E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Levante a cabeça!


Christiane e Cláudia Yamada


Nós nunca sabemos o curso que a nossa vida irá tomar. Imaginamos um futuro maravilhoso, um mundo perfeito, uma vida repleta de carinho, amor, compreensão, dinheiro e tudo o que precisamos na hora em que queremos. Sempre pensamos no melhor, acreditamos que se hoje não é perfeito, amanhã será; se hoje o dia não foi bom, amanhã será melhor; se hoje não foi dia de sorte, amanhã será...

No fundo todos nós somos otimistas!!! E não esperamos que uma tragédia, um acidente, um problema de saúde possa nos acontecer...tudo aquilo que nós não queríamos, tudo aquilo que nós não esperávamos pode acontecer e mudar totalmente o rumo de nossas vidas, como por exemplo, podemos ter algum problema de saúde ou sofrer algum acidente que nos deixe ostomizados. E aí nós podemos nos decepcionar, nos desesperar...

Nós sempre esperamos que algo avassalador mude, e pensamos...não, eu não preciso de cirurgia, eu não preciso de quimioterapia, eu não preciso de radioterapia, eu não vou ficar ostomizado..., mas nem sempre isso acontece...não é drama é a realidade!!!

Agora que você está ostomizado, você percebe a sua realidade? Você vai se entregar? Você vai se esconder? O que você vai fazer?

Permita-nos uma sugestão?

Levante a cabeça e encare a realidade! Seja forte, lute...vença a doença, supere seus medos e preconceitos...busque sua felicidade!!!

Qual o valor das suas crenças? Quem é você afinal?

Viver como um louco (bebendo, brigando, se metendo em confusão...), se fazer de coitado...não vai melhorar em nada a sua vida...

O que você vê quando se olha no espelho? Não estamos falando do espelho da parede, do armário, do banheiro..., mas do espelho da sua vida!!! O que ele te transmite?

No começo, nuvens espessas e escuras podem esconder o seu sol; a luminosidade do dia, pode dar lugar à certeza de uma tempestade; você sente seu coração mais pesado, sente-se no meio de uma tempestade, problemas sérios invadem sua vida, é como se uma enxurrada estivesse arrastando para longe sua paz e sua felicidade.

O primeiro momento, logo após a cirurgia, é muito complicado, principalmente se foi de emergência; porém é necessário que você exponha seu mundo, seus pensamentos, seus sentimentos, seus medos, chore, desabafe...., mas encare a sua nova realidade e lute para vencer e ser feliz!!!

Nós sabemos que por mais que você tente organizar suas idéias, muitas vezes seus pensamentos vagam em aflições. Você se desconcentra e se aflige, tendo vontade de sair correndo para bem longe e fugir.

Mas pare, acalme-se, tente colocar seus pensamentos em ordem e verá que para Deus, nada é impossível.

Busque ajuda em associações, participe de reuniões, converse com outros ostomizados e descobrirá que você pode ser feliz, basta querer!!!

O importante é se auto conhecer nesta nova fase e se aceitar!!! Conheça seus limites, suas necessidades, seu organismo. E resolva se você quer ficar na dor, ou quer mesmo ser feliz.
Quer ser feliz? Então se ame, se aceite!

Tenha coragem de se assumir, diga sim para a vida, mas diga com a certeza de que você, e somente você, pode agora mesmo determinar um novo rumo, uma nova estrada!
Traga apenas as coisas que somam para o seu melhor, para construir a cada dia uma nova e emocionante história, tudo aquilo que contribui para o bem, que faz o coração palpitar e a alma debruçar numa suave melodia.

Se por vezes como é certo, as intempéries se afrontam, logo saberá que tudo passa e mais que depressa você irá descartar da memória aquela parte da história que a vida te legou, e outro novo e fascinante momento constrói um novo tempo.

Pensando positivamente, você reunirá forças para vencer os obstáculos. Não deixe que nada afete seu estado de espírito.

Transforme seus momentos difíceis em oportunidades. Seja criativo buscando alternativas e apresentando soluções ao invés de problemas. Veja o lado positivo das coisas e assim você tornará seu otimismo uma realidade.

Agradeça a Deus a oportunidade de acordar mais um dia.

Pare e pense, se hoje você está vivo é graças a ostomia! Ela foi a solução, foi a nossa salvação. Por isso devemos considerá-la como a cirurgia da Vida.

Se não fosse possível realizá-la, hoje muitos de nós já não estaríamos mais aqui curtindo a família, os filhos, os netos, os amigos, as viagens, as festas...enfim curtindo a VIDA!

O processo de adaptação e aceitação do estoma é difícil, lento, complicado e que deve ser conquistado a cada dia com muita paciência.

Muitas vezes a ostomia faz com que você descubra a força, equilíbrio, perseverança e determinação que existia em seu interior e você nem conhecia. Levando-o a superar todos os momentos de dificuldade, medo e preconceito.

Junto de cada marca e lembrança de sua recuperação, poderá vir paradoxalmente sensações de felicidades mais fortes que já vivera, como êxtase puro de estar vivo e mais saudável! Não é estranho essa cirurgia trazer tanta coisa boa? Da tristeza é possível sim vivenciar muita alegria!

Portanto, acredite que a ostomia não é o fim da vida, pelo contrário, é o começo. Se você teve essa segunda chance, faça o possível para ser feliz e merecer estar vivo!
Nunca se esqueça que você pode se esconder em um canto e nunca mais sair ou, enfrentar e aprender a conviver com a sua ostomia da melhor forma possível! Porque sua vida será o que você fizer dela!

A superação é algo que vem de dentro, é uma capacidade sua, você tem que querer, você tem que acreditar em você, nas suas forças, e ter o impulso de prosseguir mesmo que a vida esteja difícil!

O mais importante é se concentrar não na sua ostomia, mas na vida como um dom maravilhoso, cheio de felicidades. Então reflita e faça a melhor opção, escolha viver!

2 comentários:

  1. Chrissss... minha japinha iluminada! Tão pequenina e ao mesmo tempo tão grande! irmãs iluminadas essas duas, texto lindo, continue sempre assim forte! Essa eh sua missão aqui! Deus nos colocou nesse mundo com um objetivo! Amo vcsss todas meninas! Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju,obrigada!!!!!!
      Nós estamos aprendendo muito com todas vocês, são vocês que às vezes sem perceber acabam nos dando ideias e motivação para continuar com esse trabalho!!!!

      Beijos
      Chris e Cláudia

      Excluir