E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Ostomia e gases

Christiane e Cláudia Yamada

Quando uma pessoa fica ostomizada, ela não consegue mais controlar a eliminação dos gases, e muitas vezes o barulho produzido por eles a deixa muito constrangida, pois são eliminados a qualquer hora do dia e em qualquer lugar.

A quantidade de gases produzidos depende do organismo de cada pessoa. Se você tem problemas com produção excessiva de gases antes da sua cirurgia, provavelmente você terá os mesmos problemas após.

Muitas vezes, o motivo da produção excessiva de gases pode ser a sua alimentação, pois determinados alimentos são causadores de gases. Para saber os alimentos que causam gases, acesse o link:

Os gases intestinais também podem ser causados por outros motivos, como, por exemplo, engolir ar. A ingestão de bebidas gaseificadas, o fumo, o uso de goma de mascar e mastigar com a boca aberta ou falar ao mastigar podem aumentar a quantidade de ar que você engole.

Portanto, além de evitar ou diminuir o consumo de alimentos que aumentam a produção de gases, existem outras dicas que podem ajudar a diminuir a produção deles. São elas:
-  reserve um tempo tranquilo para as refeições e mastigue bem os alimentos, pois engolir a comida sem mastigá-la direito e às pressas atrapalha a digestão e o bolo alimentar pode chegar ao intestino sem estar digerido adequadamente;
- evitar falar durante as refeições, para diminuir o volume de ar deglutido;
- mastigar com a boca fechada;
- beber bastante água, pois o consumo de fibras com pouca ingestão de líquidos pode piorar a quantidade de gases;
- evitar cintos e roupas apertadas, pois pode dificultar a respiração e facilitar a entrada de ar inadequada;
- parar de fumar, pois o fumo compromete a boa respiração e também facilita a entrada de ar inadequada;
- andar é sempre saudável, pois estimula os movimentos intestinais.

Referências: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário