E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

terça-feira, 12 de março de 2013

Depoimento de Arildo Gonçalves dos Anjos

Acompanhem o emocionante depoimento de Arildo Gonçalves dos Anjos, coordenador da (AOSP) Amigos Ostomizados de Piumhi




Sobrevivente do câncer e Ostomizado

Quando eu fiquei doente e fui submetido à radioterapia e quimioterapia, eu senti todas expectativas, dores, medos, e reveses que o câncer pode proporcionar. Eu tive a sorte de ser capaz de continuar o meu trabalho de cantor sertanejo com meu irmão, mesmo sentindo muitas dores. O que tornou isso possível foi a minha fé em Deus, força interior, pensamento positivo e o incentivo da minha família e da minha noiva, que hoje é minha esposa. Nenhum de nós está imune a doenças ocasionais. Uma em cada seis pessoas no mundo são diagnosticadas com câncer em algum estágio de sua vida, e eu fui uma dessas pessoas que foi premiada com um câncer de reto, a mais de oito anos, me deixando na qualidade de pessoa Ostomizada definitiva. A batalha contra o câncer foi vencida com a graça de Deus! Quanto a ostomia eu considero uma batalha constante, não comigo mesmo, mas sim com meus irmãos Ostomizados, que precisam da minha ajuda e da minha experiência como pessoa Ostomizada, para ajuda-los na adaptação desta abençoada cirurgia da vida. Hoje idealizado por mim, na minha cidade Piumhi situada no interior de Minas Gerais com pouco mais de 35.000 mil habitantes, temos um centro de apoio para pessoas Ostomizadas. O centro conta com: sala de atendimento ao Ostomizado, banheiro adaptado, masculino e feminino, sala de curativo e uma equipe multidisciplinar com: enfermeira Estomaterapeuta, assistente social, nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta. Isso é um pouco da minha gratidão por estar aqui hoje dando este depoimento ao lado da minha esposa Raquel que tanto me deu força nos momentos mais difíceis, que agora segue me ajudando a amenizar o sofrimento e as dúvidas dos recém Ostomizados do nosso município, porque as dúvidas e as incertezas do recém Ostomizado são inevitáveis. A experiência do câncer é uma das mais transformadoras que uma pessoa pode viver. No primeiro momento todas as certezas vem abaixo de uma hora para outra, quase tudo perde o sentido. A vida inteira começa a ser reavaliada. E uma segunda vida começa a ser vivida. E é nesta segunda chance de vida que hoje chego a pensar que eu estava no lugar certo, na hora certa, quando sou solicitado para ajudar um recém Ostomizado.

Um comentário:

  1. Libera. Iliostomizada há 12 anos......12 de março de 2013 às 14:58

    Incrível estes depoimentos de luta e coragem que nos levanta quando estamos caídas, quando estamos sem esperança, este tipo de exemplo é muito útil, para recem-operados, ainda sem entender direito o que é "bolsa" e para quem se vê na mesma situação. Parabens a este guerreiro, lutador.....

    ResponderExcluir