E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

quarta-feira, 30 de março de 2011

Benefícios da ingestão de pre e probióticos

Os probióticos são alimentos processados com microrganismos vivos que quando ingeridos são capazes de sobreviver ao trânsito gastrintestinal e colonizar a flora natural do intestino onde exercem efeito protetor no metabolismo humano.

Eles podem ser componentes de alimentos industrializados, como,por exemplo, em leites fermentados e iogurtes; e também são encontrados em produtos farmacêuticos, na forma de pó ou cápsulas.

Estes produtos têm como finalidade principal manter a microbiota intestinal que pode ser desbalanceada por tratamentos com antibióticos, quimioterapia, radioterapia ou por situações de estresse metabólico.

Os probióticos também têm sido considerados armas efetivas para a prevenção de doenças, em especial as infecciosas, porque controlam o crescimento das bactérias patogênicas, de vírus e de fungos, e promovem a estabilização do ambiente intestinal.

Entre os inúmeros benefícios atribuídos ao uso de probióticos está a diminuição de metabólitos pró-cancerígenos no cólon, o que pode significar uma importante proteção para evitar o desenvolvimento da doença. Além disso, estudos comprovam que a ação dos microrganismos vivos diminui a freqüência e a duração de diarréia associada ao uso de antibióticos, estimula a imunidade, reduz a concentração de colesterol e triglicérides no plasma e melhora a digestão da lactose, a constipação e os sintomas da Síndrome do Cólon irritável. A diarréia pós-radioterapia (ex: tumor de colo de útero, de próstata) também pode ser minimizada e até prevenida com o emprego de probióticos.

Estudos mostram que o uso dos probióticos e de leite fermentados levaram ao desenvolvimento mais lento de câncer induzido e podem combater o crescimento de células cancerígenas no intestino, bexiga e estômago, apresentando efeitos antitumorais.

Há evidências de que o consumo diário de leite fermentado com Lactobacillus e Bifidobactérias reduz a incidência de câncer de cólon em humanos.

A terapia simbiótica (uso associado de pré e probióticos) tem demonstrado eficácia na prevenção de câncer intestinal, embora o uso de probióticos isoladamente não tenha comprovação científica.

Os prebióticos são alimentos não digeríveis que exercem efeito benéfico no organismo promovendo o crescimento preferencial de bactérias intestinais, particularmente as bifidobactérias e os lactobacilos, e reduzindo o crescimento de bactérias patogênicas, o que contribui para a saúde da microbiota intestinal. Entre os alimentos ricos em oligossacarídeos não-digeríveis estão os cereais integrais, farelo de aveia, frutas (com casca), laranja (bagaço), verduras, folhas verdes e leguminosas. É importante lembrar que para que se tenha efeito benéfico para o intestino, é necessário aliar uma dieta saudável à ingestão de, pelo menos, dois litros de água por dia.

Entre os benefícios constatados dessa ação conjunta de alimentos prebióticos e probióticos, estão o controle de diarréias e obstipações, com a estabilização do trânsito intestinal, especialmente nos casos de doenças inflamatórias intestinais como a retocolite ulcerativa, a síndrome do intestino irritável, a Doença de Crohn e bolsite (inflamação da bolsa ileal após colectomia para RCUI). Outras indicações dos prebióticos e probióticos incluem a intolerância à lactose (os probióticos produzem lactase), a constipação intestinal, a prevenção e tratamento de diarréia aguda. Os prebióticos também aumentam a absorção intestinal (cólon) de sais minerais, em especial o cálcio.
  
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

CASTILHO A. C., CUKIER C., MAGNONI D., Probióticos no Câncer. Medicina Saúde. Yakult. São Paulo. 16p, 2004.

DAMIÃO A. O. M., Prebióticos, Probióticos a Simbióticos: Aplicações clínicas. Bio Nutrição e saúde. Nestlé. São Paulo. P 18 – 24. Ano I – N 1

Super Saudável. Lactobacillus casei Shirota.Ensaios clínicos comprovam eficácia contra o Câncer. Publicação da Yakult do Brasil – São Paulo. Ano IV - N 20 -Julho/agosto 2004. p 14

Super Saudável. Processo de envelhecimento começa no intestino. Publicação da Yakult do Brasil – São Paulo. Ano V - N 25 – maio/junho 2005. p 10

Super Saudável. Unicamp realiza protocolo com uso de Yakult RI. Publicação da Yakult do Brasil – São Paulo. Ano IV - N 22 –novembro/dezembro 2004. p 22

Site: www.yakult.com.br

Um comentário:

  1. Passaei alguns anos sofrendo com a intolerância à lactose, sem encontrar alternativa em um Probiotico adequado.
    Há 5 meses iniciei o tratamento con "Pró Live". No início Não vi resultado, mas agora dá para ver claramente e com sucesso.
    Outro que me auxilia bastante (enzima pancreatina) é o Creon que veio auxiliar no bom funcionamento do pâncreas, pois meu intestino vivia irritado após colostomia.

    ResponderExcluir