E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Bilhete Único Especial

As pessoas ostomizadas definitivas, que moram na cidade de São Paulo têm direito ao Bilhete Único Especial, e para solicitá-lo é necessário fazer o CADASTRO ON-LINE no site da Sptrans, acessando o link: 

No site você irá gerar o Relatório Médico que será preenchido pelo médico de sua escolha, que também deve estar cadastrado.

Para efetivar a solicitação, você precisa comparecer a  um dos 17 Postos de Atendimento a Passageiros Especiais da Sptrans, de segunda à sexta-feira, das 8 às 16hs. Para saber os endereços desses Postos de Atendimento, acesse o link:

Os documentos necessários são:
- documento de identidade com foto (original e uma cópia simples);
- comprovante de endereço recente com CEP, no máximo 6 meses (original e uma cópia simples);
- Relatório Médico válido por 90 dias (preenchido e assinado pelo médico).

Atenção: No Relatório Médico, o seu médico deve colocar o CID da ostomia definitiva e o CID da doença de base.

Para saber as dúvidas mais frequentes acesse o link: 




8 comentários:

  1. Quando esse pedido é negado, como aconteceu comigo, como podemos recorrer? Sou ileostomizada temporária, por causa de RCUI.
    Agradeço e aguardo.
    Brenda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenda,
      Eu tenho uma amiga que é ostomizada temporária e também não conseguiu. Ela ligou no SPTrans e conversou no Departamento Médico e informaram pra ela que foi baixado uma portaria 001/11 dizendo que só tem direito ao bilhete se for ostomia permanente e descrito pelo médico.
      Beijos

      Excluir
  2. Eu dei entrada no meu pedido no poupa tempo de Bangu RJ desde Janeiro/2015 e até hj não recebi o cartão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jurema, no Rio de Janeiro eu não sei como é o procedimento, pois somos de São Paulo. Eu dei entrada na subprefeitura da Vila Mariana e em menos de um mês recebi o meu bilhete único especial.
      Você voltou no Poupa tempo em que você deu entrada para procurar saber o que aconteceu, se foi negado...? O que eles falaram? Pois eu tenho uma amiga aqui em São Paulo que quando ela renovou, colocaram que ela iria retirar pessoalmente sem avisar pra ela, como ela não recebeu o bilhete, foi no local para saber o que tinha acontecido, ficou sabendo em qual posto do SPTrans o bilhete dela estava e foi buscar.
      Abraços

      Excluir
  3. Olá, faz um mês que fiz a cirurgia pois tive perfuração e hj estou com a bolsa . Sei que n é definitiva, porem sem data para reconstrução. Eu tenho direito ao Bom ou Bilhete Único especial?

    ResponderExcluir
  4. Olá Kadu, apenas as pessoas que são portadoras de ostomia definitiva tem direito ao Bom ou Bilhete Único especial, pois no laudo o médico precisa colocar que é definitivo. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. O médico que preencherá o formulário deve ser cadastrado aonde? Sou ostomizado definitivo devido a um câncer no intestino. O meu cirurgião pode preencher o formulário?
    Grato pelas dicas,
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!!! O médico deve ser cadastrado em algum Estabelecimento público, filantrópico ou privado, inscrito no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), de livre escolha do interessado para efeito de emissão de Relatório Médico e/ou Relatório Funcional para solicitação do “Bilhete Único Especial – Pessoa com Deficiência”. Sim, é o seu cirurgião proctologista que deve preencher!Abraços

      Excluir