E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

sábado, 12 de março de 2011

Contexto Social

Os ostomizados, devido à alteração da imagem corporal, apresentam sentimento de medo, solidão e impotência. Eles costumam se isolar, evitando locais públicos e o convívio social, com receio de que as pessoas percebam o uso da bolsa coletora, escute os ruídos emitidos pela saída de gases, sinta odor das fezes ou que ocorra o extravasamento das fezes pela bolsa.

O afastamento das pessoas, muitas vezes, é uma estratégia adotada pelo portador de ostomia para evitar o constrangimento, a discriminação por causa da deficiência física, o sentimento de pena e reações de aversão.

Geralmente, as pessoas ostomizadas têm dificuldades em voltar a trabalhar, pois se sentem inseguras, e por isso algumas acabam pedindo aposentadoria por invalidez, e muitas pessoas que ficam ostomizadas quando estão desempregadas, têm dificuldade de conseguir um emprego devido a sua condição física. Porém, a ausência de atividade laborativa pode levá-los a ociosidade e ao isolamento social, contribuindo para prejudicar ainda mais a sua qualidade de vida.

Quanto às atividades de lazer, ocorrem também modificações. Em relação às que são consideradas “passivas”, como, por exemplo, ir ao cinema, assistir televisão, leituras entre outras, não é habitual ter alteração. Porém, no que se refere a atividades consideradas “ativas”, como viajar, realizar algum tipo de esporte, o mesmo não se verifica.

Cerca de metade dos pacientes não retornam suas atividades de lazer ou retornam apenas parcialmente, pois os ostomizados prendem-se com a insegurança em relação à qualidade dos dispositivos, problemas físicos, dificuldades em higienizar a bolsa, vergonha e medo de problemas gastrintestinais.

Referências:

Rev. bras. enferm. v.60 n.3 Brasília maio/jun. 2007

Rev. esc. enferm. USP vol.44 no.1 São Paulo mar. 2010

Um comentário:

  1. Meninas, achei mto legal o blog! Otima ideia de vocês! Com certeza ajudará muitas pessoas e vocês poderão compartilhar as experiencias de vocês!!!`Parabéns!
    bjs
    Daniela Vanni

    ResponderExcluir