E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

quarta-feira, 2 de março de 2011

Programas que auxiliam os ostomizados

A ostomia é uma cirurgia que muda a vida de uma pessoa. Quando ainda estamos no hospital, nos sentimos mais seguros, por estarmos cercados de pessoas da área da saúde, que entendem mais do que nós leigos, que na maioria das vezes nunca vimos uma ostomia e nem sabemos como lidar com essa situação.

Muitos ostomizados, ao saírem do hospital, ainda estão fragilizados pelo processo cirúrgico, não aceitaram a sua situação, e já começam a enfrentar os primeiros obstáculos, pois muitas vezes tem alta hospitalar sem ter o conhecimento básico sobre como cuidar do seu ostoma, como trocar as placas e bolsas, onde comprar os materiais necessários; e por isso acabam entrando em desespero.

Para amenizar essa situação, os principais laboratórios que produzem equipamentos para as pessoas ostomizadas possuem programas que as auxiliam, oferecendo uma primeira visita gratuita de um profissional de saúde habilitado (enfermeiro estomaterapeuta), para orientá-los em relação ao uso correto dos equipamentos, além de doar um kit com produtos, e orientá-los ao núcleo, Associação dos Ostomizados ou Posto de Saúde mais próximo para se cadastrar e pegar os materiais gratuitamente todos os meses. Para agendar a visita é só ligar para o 0800 do laboratório.

Entre os principais laboratórios, podemos citar:

- Hollister do Brasil, com o Programa de Atendimento ao Estomizado QualiVida
  0800 778 1000

- Convatec, com o PPA – Programa de Primeiro Atendimento ao Ostomizado
  0800 7276 115

- Coloplast, com o Programa Ativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário