E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

terça-feira, 26 de março de 2013

Ser mulher ostomizada é ...


Christiane e Cláudia Yamada

Mulher...
Ah Mulher...
Somos um pouco de tudo...Calmas, agitadas, lentas...! Vaidosas, charmosas, turbulentas...! Elegantes e repletas de inteligência...! Mulheres fortes e lutadoras...! Mulheres conquistadoras...! Mulheres duras, fracas...! Mulheres de todas as raças...! Mulheres guerreiras...! Mulheres sem fronteiras...! Mulheres...mulheres...
Somos mães, filhas, irmãs, esposas...
Não é fácil ser mulher!
Então se não é fácil ser mulher...imagina ser uma mulher ostomizada...
Em um mundo em que muitas pessoas valorizam apenas a beleza física e se esquecem de valorizar a “alma” e o coração...
Muitas vezes, a própria mulher ostomizada não se valoriza...
E acabam se esquecendo de que...

Ser uma mulher ostomizada não é apenas ter um ostoma no abdômen ou ser uma “portadora de bolsa de ostomia”, é saber que a sua cicatriz ou ostoma no abdômen vai muito além das dificuldades ou dor que você passou, eles são símbolos da sua luta, da sua vitória, é entender que você renasceu com a chegada do seu ostoma. É ser especial, é se sentir amada e respeitada do jeito que você é!

Ser mulher ostomizada é saber que apesar de todas as dificuldades que você passou, você foi capaz de enfrentar a batalha e sair vitoriosa!!! E o principal? Tem uma bagagem enorme para ajudar outras pessoas especiais como você, mesmo que seja apenas uma conversa de incentivo, carinho e amizade.

Ser mulher ostomizada é saber encarar a vida do jeito que ela é, fazendo as alterações necessárias para melhor se adaptar à sua nova condição de vida. É lembrar com saudade das coisas que fazíamos antes da ostomia, mas saber adaptá-las a nossa realidade. É aprender qual é o nosso limite, e fazer tudo o que quiser e tiver vontade! É entender que nós não somos “coitadinhas” por sermos ostomizadas, mas devemos ter orgulho por termos passado por situações tão difíceis e estarmos vivas e felizes.

Ser mulher ostomizada é ser guerreira, e ao mesmo tempo saber pedir ajuda ou “colo”, nós também temos os nossos dias difíceis!!!!!

Ser mulher ostomizada é ter uma opinião formada, mas respeitar o jeitinho de ser de cada pessoa, mesmo não concordando com tudo. É saber respeitar o próximo e as diferentes opiniões!

Ser mulher ostomizada é usar a bolsa de ostomia e continuar com charme, é saber que a bolsa coletora não tira em nada a feminilidade de uma mulher. É saber utilizar alguns truques (calcinhas de cintura altas, que ajustam a bolsa coletora ao corpo, calças de cintura alta, batinhas, vestidos...) para que o equipamento passe despercebido aos olhos das outras pessoas.

Ser mulher ostomizada é saber disfarçar a bolsa, se você não quiser que fiquem expostas e deixa-la a mostras se este for o seu interesse. É saber que tipo de roupa usar, quais acessórios podem combinar, e chamar a atenção para outra região do corpo que não seja o seu abdômen.

Ser mulher ostomizada é saber como lidar nos momentos íntimos, é saber que tipo de lingerie usar, como por exemplo, o estilo corpete, que além de proteger e segurar as bolsas, são bastante sensuais.

Ser mulher ostomizada é saber se divertir nas praias e piscinas, usando o modelo de maio ou biquíni que melhor se adapta ao seu corpo e à sua ostomia, sem medo de ser feliz!

Ser mulher ostomizada é saber que apesar de você ter algumas limitações, você pode aproveitar a vida e ser feliz, nada impede que você vá a festas, parques, viaje, namore, faça atividades físicas (com orientação médica)...

Enfim ser mulher ostomizada é mostrar que mesmo através da fragilidade, somos fortes o bastante para erguer sempre a cabeça. Sem desistir, pois sabemos que somos capazes de vencer, e sermos felizes!

8 comentários:

  1. Nossa, vou querer colar isso na porta da geladeira para que eu possa ler todos os dias.
    Obrigada meninas, precisamos muito desse incentivo, precisamos sempre.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia,
      Muito obrigada pela visita e pelo elogio!!!!!

      Beijos
      Chris e Cláudia

      Excluir
  2. Parabéns pelo post meninas! Muito bonito!

    ResponderExcluir
  3. Foi lindo o que vocês escreveram, parabéns.
    Precisamos divulgar o texto.
    Bjks e bom feriadão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roseane,

      Obrigada pela visita e pelo elogio!!!!!
      Se você quiser compartilhar o texto fique a vontade!!!!

      Beijos
      Chris e Cláudia

      Excluir
  4. Amigas,ficou maravilhoso! Vocês conseguiram colocar tudo nesse texto, é bem isso mesmo eu amei! Precisamos ter isso em mente sempre!! Amooooo vcs meninas do meu tum tum!
    Rose (Docinho)

    ResponderExcluir