E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Dificuldades para higienizar a bolsa de ostomia em banheiros públicos

Christiane e Cláudia Yamada

Nós já falamos sobre a importância da existência de banheiros adaptados para a pessoa ostomizada e se você ainda não leu esse artigo, é só acessar o link:

Agora iremos falar sobre algumas dificuldades que os ostomizados podem enfrentar para higienizarem as suas bolsas em banheiros públicos. E a primeira delas, com certeza, é a falta de banheiros públicos adaptados para a nossa deficiência. Eles existem em alguns lugares, porém ainda são poucos.

Sem a existência de banheiros adaptados, é possível fazermos algumas adaptações, como, por exemplo, usar uma garrafinha com água para nos ajudar na higienização da bolsa de ostomia nos banheiros em que não existem duchas higiênicas. E nos ajudaria muito se em todos os banheiros tivessem um “ganchinho” para pendurarmos a bolsa, pois assim nós poderíamos deixar a garrafinha aberta dentro da bolsa ou de uma sacolinha, e isso facilitaria na higienização da nossa bolsinha.

Também seria ótimo se a descarga fosse com caixinha, pois assim poderíamos colocar a garrafa em cima, ou se a porta tivesse maçaneta para pendurarmos a bolsa ao invés dos trincos pequenos. A existência de um lugar para colocarmos a nossa garrafinha de água é muito importante para os ostomizados, pois facilita a higienização da bolsa de ostomia.

E quando não tiver ganchinho, descarga com caixinha, maçaneta, prateleira? È lógico que nós podemos fazer a higiene da bolsa sem usar a garrafinha de água, porém para quem já se acostumou a esvaziar a bolsa utilizando água, esvaziá-la sem a garrafinha será muito mais complicado e demorado.

Outra dificuldade que pode acontecer é a maneira como você esvazia a sua bolsa. Algumas pessoas sentam em um banquinho, outras sentam no próprio vaso sanitário, enquanto algumas esvaziam a bolsa em pé. Dificilmente existirá um banquinho dentro do banheiro, então nós poderemos nos agachar (dobrar um pouco os joelhos), porém se for uma pessoa idosa ou que tenha algum problema na perna ou joelho, será muito complicado para ela conseguir esvaziar a bolsa desta maneira.

Nós podemos também sentar no vaso sanitário, porém, muitas vezes, a conservação e a limpeza dos banheiros públicos são péssimas, e o grande culpado é o próprio usuário que deixa o vaso sanitário e o chão sujos, danifica o assento, a porta... Se formos sentar no vaso sanitário, nós podemos forrar o assento com papel higiênico (quando não tiver protetor próprio para o assento), porém assim mesmo corremos o risco de sujar as nossas roupas no vaso sanitário e no chão molhado ou sujo. E se o chão estiver sujo, nós também podemos sujar a barra das nossas roupas (saia e calça) ao agacharmos, se formos esvaziar a bolsinha de pé.

Algumas vezes a fila do banheiro está enorme e nós precisamos utilizar o banheiro com urgência porque a bolsa está cheia ou precisamos trocá-la. Nessa hora “bate” um desespero, porém, segundo a Lei 5296 de 02 de dezembro de 2004 nós somos considerados deficientes físicos e por isso, podemos utilizar o banheiro reservado para pessoas com deficiências. Como a nossa deficiência não é visível, algumas pessoas podem não gostar, e cabe a nós decidirmos se iremos explicar ou não o motivo pelo qual utilizamos o banheiro adaptado para deficientes físicos. Para saber mais sobre a Lei 5296 de 02 de dezembro de 2004 acesse o link:

Alguns tipos de roupas também podem atrapalhar na hora de fazermos a higiene da bolsa de ostomia, principalmente em eventos, como casamentos e formaturas, pois na maioria das vezes utilizamos vestidos longos, e na hora de esvaziarmos a bolsa nós não sabemos se seguramos a saia, a bolsinha ou a garrafinha com água, podendo causar acidentes e sujar a roupa.

Muitos banheiros de shoppings, salões de festas, barzinhos, restaurantes e outros lugares têm lâmpadas com sensores, e isso é ótimo porque economiza energia. A lâmpada só acende quando alguém entra no banheiro e depois de um tempo, se não tiver nenhum movimento, ela se apaga sozinha. Porém as lâmpadas, normalmente, ficam do lado de fora do banheiro, perto da pia e isso pode dificultar a utilização do banheiro pelas pessoas ostomizadas.

Ao utilizarmos banheiros com esse tipo de lâmpada, nós enfrentamos um problema, pois quando vamos esvaziar a bolsa de ostomia, demoramos mais tempo no banheiro, com isso a lâmpada se apaga e ficamos no escuro. Se a luz se apagar, como nós ostomizados iremos enxergar a nossa bolsa e o vaso sanitário? Para não ter esse tipo de problema, alguns ostomizados vão ao banheiro acompanhado de outra pessoa, enquanto uma faz a higiene da bolsa, a outra fica do lado de fora se movimentando para a luz não se apagar.

Um grande receio/medo do ostomizado é de acontecer algum acidente com a bolsa de ostomia e precisar trocá-la com urgência em um banheiro público. Se esse banheiro não for adaptado, onde ele irá apoiar os materiais? Como higienizará a pele para poder colocar a bolsa nova? E se a luz se apagar?

É justo uma pessoa ostomizada passar por essa situação? NÃO! Justo seria existir em todos os lugares públicos pelo menos um banheiro adaptado para nós ostomizados!

Um comentário:

  1. Muito bom o artigo.
    Além de ostomizada, também sou cadeirante, sendo assim tenho muitas dificuldades na hora de usar um banheiro.
    Todos os itens citados acima normalmentenão existem.
    Para mim tudo fica mais difícil e pior quando não encontro banheiro para deficiente.
    Clarice.

    ResponderExcluir