E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Depoimento de Clara Reis

Acompanhem a linda história de Clara Reis e seu pai José Ribamar

Queria compartilhar com vocês um pouquinho da minha história, bom me chamo Clara Reis tenho 31 anos, sou mãe do Vinicius Reis de 4 anos. Vamos lá, desde 2005 meu guerreiro Papy luta contra o câncer, nesses anos todos ele teve uma "leve cura", de 2006 a 2010, ano que descobrimos que ele estava com um Carcinoma no intestino grosso, e que passaria por uma cirurgia e que talvez não sobreviveria. Fizemos a melhor festa de Natal! 
Ele fez a cirurgia no dia 26 dezembro de 2010, quase 12 h de cirurgia,teve que ficar uma dia na UTI, e logo se recuperou indo para o Bloco C do Hospital Geral de Roraima. Teve alta no dia 5 de janeiro de 2011 e fomos para casa. Mas eu percebia que seu abdômen estava inchado e a sutura muito vermelha, mas os médicos diziam que era assim mesmo, foi quando no dia 7, as 6h da manhã percebi que tinha algo errado, simplesmente meu Pai tinha rejeitado os pontos, e rompeu internamente.
Quando chegamos no HGR, os médicos nos informaram que ele faleceria em poucas horas, porque a infecção estava muito grande, mas um abençoado de Deus, fez uma ileostomia nele. Mesmo assim a situação dele era muito grave. Aqui quero abrir um parênteses, quando Papy ficou com a bolsinha, a equipe chamou a família e disse "seu ribamar tem poucas horas de vida, pois esta com as vísceras expostas, isso é uma colostomia".
Fiquei desesperada, não sabia o que fazer, até que ele saiu da UTI novamente e foi para bloco C, teve varias complicações por rejeição ao fio de sutura, tendo uma cirurgia de segunda intenção (cirurgia aberta). Ninguém tinha coragem de fazer o curativo nele, sempre era eu mesma, teve epiema, derrame pulmonar, passou 5 meses internado, e finalmente ele voltaria para casa.
Foi quando uma psicóloga chamou a família e disse "a partir de agora é questão de dias para seu Ribamar falecer, pois nenhuma pessoa que usa bolsinha sobrevive". Nosso desespero foi tremendo, mas levamos papi para casa.
Foi quando minha mãe Nazaré Reis desistiu de viver, pois ela não queria ver meu Pai morto,e no dia 16 de abril ela faleceu em casa nos braços de infarto fulminante.
Enfim, Papy hj esta ótimo, fomos procurar sobre o que era colostomia em outro estado, em Manaus, e descobrimos que um estoma é a salvação de uma vida! É o recomeço de tudo, apesar do preconceito das pessoas, pois seus próprios filhos o abandonaram, menos eu, uma irmã Aline Reis e meu Irmão Jose reis, os outros 3 não vem nem visitá-lo, hoje em dia Papy esta "ótimo", infelizmente com câncer de pulmão, mas o estoma perfeito, e eu como filha sempre digo "Sou Ileostomizada junto com meu Papy", pois mesmo com suas limitações tem muita vontade de viver. JOSÉ RIBAMAR 71anos, há 3 ileostomizado.


Fonte:
 Gupo do facebook Ostomia sem tabu

Nenhum comentário:

Postar um comentário