!!!!!!
      Pode ser que a sua avó tenha a ostomia retraída e por isso ocorre a infiltração das fezes. Se ela tiver a ostomia retraída, o ideal é ela usar a placa convexa. Se ela não tiver alergia a pasta com álcool, ela pode estar usando também, pois a placa irá grudar melhor na pele. Eu uso a placa da marca hollister, mas o que é bom pra mim, pode não ser pra sua avó. Vocês não precisam comprar as bolsas, pois ela tem o direito de buscar no SUS!!!!!!! Nos lugares onde se pega as bolsas, geralmente tem a enfermeira estomaterapeuta, que pode avaliar qual é a melhor placa para a sua avó!!!
      Estamos a disposição para outras dúvidas!!!!

      Excluir
  3. Minha mãe também está com problemas de vazamento as de formato de silicone não tá segurando na pele dela.As mãos simples tá mãos resistente.

    ResponderExcluir
  4. Olá, minha irmã está com problemas de vazamento, a bolsa de colostomia esta descolado no mesmo lugar de 2 a 3 vezes por dia. O que pode ser? Vocês tem ideia? Grata, É.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode ser por vários motivos: estoma retraído, localização do estoma, formato do estoma, tipo de placa...Entre em contato com alguns laboratórios, como Hollister, Coloplast, Convatec....entre outros, pelo 0800 e agende a visita de uma enfermeiro estomaterapeuta para avaliação. Nesta visita o enfermeiro irá avaliar o estoma, a pele e indicará qual a melhor placa para sua irmã. As vezes, pode ser que a placa q ela esteja usando não seja a mais apropriada!
      Abraços

      Excluir