E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

quarta-feira, 20 de março de 2013

Depoimento de Florentina Seabra

Acompanhem o emocionante depoimento de Florentina Seabra!!!

Minha história antes e depois da ostomia!!!

Bom, minha vida vinha seguindo o curso normal de uma família tradicional, um casamento de 33 anos com três filhos, sendo um casado e duas filhas, até que uma surpresa mudou todo o rumo da história. Eu e meu marido levávamos uma vida saudável, jogávamos tênis, fazíamos academia, tínhamos uma alimentação correta, porém nada disso impediu o câncer de surgir no meu intestino aos 49 anos de idade.
Percebi que algo estava errado durante as evacuações, pois ao me limpar vi que saia uma pequena quantidade de sangue no papel higiênico, até pensei que poderia ser uma inflamação da hemorróida. Porém, como meu pai era ostomizado, logo resolvi procurar um proctologista em Goiânia, (médico especialista no trato digestivo terminal) para verificar a causa do sangramento. Ao fazer o exame clínico a médica retirou dois pólipos no reto e encaminhou para exames laboratoriais e pediu uma colonoscopia. A médica alertou a minha filha para garantir que todos os exames fossem realizados, considerando a carga genética.
O resultado levou uma semana para sair. Não foi uma semana fácil, minha família estava muito apreensiva. Então, meu marido resolveu ir sozinho pegar o resultado e mostrar para a médica. Com a resposta de que os pólipos eram malignos a solução seria uma cirurgia. Meu marido ficou desesperado e foi ao consultório do meu sobrinho médico que também constatou que o caso era grave. Com a cirurgia marcada em Goiânia, a família do meu marido vendo o sofrimento dele comentou com uma parente de São Paulo que conhecia o Dr. Raul Cutait, médico do Hospital Sírio Libanês, especialista no meu caso. Com a expectativa de não ficar com ostomia, fui para São Paulo fazer a cirurgia com Dr. Raul. Todo o tratamento durou três meses. Foram vinte oito sessões de rádiooterapia, quimioterapia (comprimido) e finalizou com a cirurgia que me tornou uma pessoa ostomizada, curada e feliz.  Tudo isto foi possível porque eu queria muito viver e ter a possibilidade de estar ao lado de pessoas que amo tanto, minha família e amigos.
Apesar da cirurgia ter sido um sucesso, o sofrimento não terminou ali, eu e minha família tivemos que enfrentar o período de aceitação e uma separação. Após um ano eu e meu marido nos separamos.  Hoje, analisando o caso, percebo que o que faltou foi um suporte psicológico profissional para toda a família, um ponto muito relevante para ajudar a superar todo o processo de aceitação.
Então, segui em frente aprendendo dia após dia como viver com a ostomia.Descobri que eu era capaz de enfrentar a vida sozinha e voltar a fazer tudo o que eu fazia só que agora ostomizada.
Hoje levo uma vida quase normal, sou campeã de tênis, faço dança de salão, viajo para praia, vou à piscina, enfim vivo a vida com tudo de bom que ela tem a me oferecer.
Sou muito grata a Deus por ter me dado mais esta oportunidade de viver e também as pessoas que estiveram ao meu lado e foram fundamentais para o meu caminho de cura.



15 comentários:

  1. Bom dia, lí a história da amiga Florentina, e sempre me emociona saber que estamos acompanhadas de amigos e histórias meio parecidas, sempre acompanhadas de realidades com sonhos..... Muita emoção entender que no fim das contas raramente nossos companheiros(ras) permanecem ao nosso lado. Eu tambem fui literalmente abandonada quando fiz minha ileosotmia; Um dia destes um irmão meu disse que nunca mais minha vida seria normal, no quisito "amor", e sinto que ele tem razão, apesar de ser uma realidade muito dura, "somos sim diferentes", apesar de ter tido alguns relacionamentos já estando com ileostomia, senti que suas palavras tinham sentido. Bem, não estou aqui p elogiar a Florentina, uma lutadora "porreta" alegre e mt confiante, afinal, esta é a meta.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga guerreia!! Beijos

      Excluir
    2. por favor precisamos de apoio para nos ajudar nos cuidado , nos ajudem nos ensinando , via facebook; ou pelo hemail ; franciscocarlosfranco@hotmail.com pois estamos com dificuldade minha esposa fez cirurgia no intestino, segundo os médicos deve usar a bolça por espaço de 6 a 7 meses, colocaram também ao lado um dreno , esta vazando muito o dreno é normal?? por favor quem puder nos ajudar nos adcione desde já agradeço DEUS ABENÇOE

      Excluir
  2. correção quis dizer vim p elogiar a Flor....

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito o depoimento da Florentina.
    Que bom divulgar isto, pois sempre ajuda outras pessoas. Penso que todas nós temos histórias parecidas e o mais importante é tentar ser feliz e ver a vida positivamente com ou sem estoma.

    ResponderExcluir
  4. A gente aprendi muito com essa experiência né Flor, sobre tudo que às vezes a vida nos ensina como um vento que nos arrasta de um lado para outro e no trajeto nos deixa algumas feridas; mas no decorrer do tempo cicatriza e retemos apenas o que é bom. Graças a Deus estamos viva, orgulhosa por isso e por conhecer tantas pessoas especiais, assim como eu conheci vc Flor a terrivel, mulher linda,maravilhosaaaaaaaa, amiga eu te amo , pra sempre ! ♥
    Parabéns por sua garra por sua luta, que Deus continue a te abençoar sou sua fã.... rsrsr vc sabe!!! ♥
    Rose

    ResponderExcluir
  5. Obrigada guerreira, sou sua fã também amada!! Beijos

    ResponderExcluir
  6. QUERIDA MANA, VC E UMA VENCEDORA.TENHO MUITO ORGULHO DE SER SUA MANA.TODA NOSSA FAMILIA AMA VC DEMAIS. MULHER VENCEDORA, ALEGRE SORRIDENTE E MUITO FELIZ. DEUS TE AMA DEMIS, POIS ELE CUIDOU MUITO DE TE QUERIDA. NOS TAMBEM TE AMAMOS MUITO. MIL BEIJOS DE SUA MANA AMIGA TEREZINHA MENEZES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada mana!! Te amo! Beijos

      Excluir
    2. Obrigada querida mana!! Te adoro muito! Beijosss

      Excluir
  7. Tia Dinda, o seu depoimento reforca a tese de que a doenca e um presente de Deus. E este presente surge da necessidade de nos transformarmos em pessoas melhores, e pelo visto pessoas capazes de transformas e ajudar, acolher as outras pessoas. Isto e o verdadeiro milagre.
    A Floretina, mulher guerreira, vencedora, sempre existiu dentro de voce, mas foi preciso um pequeno detalhe para evidenciar a grandeza escondida.
    Nao perdemos aquilo que nao temos, seja por 1 ano ou 33 anos, a separacao foi a sua libertacao e hoje, eu seu sobrinho, te amo um milhao de vezes mais, porque independente da ostomia vc se tornou uma pessoa livre para buscar a sua verdadeira felicidade.
    Continue assim, viva cada dia, seja vc mesmo sempre. Parabens!!!!
    seu sobrinho que te ama muito, mais muito mesmo Antonio Menezes Jr

    ResponderExcluir
  8. Obrigada sobrinho querido!! Te amo muito! Beijos

    ResponderExcluir
  9. BOM DIA precisamos de ajuda de alguém que fez a seguinte cirurgia intestino, estoma minha esposa esta
    usando bolça . e dreno , precisamos que alguém nos contate para nos ajudar, no tratamento, nos passando suas experiências, desde já somos agradecidos; DEUS ABENÇOE A TODOS; hemail franciscocarlosfranco@hotmail.com ou pelo facebook
    franciscocarlosfranco

    ResponderExcluir