E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Reversão: fazer ou não?

Christiane e Cláudia Yamada

A ostomia é um procedimento cirúrgico que consiste na construção de um estoma (abertura de um orifício externo) na parede abdominal, por onde as fezes e/ou a urina são eliminadas para o exterior. A cirurgia feita para inverter a ostomia é conhecida como cirurgia de reversão, e ela é realizada quando a doença que ocasionou a ostomia já está curada e o intestino pode voltar a funcionar normalmente. A reversão da ostomia é um ato cirúrgico onde o transito intestinal é restabelecido com sutura entre a “boca” da ostomia e a parte do intestino que ficou inativa.

Existe um grande conflito entre a alegria de fazer a reconstrução intestinal e o medo de enfrentar outra cirurgia! Na maioria das vezes, quando a ostomia é realizada em uma cirurgia eletiva, o médico se programa e pode confeccionar a bolsa ileal, onde serão armazenadas as fezes, e por isso a cirurgia pode ser considerada simples. Porém, se a ostomia for realizada em uma cirurgia de urgência, não há tempo do médico se programar e provavelmente, essa bolsa ileal, não será confeccionada e, portanto, a cirurgia de reconstrução deverá ser realizada em duas etapas, primeiramente fazendo a construção de uma bolsa ileal e depois a reconstrução do trânsito intestinal, sendo uma cirurgia mais complicada! E por isso a grande dúvida: reverter ou não?

Se nós fizermos esta pergunta para um ostomizado, a maioria responderá que gostaria de reverter, de fazer a reconstrução do trânsito intestinal, porém isso nem sempre é possível. Dependerá muito da causa da ostomia, da região do intestino/trato urinário que foi afetada, e principalmente do resultado de uma série de exames solicitado pelo médico...portanto em primeiro lugar será o nosso médico proctologista que decidirá se é possível reverter ou não! Se for possível, aí sim nós poderemos optar em fazer a reconstrução do trânsito intestinal ou ficar ostomizado(a) definitivo(a)!

Sendo possível a reversão, também será o médico que decidirá qual o momento certo para se fechar a ostomia. O período médio para o fechamento de uma ostomia varia de 12 a 16 semanas, pelo fato de se ter um risco maior de complicações se o fechamento for realizado em um período inferior a 3 meses. Porém, pode ser que este tempo seja superior a 16 semanas e, muitas vezes, podem ser anos. Somente o nosso médico é capaz de dizer se estamos aptos ou não e qual o momento ideal para fazermos a reversão.

A reconstrução do trânsito intestinal, como qualquer outra cirurgia, tem riscos e é importante que o paciente esteja ciente das complicações que pode ocorrer. É muito importante que o médico converse com o paciente e explique sobre a fase de adaptação da reversão, pois esta fase inicial costuma ser demorada e difícil, devido ao grande número de evacuações líquidas que podem causar assaduras e desconforto ao paciente.  Além disso, existem relatos de pessoas que ficaram com incontinência fecal e por isso optaram por fazer a ostomia novamente. A não adaptação da reversão é um risco que o paciente corre! Porém se ele não se arriscar nunca saberá!

Vamos falar um pouco sobre o pós-cirúrgico e a fase de adaptação de uma cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal!

A fase de adaptação dependerá da porção do intestino e/ou reto que foi preservado, do tratamento (quimioterapia, radioterapia...) e da causa da ostomia (doença intestinal inflamatória (retocolite, crohn), tumor, acidente)..., portanto a extensão do “problema” poderá interferir no número de evacuações e no tempo de adaptação.

No início é normal evacuar logo após as refeições, existem casos de pessoas que evacuam 20 ou mais vezes ao dia, inclusive de madrugada. Com o passar do tempo, a tendência é o organismo começar a se adaptar e o número de evacuações diminuírem, podendo chegar a menos de quatro evacuações por dia. Porém, depende muito do organismo de cada um!

É muito importante manter uma alimentação saudável e fazer pequenas alterações que irão ajudar na fase de adaptação. Deve-se evitar alimentos gordurosos (fritura, creme de leite, maionese, chantilly...), doces concentrados, verduras cruas (Quando o organismo se adaptar não há problema em voltar a comer a verdura), substituir leite integral pelo leite com menos lactose (o leite com menos lactose costuma ser mais tolerável), ingerir bastante líquidos; se alimentar de 3 em 3 horas, mastigar bem os alimentos...

Podemos dizer que fazer a reversão tem seu lado positivo e negativo. Podemos considerar como positivo: não precisar mais usar a bolsinha, não se preocupar com o dia da troca da bolsa ou ficar com medo que ela vaze, poder usar qualquer tipo de roupa sem se preocupar se a sua bolsinha irá marca-la ou não, ir a passeios sem se preocupar se lá terá um banheiro adequado para esvaziar a bolsinha, esquecer as assaduras ao redor do ostoma... Já o lado negativo seria: o número de evacuações (líquida a pastosa) aumentada que geralmente causam assaduras anais, preocupação com a existência de banheiros públicos bem higienizados, a necessidade de usar papel higiênico macio para não machucar, preocupação com a alimentação, principalmente, fora de casa, para que não tenha diarreia...

Não estamos aqui para ser contra ou a favor da cirurgia de reversão da ostomia, a nossa intenção é apenas mostrar os dois lados desta cirurgia, que às vezes pode não ter o resultado que esperamos ou ter um resultado muito melhor do que o esperado.

Se você estiver apto a fazer a reversão vale a pena conversar com outras pessoas que fizeram a reconstrução do trânsito intestinal, e que foram ostomizadas pelo mesmo motivo que você. Pois o organismo de uma pessoa que foi ostomizada por doença de Crohn, pode reagir de maneira diferente do organismo de uma pessoa que sofreu acidente, ou que fez radioterapia...Depois de trocar informações ficará mais fácil tomar a decisão, mas não se esqueça que cada organismo reage de uma maneira, não é porque uma pessoa evacua 20 vezes durante a fase de adaptação, que você também irá evacuar 20 vezes...pode ser que você evacue mais ou menos!

A decisão final será sua e somente sua!!! Existem pessoas que podem reverter, mas se adaptaram tão bem a ostomia que optaram em ficar ostomizadas definitivas; existem pessoas que podem reverter, mas ainda estão em dúvidas se reverter é a melhor opção ou não e existem pessoas que gostariam de reverter e infelizmente não podem! Nós desejamos que a sua escolha, independente de fazer ou não a reversão, seja a melhor possível!!! Boa sorte!!!

Referências:

Bahten LCV, Nicoluzzi JEL, Silveira F, Nicollulli GM, Kumagai LY, Lima VZ. Morbimortalidade da reconstrução de transito intestinal colônica em hospital universitário - análise de 42 casos. Rev bras. colo-proctol. v.26 n.2 Rio de Janeiro abr./jun. 2006.


393 comentários:

  1. eu fiz a reversão em setembro, no inicio foi dificil mas agora ja vo no maximo 3 vezes que considero super normal,e sei que ainda vai melhorar mais porque os gases encomodam muito ,doi bastante ainda mais quando ta pra chover.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu namorado fez a reversão dia 22/12 e hoje 26/12 ainda não evacuou, já passou pela dieta líquida e branda. Mas sem sucesso, o médico não nos dá muitos esclarecimentos, só diz que temos que aguardar o intestino funcionar. Ele sente muitas dores e inchaço no abdômen. Podem me dizer se é normal?

      Excluir
    2. Olá, meu namorado fez a reversão dia 22/12 e hoje 26/12 ainda não evacuou, já passou pela dieta líquida e branda. Mas sem sucesso, o médico não nos dá muitos esclarecimentos, só diz que temos que aguardar o intestino funcionar. Ele sente muitas dores e inchaço no abdômen. Podem me dizer se é normal?

      Excluir
  2. Gostaria de saber se quando fizeram a reversão vcs usaram dreno no período pós cirurgico, e como era a drenagem e a cor do liquido drenado, pois meu pai fez a cirurgia a 11 dias e está com dreno ainda, e continua saindo bastante secreção de cor esverdeada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu fiz a reversão, eu não precisei usar dreno! Usei apenas na primeira cirurgia, quando fiz a ileostomia, e a cor do líquido drenado era bem clarinho.
      Seria bom você perguntar ao médico cirurgião do seu pai sobre a cor da secreção e quanto tempo ele ainda ficará com dreno!
      Abraços!!!

      Excluir
    2. Eu usei o dreno por 15 dias e saiu um líquido clarinho.
      Abraços...

      Excluir
    3. Usei dreno por duas semanas...Líquido esverdeado. O médico colheu o material que saía do dreno e pediu um exame de amilase. Como deu valor bem baixo...ele retirou o dreno e tudo voltou ao normal.

      Excluir
  3. Fiz uma cirurgia de endometriose e tive uma fistula no reto vaginal após a cirurgia... tive que fazer uma cirurgia de emergencia e hoje utilizo bolsinha de colostomia...a cirurgia de reversão da colostomia esta programada para meados de julho, gostaria de saber de quem já fez a reversão como é o pós operatório logo após a cirurgia...por exemplo quanto tempo sem ingerir nada... após a cirurgia tem que usar fralda?... quanto tempo de internação... Gostaria de saber detalhes... se alguém puder contar ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Muito obrigada por visitar o nosso blog! Desculpe a demora em responder, tivemos um problema de saúde e ficamos internadas por um bom tempo!!! Bom, no meu caso a cirurgia foi super simples, pois quando fiz a cirurgia de ileostomia meu médico já confeccionou a bolsa em "J", então na reversão o médico apenas puxou a alça do intestino e da bolsa em "J", costurou e colocou para dentro, não foi necessário abrir de novo a barriga. Então seria interessante vc perguntar ao seu médico a respeito da bolsa em "J". Eu fiquei apenas 24h em jejum, no dia seguinte já iniciei com dieta líquida de manhã e leve de noite, e no outro dia com dieta branda. Após a cirurgia não tem necessidade de se usar fralda! Porém, no começo, as evacuações são muito frequentes e líquidas. Eu evacuava de hora em hora, inclusive de madrugada. Com o passar do tempo o organismo vai se adaptando e as fezes vão ficando mais pastosas e menos frequentes! Seria interessante vc levar rolos de papel higiênico macio e lenços umedecidos, para evitar as assaduras! O meu tempo de internação foi de 3 ou 4 dias! Boa sorte!!!!

      Excluir
  4. Muito esclarecedor o blog. Acabei de ter alta hospitalar hoje e resolvi buscar informações além das que me foram passadas pelos cirurgiões. Me acrescentou bastante as postagens que li. A hora é de ter muita paciência e fazer tudo direitinho para não causar problemas! Como fiz a cirurgia de reconstrução na 4a. feira pela manhã, ainda estou nos passos curtos, usando cinta, ingerindo líquidos, e procurando me habituar sem a bolsinha, já é bem nítido pra mim a consistência das fezes porém... vamos lá! Ânimo!!! Parabéns pelo blog. Silene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silene,
      Boa tarde!!!!!
      Que bom que o blog te ajudou!!!!
      Muito obrigada por visitar o Blog!!!!

      Excluir
  5. Olá! Acabei de chegar em casa de uma alta hospitalar para a reversão do intestino. Fiz a cirurgia na 4a. feira pela manhã e correu tudo bem. Vim buscar informações além das que recebi dos meus cirurgiões. Bem esclarecedor os posts. Há de se ter paciência e fazer tudo direito para não causar problemas. Acho que a parte da alimentação é a pior pois eu já estou passando vontade de comer coisas que por hora não poderei...tipo pão com requeijão, uma boa pizza, etc.... mas vale a pena, certo? Estou na fase de observação de cada coisa diferente que acontece,até agora, tudo certo, tudo bem!!!
    Felicidades e parabéns pelo blog.
    Silene

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite
    Minha mae é ostimizada e agora em 06\2014 ira fazer 01 ano da cirurgia, a colostomia é do lado direito e nasceu uma hernia muito grande em volta da colostomia.
    Gostaria de saber se alguem teve hernia na colostomia se há alguma restrição para uma cirurgia.

    Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha mãe (65 anos) teve hernia, durante época da colostomia e o medico isolou a hernia durante a cirurgia da reversão (feita a 10 dias), aparentemente não teve problemas.

      Excluir
  7. Nina,
    Boa tarde!!
    Nenhuma de nós duas tivemos hérnia, e é melhor você perguntar para o seu médico se tem ou não alguma restrição para a cirurgia!
    Obrigada por visitar o nosso blog!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde ... gostei muito da página.
    Tenho 30 anos e hj faz 20 dias q me submeti ao procedimento cirúrgico de reconstrução do trânsito intestinal ... ah 1 ano e 4 meses atrás foi diagnosticado Apendice devido a morosidade do SUS e exames adulterados fui operar em um grau elevado, foram 3 cirurgias em 7 dias e por fim a ileostomia. Tive complicações nesse meu pós operatório da reconstrução, pois um ponto interno havia se rompido, hj de alta em casa estou evacuado ainda em consistência pastosa, mais não ah sensação de dor ou desconforto, a aceitação dos alimentos e líquidos esta tranquila. Estou repousando e me sinto muito bem. Meu retorno pós alta com meu médico sera daqui 2 dias, retorno aqui pra informa-los caso tenha algum ponto impactante a ser compartilhado.

    No mais, gostaria de saber se existe alguma ong ou algum palestrante pois quero levar minha história de grande luta a pessoas com o mesmo problema. Quero mudar a visão de algumas pessoas ostomizadas pois conheci alguns casos de suicídio pela condição e isso me preocupou.

    E tbm se consigo ajuda de alguém pois preciso divulgar minha estadia e falhas vividas no Sistema Público de Saúde da minha cidade S.B.Campo.

    vou deixar meu Facebook caso alguem possa me ajudar e queira tbm conversar sobre o assunto.

    rafa_garoto@yahoo.com.br
    rafael.bauset@hotmail.com

    email de facebook e email particular.

    obrigado a cada um pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael,
      Que bom que você está se recuperando bem!!!
      É sempre bom recebermos notícias positivas de nossos seguidores guerreiros!!!
      Estamos te enviando o link de um artigo em nosso blog, em que colocamos os endereços das associações de Ostomizados, caso você tenha interesse em visitá-las e colaborar com a sua história!
      http://ostomiasemfronteiras.blogspot.com.br/2011/04/importancia-das-associacoes-e-nucleos.html

      Uma ótima recuperação para você!!!
      Obrigada por visitar nosso blog!!!
      Abraços!
      Ostomia sem fronteiras

      Excluir
    2. Gente meu sogro fez a cirurgia de reversão no dia 29/05/2016 e teve alta dia 02/05/2016 após evacuar. Desde domingo tudo o que ele come, ela vomita. Não está conseguindo se alimentar, isso é normal nesse período de re-adaptação do organismo? Estou preocupada por que ele estava com dores, afinal ainda esta recente e com pontos, tomou a dipirona que foi receitada pelo médico em caso de dor e foi quando começou a ter nausea e vomitou a primeira vez, cismou que a culpa é do remédio e não quer mais tomar. Sim é dificil ajudar uma pessoa que se recusa a tomar a medicação, liguei pro hospital e a enfermeira disse que é normal ter nausea e vomito nessa fase de re-adaptação, mas o que me preocupa é que com isso ele não consegue se alimentar, pois tudo que ingere ele põem pra fora ou de imediato ou algum tempo depois. Tenho medo de ele ficar mal pois operou a pouco e precisa se alimentar para se restabelecer da cirurgia, alguém passou por isso no pós-cirurgico?

      Excluir
    3. Carolina,
      Boa tarde!
      Eu tive um pouco de dor, porém não tive enjoo. Procure observar se o intestino do seu sogro está funcionando, se o abdome está flácido ou inchado... Se ele continuar com vômitos e muita dor, seria interessante vocês procurarem o médico cirurgião dele para uma avaliação. Desejamos melhoras para o seu sogro e uma rápida recuperação. ABraços

      Excluir
  9. Gente , eu fiz a minha reversão dia 9/6/14 , estou na fase da adaptação o banheiro é a minha praia , estou sentindo muitas cólicas, essa noite foi a melhor, fui apenas duas vezes ao banheiro, já está espassando o tempo ,vamos vencer mais essa .

    ResponderExcluir
  10. Foi muito bom encontrar vcs. Com certeza serei muito ajudada com relação a este assunto., pq tbém já fiz esta cirurgia e até hoje continuo usando fraldas.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Estou precisando de orientação sobre quais alimentos devem ser evitados para uma criança que nasceu com anus imperfurado e já realizou várias cirurgia (colostomia)? Atualmente está sem a bolsa de colostomia mas com orificio na região do abdomen onde é eliminado as fezes. Tenho medo de oferecer alimentos que prendem ou soltam demais o intestino. Posso oferecer leite fermentado e simbiótico em pó?
    Desde já obrigada!
    Jane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jane,
      Boa noite!!!
      Por favor entre em contato conosco pelo e-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br. Precisamos de maiores informações, como por exemplo: idade da criança, como é o funcionamento do trânsito intestinal dela (líquido, pastoso...), quantas vezes ao dia; se tem mais algum outro problema de saúde, e o recordatório 24hs. Explicaremos tudo pelo e-mail!
      Obrigada por visitar nosso blog!

      Excluir
  12. Ola minha sogra fez a cirurgia de reversão, gostaria de saber o que ela pode comer?

    ResponderExcluir
  13. Ana Cristina,
    Boa tarde!!!
    Por favor, entre em contato conosco pelo e-mail ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br
    Precisamos saber mais detalhes...por exemplo: qual foi a causa da ostomia, se ela tem outros problemas de saúde (diabetes, colesterol alto...)
    Aguardamos o seu contato!!!
    Obrigada por visitar nosso blog!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Fiz a reversão em 20/06/14, e ainda hoje vou ao banheiro várias vezes ao dia, tem dia que vou umas 15 vezes, outros dias umas 6 vezes. Sei que vai melhorar com o tempo. Mesmo assim, prefiro estar passando por esse processo, do que está com a bolsa.
    Muito bom o blog.

    ResponderExcluir
  15. Romney, que bom que vc gostou do blog!!! Obrigada por visitá-lo!!!

    ResponderExcluir
  16. fiz a reversão, e no primeiro dia fui umas trinta vezes ao banheiro
    fiquei todo assado, falei com o medico e ele mandou eu tomar um comprimido de imosec uma vez ao dia, diminuiu as idas ao banheiro. fale com seu medico.

    ResponderExcluir
  17. Olá Manoel.
    Já sou amigo do Imosec, tomo 1 ou 2 ao dia, depende da alimentação. Hoje após 60 dias da reversão, as idas ao banheiro estão bem controladas, ocorrem no máximo 3 vezes ao dia.
    O processo de tratamento do CA de Reto é cansativo e longo, mas todo o esforço vale a pena, a vida vale a pena.
    Já retornei para as quimioterapias e estou quase finalizando para partir para o tratamento cirúrgico da metástase.
    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  18. Oi minha mãe fez recontruçao do intestino a 15 dias e esta evacuando um muco clarinho,é nolmal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Criz,
      Boa tarde!!!
      Como a cirurgia da sua mãe é muito recente, seria bom vocês procurarem o médico dela para tirar essa dúvida, pois nós não temos esse conhecimento.
      Obrigada por visitar o blog!!!
      Abraços

      Excluir
    2. Bom dia Criz,

      A primeira orientação deve ser do médico. Mas o intestino demora um tempo para funcionar normalmente. Esse tempo varia de pessoa, pois depende do processo. Meu médico informou que tem casos que pode levar de 6 meses a 1 ano para o correto funcionamento.
      No meu caso como ainda faço quimioterapia no esquema Folfiri, o intestino sofre muito, pois um dos efeitos da quimio é a diarréia.
      O mais importante Criz, é que ela conseguiu fazer a reversão, e com fé em Deus tudo dará certo.
      Att,
      Romney

      Excluir
    3. Obrigada pessoal pelas respostas,hj ela esta bem melhor,não vai ao banheiro com mta frequencia mas ainda reclama de dor no anus acredito ser normal,mas vou acompanha-la ao medico em breve para tirar as duvidas........mto obgda!

      Excluir
  19. Olá! Mto bo. O blog. Minha mãe fez a reversao hj. Alega estar sentindo muita dor... Vcs sentiram tbm?

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Gabriela,
    Ela ainda deve estar no hospital internada. A dor pós cirurgia é normal, mas aconselho a relatar ao médico tudo o que se está sentindo.
    No meu caso senti dor pós-cirurgia e ainda tive uma inflamação no local, o que foi tratado com antibióticos.

    ResponderExcluir
  21. Gabriela,
    Boa tarde!!!
    Concordo com Romney, a cirurgia da sua mãe é muito recente, é comum sentir dor. Porém, é importante vocês conversarem com o médico a respeito da dor e outras dúvidas a mais que tenha surgido. Só o médico poderá falar se essa dor que sua mãe está sentindo é normal ou não.
    No meu caso, não senti dor nenhuma e tb não tive inflamação!
    Uma ótima recuperação para sua mãe!!!
    Obrigada por visitar nosso blog!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pessoal! Muito obrigada pelas informações. O intestino dela funcionou hoje por 3 vezes gracas a Deus. Agora ela está sofrendo com as cólicas intestinais, porem, acredito q seja normal....

      Excluir
    2. As cólicas intestinais podem diminuir com uma dieta adequada, evitando alimentos que dão gases ou que exigem muito funcionamento do intestino.

      Excluir
  22. retirei a bolsa tem 6 meses a barriga esta muito alta muito inchada uso cinta mais n adianta muito ainda cinto dor quando retiro a cinta e estar nascendo outra ernia do lado q retirei a bolsa tive varias ernias antes da retirada da bolsa agora a doutora disse q so podera fazer algo depois de 1 ano de cirurgia porq minha barriga foi aberta 3 vezes gostaria de saber porque o surgimento dessa ernia e o que ela pode prejudicar e quando minha barriga volta ao normal os pontos estão fechando com dificuldade ainda um pouco aberto obrigada catia data da ultima cirurgia 7 de julho de 2014

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catia,
      Boa tarde!!!
      Só o médico poderá dizer a causa do surgimento das hérnias e o que elas podem prejudicar. Pelo o que nós já ouvimos falar, o surgimento da hérnia pode ser causada por carregar peso, o modo de se levantar, fazer força abdominal, a causa da cirurgia.... mas só o seu médico pode dizer qual é a causa das hérnias.
      Nós do blog escrevemos artigos para auxiliar os ostomizados, porém não temos nenhuma formação ou especialização em ostomias.
      Obrigada por visitar o nosso blog!!!!
      Abraços

      Excluir
  23. Boa Noite! meu Nome é Valder tive um CA no intestino grosso e estou ostomizado desde 25 de junho do ano passado, pretendo operar agora em fevereiro para reverter. Parabéns pelo Blog depois da cirurgia conto como foi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valder,
      Obrigada por visitar o nosso blog!!!
      Boa sorte na cirurgia de reversão!
      Gostaríamos muito de ter notícias sua e que depois você escrevesse um depoimento para nós postarmos aqui no blog.
      Abraços
      Chris e Cláudia

      Excluir
    2. escrevo sim, abraços Deus abençoe
      https://www.facebook.com/valder.mendonca

      Excluir
  24. Oi minha filha tem 5 anos ela fez a cirurgia de recostrução a 25 dias e ta muito assada como posso trata demora muito para fica bom.

    ResponderExcluir
  25. Minha filha de 5 anos fez a cirurgia de reconstruçao a 15 dias mas esta muito assada como faço pra trata ja usei várias pomadas mas não melhora me ajudem obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure lavar bem, com água e sabão, logo após a sua filha evacuar, e passar pomada para assadura. Como após a reversão as pessoas costumam ir muito ao banheiro, procure usar papel macio.
      Obrigada por visitar o blog Ostomia sem fronteiras!

      Excluir
  26. Tive CA de reto e estou com a ileostomia a 1 ano. Na verdade já poderia ter feito a reversão, pois o médico já autorizou, mas me adaptei tão bem a bolsinha que hoje priorizo outros compromissos e estou deixando a reversão para o momento oportuno.
    Achei muito interessante ler os relatos dos amigos do blog para me preparar psicologicamente para o pós reversão.
    Desejo vida longa com muita saúde a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por visitar o nosso Blog!!!
      Nós também te desejamos uma vida longa e com muita saúde!!!!
      Abraços

      Excluir
  27. Boa tarde tive CA no intestino fiz cirurgia, quimio e utilizei a bolsinha de colostomia +- um ano e meio, dia 23/02 retirei a bolsinha e 26/02 tive alta,consegui defecar (mas as vezes tenho que fazer força,pois tenho muitas cólicas), mas minha preocupação é que minha barriga esta inchada e sindo muitas dores e cólicas na barriga, só tenho consulta daqui uma semana e nem tirei os pontos ainda, por favor me ajude não sei o que fazer.Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felicia, é melhor você ir ao Pronto Socorro e pedir para o médico que te atender entrar em contato com o seu proctologista!!!
      Nós não podemos te ajudar de outra forma, pois não temos especialidade na área de medicina. Não sabemos se o que vc está sentindo é normal ou não!!!

      Excluir
  28. Oi eu ainda uso a bolsa de colostomia e já fiz todos os exames pré operatório para retirar a bolsa .Eu coloquei porque tive uma fístula reto vaginal e fui internada domingo agora dia 15 para fazer a cirurgia no dia 16 mas quando chegou a hora da cirurgia eles adiaram , por isso estou com uma dúvida danada ñ sei o que faço vou conversar com meu médico quinta feira e gostaria de saber se a reversão é ruim fazer fiquei com medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata,
      Boa tarde!!
      Se os resultados dos seus exames pré operatórios estiverem normais, seu médico disser que você está apta a fazer a cirurgia,, não tem problema nenhum. Se o seu médico já tiver feito a bolsa ileal em J quando você operou e colocou a ostomia, a sua cirurgia será mais simples. O que pode ser mais difícil é se adaptar à reversão, pois no começo você irá mais vezes ao banheiro.
      Obrigada por visitar o nosso blog!
      Abraços.

      Excluir
  29. você já ouviu falar de alguém que usou a bolsinha reverteu e voltou a precisar usa-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nós conhecemos pessoas que fizeram a reversão e depois voltaram a usar a bolsa. A adaptação a reversão varia de pessoa para pessoa, nem todo mundo se adapta a reversão.
      Chris e Cláudia

      Excluir
    2. Eu tive uma fistula no intestino proveniente de uma cirurgia de endometriose e precisei fazer uma colostomia. Fiquei 4meses com a bolsa e fiz a reconstrução. Durante o período da recuperacao da reconstrução tive dores fortes no abdômen e fui para a emergência que constatou outra fistula. Fui levada para sala de cirurgia e ganhei novamente e colostomia. Fiquei um tempo na uti e 15 duas de interna ao.Agora passados 6 meses tenho que fechar novamente e colostomia, mas estou desesperada de medo, não tenho dormido bem. Penso sempre em passar por todo aquele horror . Alguém passou por algo parecido?

      Excluir
    3. Olá!!!
      Passei por algo parecido...tive que fazer 4 cirurgias...2 antes da colostomia....e 2 depois, estas últimas para reversão e fístula...
      Realmente dá medo...dá medo que o intestino "estore" de novo...e a sensação que o pesadelo nunca vai terminar...
      hoje faz 5 meses da última cirurgia...vale a pena tentar....hoje sem bolsa de colostomia é outra vida!!! Sei que é difícil passar por tudo de novo...mas tente e tenha fé!!!
      quando vc fará a nova cirurgia? Estou torcendo pra que tudo dê certo!!!
      Boa sorte!!!!

      Excluir
  30. boa noite! a reversão da ostomia tem que ser feita no prazo que o médico estabeleceu, há algum problema se passar desse prazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!!!!
      Nós acreditamos que não há problema em realizar a cirurgia após o prazo que o médico estabeleceu.
      Obrigada por visitar o nosso blog!
      Chris e Cláudia

      Excluir
  31. Meu pai deve q colocar uma colostomia por causa de um CA de Colon... esta terminando a quimio e após isso deverá fazer os exames pra ver a possivel reversao... A adaptacao da reversao da ilio é igual da colostomia? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!!
      Nós não sabemos te dizer, pois eu sou ileostomizada e a minha irmã também era ileostomizada, na nossa família não teve ninguém colostomizado. É melhor você perguntar para o seu médico.

      Obrigada por visitar o nosso blog!
      Abraços

      Excluir
  32. Bom dia a todos, tenho 30anos, vivo em Portugal e a pouco mais de 3meses fui submetida a uma cirurgia devido a indometriose no utero que atacou o meu intestino, agora estou a usar um sacinho de ileostomia até agora tem corrido tudo otimo graças Deus pois tive a sorte de ter uma otima médica a acompanhar o meu caso e o apoio das enfermeiras que fazem parte da equipa de estomaterapia que nos acompanham e esclarecem mts duvidas, para ja ainda vou ficar algum tempinho com esse saquinho pois estao a tratar a endometriose e só depois posso fazer a cirurgia reversiva.
    por isso estou ainda a começar o processo.
    vou deixar o meu email para o caso de alguem quiser trocar experiencia ou falar do assunto.
    lucineiasouza52@gmail.com
    Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  33. Oi,tudo bem?Tenho 19 anos e fui submetida a reversão da ileostomia a 11 meses sendo que fiquei apenas 2 meses com a ileo,retirei todo intestino grosso e reto,estou indo muito bem com a minha recuperação mas tenho uma duvida, depois de quanto tempo posso engravidar? Será que tem algum problema pra mim se eu engravidar,devo esperar quanto tempo pra engravidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natalie apenas os seus médicos (proctologista e ginecologista) poderão te dar essas informações, pois nós não temos conhecimentos científicos sobre ostomia, apenas temos conhecimento do nosso dia a dia.
      Obrigada por visitar o nosso blog!!

      Excluir
  34. Olá meu pai fez a cirurgia de reconstrução na segunda dia 29, ele estava bem já ia ate ater alta mas na madrugada ele começou a vomitar bastante, o medico fez a tomografia mas disse que aparentemente não rompeu os pontos, tbm disse que meu pai precisa caminhar bastante, para poder melhorar.
    gostaria de saber se vcs sabem de relatos de quem fez a reconstrução e vomitou ou sentiu náuseas, e se isso é normal após a cirurgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde André!!
      Nós não conhecemos ninguém que tenha passado por essa situação. Como foi feito a tomografia e aparentemente não rompeu os pontos, pode ser que seja pq tenha mexido muito, ou gases ou pq o intestino ainda não se adaptou.
      Nós não sabemos se isso é normal após a cirurgia!
      Abraços

      Excluir
    2. Boa noite André!
      No meu caso foi quando fiz a cirurgia do intestino e fiz a ileostomia, como tinha o intestino muito fragilizado após a cirurgia deixaram me uns 4dias apenas no soro findo os 4dias fiz a minha primeira refeição vomitei duas vezes, voltaram a suspender a comida e voltei a ficar so c/ soro e tomando medicação para ajudar a tolerar a comida. Ao fim de quase 1semana voltei a comer normalmente e não rompeu nenhum ponto da minha cirurgia. Por isso acho k pode ficar calmo pois o médico disse k está tudo bem com o teu pai. As melhoras para o teu pai

      Excluir
    3. Olá, boa noite!
      meu pai fez a reversão na terça, na quarta ele se alimentou de comida líquida, sendo que hoje ele sentiu náuseas e acabou vomitano, o médico dele disse que é normal mais tem q ficar em observação...abraços

      Excluir
  35. Bom dia !
    Gostaria de saber quanto$ em média custa essa cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francy bom dia!
      Nós não sabemos, pois foi feito pelo convênio. Pergunte para o seu médico os honorários e no hospital o valor da diária, centro cirúrgico, pois depende do tempo de internação, os medicamentos...
      Obrigada por visitar o nosso blog!!

      Excluir
    2. Minha mãe operou e gastou 21.000 para o ileostomia procedimento e para reconstrução foi de 6.000, motivo da cirurgia foi a retirada de um tumor no reto.

      Excluir
  36. Boa Noite! Meu esposo teve um abscesso na região perianal...e após a drenagem cirúrgica abriu uma ferida...no entanto teve q fazer a colostomia. Hj já fazem 3 meses q está com a bolsa e ele está muito deprimido, não sai de casa mais... estou muito preocupasa com ele... A ferida está quase cicatrizando totalmente para fazer a reversão do trânsito intestinal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a ferida está se cicatrizando!! Dará tudo certo na cirurgia de reversão! Obrigada por visitar o nosso blog!!
      Abraços

      Excluir
  37. delcio dos santos 18 de agosto de 2015

    muito bom esse blog,estou usando bolsa desde novembro de 2013,agora depois de 5 cirurgias 2 ctis estou fazendo delatação porque devido a radio a cirurgia deu fistula ,mas graças a deus vou conceguir tirar a bolsa,ainda nao sei quando mas o medico disse q nao vai demorar ,estou ansioso pra retirada da bolsa ,sei q ainda vou passar por algumas dificuldades mas estou preparado pro q der e vier,depois de tudo q passei acho q mereço.fiquem com deus .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Delcio,
      Boa sorte na sua reversão!!!! Vai dar tudo certo!!!
      Obrigada por visitar o nosso blog!!
      Abraços

      Excluir
  38. Olá garotas! Farei minha reversão amanhã, espero que dê tudo certo. Sou portador de Crohn. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Março, com certeza já deu tudo certo!!!!
      Bjs

      Excluir
    2. Manda noticias Marco assim que estiver bem , faço a minha em Janeiro ...morrendo de medo!
      Não consigo aceitar essa tal bolsinha, e ainda tenho muitas dores na barriga. boa sorte abraço

      Excluir
  39. Ola,
    meu pai fez a reconstrucao em 18/08, hj esta indo em media 5/6 vezes no banheiro, ainda liquido. Minha duvida é, ele esta com muito medo de sair de casa com medo da urgencia de ter q ir no banheiro e nao conseguir segurar... é normal esse medo ? em qto tempo normalmente a pessoa passa a ter seguranca de novo

    ResponderExcluir
  40. Olá, é normal esre medo. No começo, nós temos mta insegurança, temos medo de sair de casa, de comer...porque no começo as fezes são mais líquidas e frequentes. Com o passar do tempo o organismo vai se adaptando e as fezes vão ficando mais pastosas e menos frequentes. Depende muito de organismo para organismo, no meu caso, demoraram 3 meses! Abraços

    ResponderExcluir
  41. Ola ,tem 15 dias que estou cm a colostomia ,e hoje saiu fezes pelo ânus e estou preocupada ,mas me sinto bem ,e possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Nós já ouvimos falar que pode sair muco, então pode ser que seja muco e não fezes. É melhor você procurar o seu médico, pois nós não temos conhecimento médico, apenas trocamos experiências.
      Obrigada por visitar o nosso blog!!!
      Abraços

      Excluir
    2. oi boa tarde! meu filho tem 6 anos... ele usava bolsa desde que ele nasceu como eu estou sofrendo ele esta usando 15 fraldas por dia! por favor sera q vai diminuir so que ele so tem o intestino fino bj

      Excluir
  42. Oie! Que bom encontrar este blog. Estou prestes a passar pela cirurgia de reversão e estava preocupada com as complicações que poderiam ocorrer nesta intervenção. Precisei colocar a bolsa de colostomia devido a uma apêndice aguda supurada que enfrentei. Confesso a vocês que só estou viva por causa da ação de Deus em minha vida. Eu fiz parte dos 10% que sobrevivem. desta cirurgia, devido a sua gravidade. Como fiquei assustada com tudo que passei, ou seja, 11 dias de uti e 24 de internação , achar este blog foi mt bom, pois queria saber as complicações que podem ocorrer neste caso.

    ResponderExcluir
  43. Bom isto aconteceu comigo tb. É normal acontecer, pois pode ter restado um pouco de fezes no intestino e nada impede que ela saia. Isso aconteceu. tb no meu stoma inativo (no intestino preservado para ser reconstruído depois)

    ResponderExcluir
  44. Oie! Que bom encontrar este blog. Estou prestes a passar pela cirurgia de reversão e estava preocupada com as complicações que poderiam ocorrer nesta intervenção. Precisei colocar a bolsa de colostomia devido a uma apêndice aguda supurada que enfrentei. Confesso a vocês que só estou viva por causa da ação de Deus em minha vida. Eu fiz parte dos 10% que sobrevivem. desta cirurgia, devido a sua gravidade. Como fiquei assustada com tudo que passei, ou seja, 11 dias de uti e 24 de internação , achar este blog foi mt bom, pois queria saber as complicações que podem ocorrer neste caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Márcia!!!
      Geralmente, as complicações mais comum é com a adaptação da reversão, pois aumenta o número de evacuações e também pode ter assaduras.
      Se você quiser saber sobre complicações relacionadas com a cirurgia, é preciso perguntar para o seu médico, pois não temos conhecimento médico, apenas trocamos experiências.
      Obrigada por visitar o nosso blog!!!

      Excluir
  45. Dia 11 de junho fui para a mesa de cirurgia para tirar um pedaço do intestino segmóide
    a princípio seria fácil método laparoscópica e assim foi feito.
    Mas horas depois veio a hemorragia, minha barriga endureceu
    comecei a ficar mal e com dores, Septicemia, voltando urgente para outra cirurgia.
    Aí o bicho pegou,não me livrei dos cortes na barriga e foi as pressas
    resultado: fiquei um dia em coma, entubada, com esparadrapos nos olhos
    não vi nada, nem me lembro de nada graças a Deus.
    Meu marido e filhas se desmancharam em choro qdo me viram no CTI
    Fiquei 19 dias internada, com alimentação pastosa
    sem entender nada daquela bolsa na minha barriga, um Ileostoma
    Dores e sofrimento, emagreci muitooo, na semana perdi 14 kg
    Finalmente alta , mas durou pouco, muito debilitada e com dores fortes para respirar
    Voltei ao hospital, diagnóstico: fiz uma embolia pulmonar, mais 11 dias internada.A cirurgia para reverter a e tirar a bolsa seria agora em Agosto , mas devido ao tratamento da embolia que dura seis meses com remédios que afinam o sangue ,só vou poder me operar depois dessa data.Obrigada gosto mto do blogue, ajuda muito. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte no seu tratamento e na cirurgia de reversão! Dará tudo certo!
      Obrigada por visitar o nosso blog!!!

      Excluir
  46. As vezes fico me perguntando : seria mesmo preciso fazer essa operação , meu resultado deu:Diverticulose colonica moderada
    alguém já se operou por isso??? por favor me respondam! obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!!!
      Nós não sabemos te dizer se alguém já operou por causa de Diverticulose colonica moderada, pois assim como vc nós tb somos pacientes e não temos conhecimento médico para dizer se é ou não necessário fazer a cirurgia, criamos esse blog apenas para trocar experiências.
      Procure outros médicos para tirar a sua dúvida e ouvir outras opiniões!
      Obrigada por visitar o nosso blog.

      Excluir
  47. Tive retocolite ulcerativa, tratei por 6 anos (sulfa, mesalazina, azatioprina, metotrexato, infliximabe e adalimumabe) e só a prednisona me tirava da crise. Então em maio retirei todo o intestino grosso, conseguindo manter o reto, fiquei com bolsa de ileostomia e dia 15 agora, fiz a reversão. Tive alta dia 17 e ao introduzir dieta líquida, tenho ido ao banheiro a cada 15 minutos. Estou com floratil, mas mesmo assim, ta igual. Não está facil, tenho assadura mesmo com chuveirinho... Quando será q irá diminuir estas evacuações???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia,
      Boa tarde!!!
      Geralmente, os três primeiros meses são os mais difíceis. Com o passar do tempo, o organismo vai se adaptando, as fezes vão ficando mais pastosas e o número de evacuações vai diminuindo. Porém, depende muito de organismo para organismo, tratamento, causa da ostomia.... Algumas pessoas se adaptam mais rápido, outras demoram mais tempo!
      Obrigada por visitar nosso blog!
      Abraços!

      Excluir
  48. Alguém do blog, já fez a reconstrução? E voltou às atividades normais em quanto tempo. Vou fazer a reconstrução semana que vem, e gostaria de saber em quanto tempo posso voltar ao trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivone, boa tarde!
      Eu fiz a reconstrução! No meu caso voltei rápido às atividades normais, pois a cirurgia foi feita pelo próprio local do estoma, não foi necessário "abrir" a barriga. Então, o tempo de retorno às atividades, ao trabalho dependerá muito da sua recuperação, se a sua cirurgia será feita pelo local do estoma ou se precisará "abrir" a barriga...
      Boa sorte na sua cirurgia!!!
      Nos mande notícia!!!
      Beijis

      Excluir
  49. Oi sou Rosemere tive colite ulcerativa aguda tive que fazer uma cirugia de emergencia, tirei o meu intestino grosso , vou fazer a cirurgia para fazer a reconstruçao, vou precisar tirar o reto. Alguem sabe como e essa reconstruçao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosemere,
      Boa tarde!!!
      Nós não sabemos como será feita a sua cirurgia! Vou te contar como foi feita a minha. No meu caso, quando eu fiz a ileostomia, meu médico retirou todo o intestino grosso, preservou 5cm do reto e fez uma bolsa em "J"...então qdo fiz a reconstrução, o médico fez pelo próprio local do estoma, não foi necessário "abrir" a barriga. No seu caso, nós não sabemos se tem ou não a necessidade de fazer bolsa em "J", se será feito pelo estoma ou não...Então seria melhor vc conversar com o seu médico, para que ele explique como será feita sua cirurgia e tire todas suas dúvidas!!!
      Boa sorte na sua cirurgia!!!
      Nos mantenha informada!!!
      Beijos

      Excluir
  50. Olá meu nome e Marcos fiz uma cirurgia devido alma perfuração do intestino já tem 18 dias que estou em recuperação estou usando a bolsa gostaria de saber quando posso voltar às atividades mais leves remrelação sexual passear

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco Aurelio, boa noite!!! Como a sua cirurgia é mto recente, é melhor vc conversar com seu médico, pois só ele poderá te liberar para a realização de atividades...depende muito se foi cirurgia por corte ou por vídeo, como está a sua recuperação, a cicatrização...ele irá orientá-lo quanto ao tipo de exercício vc pode realizar e os cuidados para evitar hérnias, prolapso...Desejamos uma ótima recuperação para vc!!! Abraços!!!

      Excluir
  51. Olá meu nome é Marcos tenho 33 anos fiz uma cirurgia tem 18 dias na perfuração de intestino estou usando aquela bolsa de colostomia gostaria de saber quando posso voltar às atividades mais leves relação sexual passear ir ao shopping tenho que aguardar mais quantos dias para esta atividade Muito obrigado curtir muito o blog de vocês

    ResponderExcluir
  52. Obrigado pela ajuda. Eu estou muito bem fui au médico ele achou cicatrização tudo perfeito ele já marcou a cirurgia para reversão em Janeiro. Não sei se vai ser de ajuda mas estou fazendo um tratamento com o remédio da babosa. É muito bom ele acelera o processo de cicatrização e ajuda demais a saúde. Se for do interesse eu posso tá passando a receita pra vocês ou Caso contrário eu posso tá indicando já é o Aloe Vera pronto é muito bom indico a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcos!!!
      Que bom que está tudo bem com você e que o seu médico já marcou a cirurgia de reversão, dará tudo certo!!
      Nós nunca ouvimos falar desse remédio da babosa!!!

      Abraços

      Excluir
  53. Graça Lino, de Portugal
    Bom dia a todos. Fiz a reversão faz hoje 1 semana. Há 3 dias atrás estive com diarreia, agora há mais de 24 horas não consigo evacuar. Estou inchada com dores e muito mal estar. JÁ ALGUÉM TEVE ESTES SINTOMAS? Que devo fazer. Obrigada

    ResponderExcluir
  54. Olá Graça Lino,
    Bom dia!!!
    Eu já tive este sintoma, porém foi muito tempo após a reversão! Se vc estivesse há mais de 24 horas sem evacuar, porém sem desconforto nenhum, poderia ser normal. Porém, com inchaço, dor e muito mal estar, acreditamos que não seja normal! O melhor seria você procurar imediatamente o seu médico!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  55. Olá minha filha fez a reversão a 8 dias, está sofrendo com ora diarréia outra intestino preso e coco bem seco, ela tem 11 meses, o médico disse pra se alimentar somente de fibras, oq ocasiona as diarréias, fico preocupada com a flora intestinal, oq vcs tomaram de medicamento para repor, quanto tempo em média dura essa diarréia com côco de bolinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu não tomei nenhum remédio para repor a flora intestinal. Essa diarreia depende muito de organismo para organismo, no meu caso os três primeiros meses foram os mais complicados. Como sua filha é muito pequena e como o intestino está "descontrolado" ora diarreia e ora preso, seria importante que ela passasse em consulta com nutricionista, assim ele adaptaria o cardápio da sua filha para regular melhor o intestino. Importante ofertar bastante líquido para que ela não desidrate e para que o intestino não fique muito preso. Em relação ao medicamento para repor a flora intestinal, seria importante você conversar com o médico!
      Obrigada por visitar nosso blog!!!
      Melhoras para sua filha!!!
      Abraços!!!

      Excluir
  56. Fui ganhar neném peguei uma grave infecção e tiveram que ficar lavando minha barriga nessa perfuraram meu intestino uso bolsa do lado direito mais sinto muitas queimacoes quase não durmo já aconteceu com alguém

    ResponderExcluir
  57. Ana Paula, como é essa queimação....externa ou interna? Eu já senti queimação externa, por causa de infiltração de fezes. Queimação interna, eu nunca senti! Se for queimação interna, seria bom você entrar em contato com seu médico!!! Obrigada ´por visitar nosso blog! Abraços!

    ResponderExcluir
  58. Oi, bom dia, fiz uma reversão de íleostomia a 7 dias, ñ recebi uma dieta específica, só informaram q fosse líquida pastosa. Minhas fezes estão moles, mas tô com muita dificuldade na evacuação. Algum alimento é probido? Já tive uns problemas de fissura, será q devo voltar ao proctologista?

    ResponderExcluir
  59. Ana, boa tarde! Seria melhor vc procurar um (a) nutricionista para avaliar melhor a sua dieta, pois se as fezes estão líquidas, vc deveria ingerir alimentos que as deixem mais consistentes, porém, estes alimentos prendem mais o intestino, e você disse que está com dificuldade na evacuação. Se você estiver com dor, abdome inchado, vômito, ou se vc estiver insegura qto a evacuação....seria melhor procurar o seu proctologista.
    Obrigada por visitar nosso blog!
    Abraços

    ResponderExcluir
  60. Meu pai fez colostomia devido a um quadro de diverticulite, isso já tem uns 4 meses, ontem ele fez a cirurgia do retransito intestinal, hoje ele teve um sangramneto anal, o que vocês acham?

    ResponderExcluir
  61. Olá, como a cirurgia do seu pai é muito recente, o melhor é conversar com o médico para que ele faça uma avaliação sobre este sangramento!
    Abraços

    ResponderExcluir
  62. Olá meninas!
    Parabéns pelo blog!
    Matéria muito boa. Meu pai teve CA em cólon ascendente, ficou ostomizado, depois de algum tempo fez a reconstrução, hoje, graças a Deus, vive muito bem. Agradeço todos os dias, pois foram tempos difíceis, quem já passou sabe. Continuem com esse lindo trabalho. Força e fé !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!!
      Que bom que seu pai está bem!!!
      Ficamos felizes com o elogio!!!
      Força e fé sempre!!!
      Beijos

      Excluir
  63. Olá meninas!
    Gostaria de saber quanto custa uma cirurgia de resconstrucao, pois o meu pai está muito incomodado com a utilização da bolsinha?
    Pois a espera da cirurgia pelo sua demora bastante.

    ResponderExcluir
  64. Tacio,
    Boa noite!
    Nós não sabemos lhe dizer quanto custa uma cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal, pois eu fiz pelo convênio e nós não conhecemos ninguém que tenha feiro particular. Seria necessário verificar os honorários da equipe médica, o valor dos medicamentos e aparelhos necessários, a diária hospitalar e de UTI (se necessário), a alimentação....e também vai depender do tempo de internação...
    Abraços

    ResponderExcluir
  65. Meu nome e Luana Paula e estou estilizada há mais de um ano. Tive uma endometriose rara, que se alojou rapidamente no meu intestino e tive que operar com urgen ia e usar a bolsa de colostomia. Em setembro deste ano fiz a remoção das aderências de endometriose e religião o intestino. O médico optou por colocar uma íleo para o intestino cicatrizar bem.
    Comecei a fazer os exames para agendar a reconstrução, mas na colonoscopia não foi possível fazer pelo reto, pois encontraram resíduos sólidos. Conseguimos fazer um enema opaco e vou levar o resultado no médico.
    Já aconteceu com algum de vocês?!
    Parabéns pelo blog. Me ajudou demais falar com pessoas que realmente me entendem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Boa tarde Luana,
      Quando eu era ostomizada, eu tinha bastante muco no reto...saía igual fezes! Será que este resíduo sólido não pode ser muco também? Melhor perguntar ao seu médico, se for muco, é normal.
      Boa sorte nos seus exames e se Deus quiser logo você fará a reversão!
      Obrigada por visitar nosso blog!!!
      Abraços

      Excluir
  66. Minha mãe tem 84 anos e está usando a bolsinha desde 8 de setembro. Ela fez radio antes da cirurgia, agora o médico a autorizou reverter o trânsito intestinal.Ele explicou as possíveis complicações e ela está com medo de ser pior que usar a bolsa, mas também gostaria muito de ficar livre deste incômodo. Vocês acham que ela pode esperar um tempo ainda para ter certeza ou é melhor operar logo? Vai fazer 3 meses que ela está com ileostomia, será que pode esperar mais um tempo?

    ResponderExcluir
  67. Boa tarde!!!!
    Se o médico da sua mãe liberou a reversão, é porque está tudo bem com ela, a não ser que ela queira esperar por estar em dúvida em fazer ou não a reversão. A decisão final será dela. A adaptação da reversão depende muito da porção do intestino que foi retirado. Procure conversar com outras pessoas que tenham feito a reversão.
    Obrigada por visitar o nosso blog.
    Abraçõs

    ResponderExcluir
  68. Olá pessoal!
    Em maio tive um abscesso perianal e devido a infecção e bactéria fiz o desvio do intestino onde foram feitas 3 cirurgias e agora em Outubro fiz a recolocação do intestino porém após o segundo dia houve vazamento e precisei refazer a colostomia e uma laparotomia que graças a Deus já cicatrizou contínuo com a bolsa e os médicos pretendem refazer a colocação intestino daqui a 3 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus agora vc já está melhor!!! Boa sorte na sua reversão! Abraços!!!

      Excluir
  69. Olá, pessoal, eu sou o Jorge, gostaria de compartilhar minha experiência. Tive CA de reto e foi retirado parte do intestino grosso em 02/14. Devido ao uma estenose (estreitamento)da parte final do intestino, próximo ao reto, provavelmente resultante da radioterapia feita antes da cirurgia, o cirurgião recomendou a permanência da colostomia (bolsa). O estreitamento era tanto e tão resistente que o aparelho de colonoscopia sequer passava e o forçamento poderia causar perfuramento do intestino. Eu e minha família resolvemos procurar outras opiniões e encontramos um colo/proctologista que analisando toda a situação e após vários exames entendeu existirem boas chances de reversão. Isto por que teria sido preservado cerca de 8 cm de reto. No entanto, para ocorrer a reversão, antes teria de ser refeita a cirurgia para a retirada da parte do intestino estenosado, visto que não seria possível a dilatação do mesmo. Fui submetido em 08/15 a esta cirurgia, porém, segundo o médico durante a cirurgia teve de ser adotado um plano "B", pois havia muita aderência junto ao reto o que impedia uma boa união do intestino com ele. Assim, o médico optou por envelopar o intestino dentro do reto, deixando parte do intestino para fora pelo anus, até acontecer aderência. Houve sucesso no procedimento, e após isto, em 11/15 foi feita a reversão. Para não alongar esta postagem, falarei sobre a recuperação e exporei minhas dúvidas, já que a cirurgia de reversão é bem recente noutro dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge...parabéns pela vitória!!! Obrigada por visitar nosso blog!!! Abraços!!!

      Excluir
  70. Oi boa tarde! Fiz a reconstrução fiz a bolsa em j e tirei todo meu reto e todo intestino grosso em 26_11_2015, a cirugia foi um sucesso, ainda estou com a bolsa, só que toda vez que vou ao banheiro fazer xixi sai muco do meu anus em uma cor meio amarelada alguém já passou por isso? É normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Rosemere....é normal sair muco pelo ânus!Comigo saia até marrom....parecia fezes, meu médico falava que era normal ou q poderia estar passando fezes da boca do intestino para a boca da bolsa em J! Bjs

      Excluir
  71. Boa tarde pessoal!!!
    Deu tudo certo, os resíduos eram apenas fezes e já reconstruí meu intestino está segunda feira. Ainda estou no hospital me recuperando.
    Mandarei notícias!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  72. Luana, que ótima notícia!!!
    Desejamos a você uma ótima recuperação!!!
    Nos mantenha informada e sempre que puder visite nosso blog!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  73. HA 6 meses fui submetido laparotomia ocasionado por diverticulite complicada c perfuracao intestinal e sepse abdominal foi colocado bolsa colostomia, sofri bastante durante esse periodo sem experiencia e hoje dia 22/12 foi realizado reconstrucao por video ate presente momento um pouco dolorido bastantes gases pouca diarreia em dieta apenas liquida por um periodo de 1 semana para depois iniciar pastosa, estou ansioso com medo de ocorrer alguma complicacao bem ate agora apenas medo.

    ResponderExcluir
  74. Luiz, boa tarde!!!
    No começo é normal este medo, esta insegurança...assim como também é normal as evacuações líquidas e frequentes, e tb os gases! Com o passar do tempo, seu organismo vai se adaptando, as fezes vão ficando mais pastosas e as evacuações menos frequentes!!!
    Em relação a dieta, continue seguindo a orientação do seu médico!
    Nos mantenha informadas sobre a sua recuperação e tenha sempre o pensamento positivo, isto ajudará muito!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  75. Olá, amei o blog é muito esclarecedor e nos ampara muito nesse momento complicado.
    Tenho 20 anos e estou ostomizada a 6 meses e estou prestes a marcar minha reversão, gostaria de saber se existe realmente um exame para ver se o intestino já está totalmente curado? Dizem que é um exame bem caro.
    O meu caso foi um descolamento no intestino e removi 10cm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá...ficamos muito felizes em saber que conseguimos esclarecer e ampará-la neste momento complicado que vc está passando!
      Provavelmente antes da reversão o seu médico irá pedir exames para saber se está tudo bem com o seu intestino. Eu fiz: tomografia, retossigmoidoscopia e trânsito intestinal, além dos exames de sangue e cardiológicos. Como sempre fizemos os exames pelo convênio, não sabemos te dizer o valor dos exames!
      Nos mantenha informada sobre a sua cirurgia!
      Boa sorte!!!
      Obrigada por visitar o nosso blog!!!

      Excluir
  76. Amo este blog...mesmo já tendo feito a reversão, sempre tenho dúvidas e curiosidades..

    Alguém que já fez a reversão, poderia me informar:
    1) Por quanto tempo usou a faixa abdominal (cinta)?
    2) Depois de quanto tempo pôde fazer exercícios físicos?
    3) Por quanto tempo ficaram com diarréia?

    Obrigada...beijos.:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heloísa....ficamos muito felizes por vc amar nosso blog!!! Pode escrever sempre, fazer comentários, tirar dúvidas...afinal compartilhando as nossas experiências e dúvidas iremos ajudar muitas pessoas!
      Depois que eu fiz a reversão, eu nunca usei a faixa abdominal....e tb não retornei a fazer atividade física (deveria....preciso tomar vergonha na cara....rsrs), mas acredito que depende muito do tipo de atividade física. Nos 3 primeiros meses após a reversão, eu evacuava de hora em hora....foi bem difícil. Depois com o passar do tempo meu organismo foi se adaptando, as fezes ficaram mais pastosas e menos frequentes. Hoje ainda vou de 6 a 8x ao banheiro, depende muito do que eu como e da quantidade!
      Feliz 2016!!!
      Beijosss

      Excluir
    2. Feliz 2016 para vcs tb!!!

      Eu ainda estou usando a cinta (muito chata por sinal...soh tiro para tomar banho...mas, foi a médica que pediu..então)
      Mas no fim de janeiro tenho consulta com ela..daí vou poder ver todos estes detalhes...
      Eh muito bom trocar experiências...e falar com pessoas que já passaram pela mesma situação...
      beijoss

      Excluir
    3. Olá meninas...tudo bom???
      Mais uma dúvida....depois que vcs fizeram a reversão...por quanto tempo tiveram acompanhamento médico?
      Por quanto tempo fizeram exames? Se fizeram, quais foram?
      Obrigada!!!

      Excluir
    4. Oi Heloisa, td bem e vc?
      Como no meu caso o motivo da ileostomia foi Polipose adenomatosa Familiar e CA de intestino grosso, continuo em acompanhamento. Vou ao proctologista 1x/ano e ao oncologista a cada 6 meses. Os exames que eles me solicitam são: retossigmoidoscopia flexível, tomografia do abdome total e de tórax, e de sangue: cea e ca 19.9.
      Beijos

      Excluir
  77. Boa noite achei seu blog muito interessante e esclarecedor meu marido fez o fechamento de estoma dia 15/12/15 está cicatrizado já e também já diminui bastante as vezes q evacua suas fezes já estão bem pastosas porém está com algumas fissuras e saindo um pouco de sangue misturados nas fezes o que a torna mais ácidas também passou por esse período? Michelle

    ResponderExcluir
  78. Michelle boa noite!
    Que bom que seu marido está se recuperando bem!!!
    Eu tb passei por este período! E até hj, as vezes, eu passo por isso....fico assada, com as fezes ácidas, pouquinho de sangue no papel!
    Desejamos uma ótima recuperação para seu marido!
    Um ótimo fim de semana!
    Abraços

    ResponderExcluir
  79. Olá Kenia, dia 23/10/15 fiz a reconstrução intestinal estava começando a evacuar, porém dia 25/10/15 parou e comecei a sentir muitas dores no abdômen onde após exames constatou vazamento fui submetido a laparotomia em 26/10/15 e contínuo com a bolsa meu retorno será em fevereiro e o médico pretende fazer a cirurgia em março farei só se o intestino já estiver curado das ultas cirurgias.

    ResponderExcluir
  80. Olá.... a cirurgia de reversao da colostomia pode causar aderencias na uretra? alguem ja ouviu falar algo sobre isso?

    ResponderExcluir
  81. Flavia, boa noite! Nós não sabemos lhe dizer se a cirurgia de reversão pode causar ou não aderências na uretra. Nunca ouvimos falar sobre isso! Melhor você perguntar ao seu médico! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde!
      Minha filha fez reverção de colostomia em novembro 2015, ela evacúa até 20 vezes em um dia e no dia seguinte fica sem evacuar até dois dias. Li os comentários e vi que acontece com a maioria que isso é normal ocorrer. Preciso conversar novamente com o cirurgião dela ele me falou que poderia ser alergia alimentar, fizemos os exames e ela não tem alergia a nada. Estou buscando informações por ficar muito preocupada e ver como ela chora e fica irritada quando está evacuando, ela não fala ainda se está sentindo dor mas provavelmente é isso que está acontecendo, pelos relatos do blog. Ela também não consegue fazer tudo e quando estou limpando continua saindo aí ela segura, deve ficar bem incomodada. Mas não está assando mais, a última vez assou em janeiro nas férias aí eu lavo o tempo todo uso bpantol pomada, muita maizena, e tambem uma pomada a base de nistatina e zinco( babyneo). Obrigada pelas informações.

      Excluir
    2. Rosemeri, boa noite!!!
      Estamos torcendo para que o organismo da sua filha se adapte o mais rápido possível!
      Obrigada por visitar nosso blog e por compartilhar conosco a sua historia!!!
      Bjs

      Excluir
  82. Tão bom encontrar um espaço onde vc se indetifica e vê que os problemas não acontecem só com vc!
    Tenho Retocolite e fui submetido a uma cirurgia de emergência após uma perfuração do intestino. Isso foi dia 17/01/2016, já estou em casa, já tirei os pontos da barriga e tenho uma bolsinha me acompanhando. Tenho sentido muitas dores na perna esquerda, na parte de baixo na coxa descendo pra batata da perna. Acredito que seja por ficar muito tempo deitado/sentado. Retornarei ao médico para revisão. Dores musculares? Alguém? E li tb sobre a vontade de evacuar mesmo usando a bolsa, e isso tem acontecido comigo, poucas vezes, um líquido branco, muco como li em muitos comentários, antes me desesperei, ainda fico assustado, mas pelo visto é normal. O médico disse que isso pode ocorrer sim

    Obrigado pelo espaço, força galera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago...o espaço é para todos, então fique a vontade para escrever, perguntar, comentar...a troca de experiência é sempre um aprendizado mútuo!
      Dor muscular na perna eu não tive! Mas o muco e a vontade de evacuar, me acompanharam até o dia de reconstruir o trânsito intestinal!
      Força para você tb!
      Desejamos uma ótima recuperação!!!
      Abraços

      Excluir
  83. Olá meu pai fez a cirurgia de construcao do intestino dia 23/02 e hj já é 25/02 tem dois dias. Só que estou preocupada pq ele aínda não soltou gases ele só solta uns arrotos de vez em quando. Quero saber depois de quanto tempo é pra soltar os gases??

    E se posso dá medicamento como simeticona para ajudar ele a soltar esses gases.
    Me ajudem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seria importante vc questionar o médico do seu pai sobre a dificuldade em eliminar os gases e sobre o medicamento simeticona. Logo que eu fiz a reversão, já comecei a eliminar os gases. O meu médico me orientou a tomar o simeticona, então, acredito que não tenha problema! É importante verificar se seu pai está evacuando normalmente, se está com vômitos, se está com abdome dilatado, muita dor...e passar essas informações ao médico! Tudo que vcs acharem que não é normal, questione o médico, ele saberá informar melhor vcs. Desejamos uma ótima recuperação para o seu pai! Abraços

      Excluir
  84. Olá a todos!
    Que bom ver que não somos os únicos a passar por esses "fardos" que a vida nos dá e poder compartilhar como vcs esse momento, meu pai fez a cirurgia de reversão ontem, dia 24/02, o médico que fez a cirurgia da reversão, disse que não havia percebido que o primeiro médico (que fez o retirada do tumor), tinha fechado o ânus, e pasmem vcs, verificou isso na hora da cirurgia, em resumo, fez a cirurgia, mas teve que costurar a mão o ânus, enfim... ele disse que foi difícil, mas fez e forma satisfatória. O problema é que meu ai relata muitas dores pós cirúrgica, mas como li acima, a maioria sentiu também... estou preocupada, mas crendo em Deus que tudo dará certo! Obrigada a tds e fiquem com Jesus!

    ResponderExcluir
  85. Olá a todos!

    Meu pai fez a reversão ontem dia 24/02/16, ficamos super preocupados pq o médico que fez a retirada do tumor, não era o mesmo que fez o retorno da trânsito intestinal, em resumo: o médico que fez a reversão não sabia que o ânus estava fechado, ou seja, teve de abri-lo e costurar a mão o ânus, alguém aqui passou por isso? Ele falou que a cirurgia foi complicada, mas q está td certo, porém, meu pai está reclamando de muita dor e não eliminou gases.
    Mas está entregue nas mãos do Médico dos Médico, Jesus Cristo! E Ele fará o melhor para tds nós.

    Forte abraço, conheço a luta de perto de vcs e por isso meu respeito e consideração a cada um!

    ResponderExcluir
  86. Boa tarde C. Lobato,

    Muito obrigada por visitar o nosso blog!!!!
    Melhoras para o seu pai!

    Abraços

    ResponderExcluir
  87. Boa noite, fiz a reversão da colostomia ontem gostaria de saber se é normal a primeira vez que evacua sair sangue?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite....nós não sabemos dizer se é normal ou não. Como vc fez a reversão, mexeu no intestino...pode ser que seja algum resíduo que ficou da cirurgia, mas para ter certeza seria importante vc perguntar ao seu médico. Desejamos a vc uma ótima recuperação! Abraços

      Excluir
  88. Olá boa tarde.
    Fiz minha reversão da ileostomia dia 06/04, apesar de já me sentir melhor, continuo evacuando muitas vezes por dia. Vi no seu texto e nos comentário que isso é esperado. No entanto o que me preocupa é a questão da urgência, a vontade de evacuar vem muito forte e tenho que sair correndo pro banheiro. Vocês passaram por isso também? Será que com o tempo consigo retomar o controle? Obrigado. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu passei por isso tb! No começo é normal as evacuações frequentes e mais líquidas! Com o tempo o organismo vai se adaptando, as fezes ficam mais pastosas e o número de evacuações vai diminuindo. A sua cirurgia ainda é muito recente. Acredito que com o tempo vc conseguirá sim retomar o controle, mas depende muito da porção que preservou do intestino e reto, o motivo da ileostomia (RCUI, Crohn, acidente, PAF, CA....). Abraço

      Excluir
    2. Obrigado por responder. No meu caso foi Câncer de reto baixo,a 6cm da borda. Na cirurgia tirei cerca de 20cm do intestino grosso. Abraço

      Excluir
    3. Acredito que voltará a ter controle do funcionamento do intestino, pois preservou parte do reto e tb do intestino grosso. No começo é mais difícil, mas com o tempo seu organismo vai se adaptando!!! Uma ótima recuperação para vc!!! Abraços

      Excluir
  89. olá boa tarde, fiz a cirugia de reverção a aproximadamente 9 meses, ainda quando me esforço um pouco sinto que vazam fezes vou ao banheiro e me limpo. notei que voutou a sair aquela mucosa que saia quando o reto estava obstruido, e isso tem me preocupado, isso está dentro da normalidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nós não sabemos te dizer se é normal ou não acontecer isso. Seria importante vc procurar seu médico para tirar esta dúvida. Abraços

      Excluir
  90. Olá! Meu nome é Marcelo é meu ano não começou tão faz duas semanas que fiz a cirurgia da colostomia devido problemas com intestino muito inchaço e torceu tudo que fazer isso. Minha esperança é tirar essa bolsa o quanto antes. Estou me cuidado muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, boa noite! Que bom que vc está se cuidando! Estamos na torcida para vc fazer a reversão o mais rápido possível! Uma ótima recuperação para vc! Abraços

      Excluir
  91. Boa noite! Meu irmao passou pela 2 cirurgia de reconstrucao ontem, pq a 1 n deu certo, mas hj na 1 evacuacao saiu sangue. Gostaria de saber se alguem aqui ja passou por isso. Se ficou tudo bem dp? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joara, boa noite! Como a cirurgia do seu irmão é recente, pode ser que seja resíduo da cirurgia. Mas para ter certeza, seria importante conversar com o médico cirurgião do seu irmão! Eu não tive sangramento após a cirurgia de reversão. Abraços

      Excluir
  92. Minha mãe fez a reversão em outubro, teve um pequeno sagramento, e era restos da cirurgia, mas aconselho procurar seu médico.

    ResponderExcluir
  93. Olá boa tarde!fiz a reversão da Ileo dia 27/04 e nos dois dias seguintes tive muita diarreia o que diminui bastante no terceiro dia. Já tem 24 horas que nao vou ao banheiro,porém, a minha barriga nao está inchada e eu me sinto bem. Se começo a caminhar aí ela incha e gica dura, ai eu deito relaxo e tudo volta ao normal. Alguém já teve este tipo de sintoma?

    ResponderExcluir
  94. Olá! Boa tarde!!! Eu nunca tive esse sintoma! Pode ser que qdo vc caminha, estimule seu intestino. Abraços

    ResponderExcluir
  95. BOA TARDE, FIZ A RECONSTRUÇÃO DO TRANSITO INTESTINAL NO DIA 13/04/2016 TINHA UMA ILEOSTOMIA A UM ANO COLQUEI A BOLSA NO DIA 23/04/2015 TIVE UM CA DE RETO COM O TUMOR A 9 CM DA BORDA ANAL, FIZ 28 RADIOTERAPIA E 10 QUIMIOTERAPIA ANTES DA CIRURGIA PARA RETIRADA DO TUMOR, E 16 QUIMIOTERAPIA, APOS A CIRURGIA, ESTOU COM 23 DIAS QUE FIZ A RECONSTRUÇÃO DO TRANSITO INTESTINAL, RETIRANDO A BOLSA, TIVE DIARREIA MUITO FORTE NOSDOIS PRIMEIROS DIAS, AGORA ESTOU COM FEZEZ PASTOSA, MAS INDO AO BANHEIRO MAIS DE DEZ VEZES AO DIA,ISSO É NORMAL? O QUE ESTA ME DEIXANDO PREOCUPADO, E QUE NÃO CONSIGO SEGURAR AS FEZES, CORRO PARA O BANHEIRO MAS NO CAMINH SEMPRE SAI UM POUCO DE FEZES BEM PASTOSA E GRUDENTA,AS VEZES ESTOU SENTADO E SINTO QUE ESCORREGA PELO CANAL DO RETO E SAI FEZES NA CALÇA, NÃO CONSIGO SEGURAR ISSO É NORMAL? ALGUEM PASSOU POR ISSO?

    ResponderExcluir
  96. Junior, boa arde!
    As idas frequentes ao banheiro é normal. Com o tempo o seu organismo vai se adaptando e a frequência diminui.
    Quanto a conseguir segurar as fezes, já ouvimos casos de pessoas que não conseguiam segurar as fezes e com o tempo o organismo foi se adaptando, e outras q não se adaptaram e optaram por colocar a bolsa novamente. Algumas pessoas tomam medicamento para conseguirem segurar as fezes por mais tempo. Pergunte ao seu médico se vc não pode tomar algum medicamento para ajudar!
    Como a sua cirurgia é mto recente, é normal esta sua preocupação!
    Desejamos a vc uma ótima recuperação!
    Abraços

    ResponderExcluir
  97. Bom dia a todos! Tenho 41anos e vivo em Portugal.Há cerca de um ano atrás, fui operado de urgência devido a diverticulite que rebentou e criou septicemia. Fiquem com colostomia esq. Após 6dias a colostomia infectou e voltei a ser operado, retirando mais uma porção de intestino ficando com colostomia direita. Sofri muito com a adaptação ao saco... Após 1ano fiz reconstituição do intestino dia 20 abril, apenas tenho uma pequena porção do intestino grosso. Graças a deus a adaptação tem sido muito boa, só tive diarreia nos 2 primeiros dias,e vou ao wc 2/3 vezes por dia. Tenho estado bem! queria dar uma força a todas as pessoas que estão a passar por estes momentos difíceis. Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel,
      Boa tarde!!!!
      É muito bom receber um depoimento positivo como o seu! Com certeza dará muita força a todos que estão passando por momentos difíceis e também aqueles que fará a cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal!!!
      Focamos muito felizes em saber que vc está bem!!!
      Muito obrigada pelo depoimento e por visitar nosso blog!!!
      Abraços

      Excluir
  98. Olá vou fazer a cirurgia de reversão na próxima quarta-feira (25/05/2016) gostaria de saber se sentirei as mesmas dores na barriga, quando fui submetido a primeira?
    Alexandre,
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  99. Alexandre, boa tarde!
    Não sabemos te dizer se vc sentirá as mesmas dores ou não de qdo foi submetido a primeira.
    Eu posso te dizer sobre a minha cirurgia de reversão. No meu caso, eu não senti dor, fiz a reversão pelo próprio local do estoma, pois na primeira cirurgia o médico já confeccionou a bolsa em J, então não foi necessário "abrir" a bariga. Algumas pessoas, por algum motivo, não conseguem fazer a reconstrução do trânsito pelo local do estoma, então precisam "abrir" a barriga, e aí, a dor é maior.
    Desejamos a vc uma ótima cirurgia e rápida recuperação!
    Abraços

    ResponderExcluir
  100. Olá. meu marido fez a reversão no dia 20/05/2016 , está sentido enjoo e falta de apetite. Não quer comer comida, come maçã, bebe agua de coco, uva, suco de melancia. o que fazer?obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá....a cirurgia do seu marido é muito recente, o enjoo e a falta de apetite é normal, pode ser por causa de antibiótico. Porém, se persistir, melhor procurar o médico dele. Experimente fazer uma sopa, um creme....ele não pode ficar comendo apenas fruta. Marque uma consulta com nutricionista, ele (a) saberá te orientar como melhorar a alimentação e talvez seja necessário algum suplemento!
      Abraços

      Excluir
  101. Olá boa tarde, meu nome é Alexandre, fiz a cirurgia de reconstrução dia 25/05 e tive alta dia 29/05, comecei com uma dieta liquida, e agora pastosa, e quando vou ao banheiro me dá vontade de soltar pum, ai faço sentado, sai umas pastinhas escuras, pergunto qual é o tempo normal para o organismo começar evacuar o que eu estou comendo? No mais, não sinto dores, sem febre e enjoo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, boa noite! Não sabemos te dizer qual o tempo normal para você voltar a evacuar. Normalmente, o intestino começa a funcionar logo após a reversão. É muito comum ter diarreia. Porém algumas pessoas demoram mais tempo para começar a evacuar. Como vc não sente dor, enjoo e não tem febre, acredito que esteja tudo bem como vc. Se vc começar a sentir algum desconforto ou demorar muito tempo para começar a funcionar o intestino, procure seu médico cirurgião! Abraços

      Excluir
  102. Olá gostaria de saber quanto tempo em média leva para evacuar após a cirurgia de reversão, fui operado dia 25/05 e tive alta dia 29/05, estou com uma dieta de comida pastosa.
    Alexandre

    ResponderExcluir
  103. No dia 28/03/16 fiz uma cirurgia de emergência para retirada de 30 cm do retosgmoide, pois o intestino perfurou numa segunda crise de diverticulite. Estou usando a bolsa de colostomia e devo fazer a reversão em julho ou agosto/16. Confesso que estou assustada com os relatos. Vou fazer todos o exames e aguardar chegar a minha hora. Mas é bom trocar experiências com outras pessoas. Boa sorte a todos nós!

    ResponderExcluir
  104. No dia 28/03/16 fiz uma cirurgia de emergência para retirada de 30 cm do retosgmoide, devido a segunda crise de diverticulite. Estou usando a bolsa de colostomia e devo fazer a reversão em Julho ou Agosto/16. Confesso que estou assustada com os relatos. Vou fazer uma colonoscopia esse mês e aguardar os resultados dos exames pra marcar a reversão. Mas é bom trocar experiências com outras pessoas. Boa sorte pra todos nós!

    ResponderExcluir
  105. Boa tarde.. minha mae passou por varias cirurgias por causa de um tumor depois descobriram que o intestino havia varias aderencias por causa de radioterapia realizada a 13 anos atraz, teve que ficar no hospital quase dois meses tomando nutrição especial, pois ela emagreceu muito, pois ficou com bolsa e ela sofreu muito, no dia 09/05 foi realizada o reversão. Ficou mais duas semanas no hospital tomando esta nutrição via arterial, depois foi inserido a comida leve. hoje faz uma semana que ela esta em casa, a diarreia ela acaba indo umas 8 vezes no banheiro. ESta tomando sustagem e multidrink e soro durante o dia para não perder peso e nao ter anemia. Na proxima terça feira 09/06 passara por uma consulta e dia 10/06 passará pela nutricionista. Depois falo com vcs como foi a primeira consulta...

    ResponderExcluir
  106. Boa tarde....desejamos melhora e rápida recuperação para sua mãe!
    Depois nos conte sobre a primeira consulta!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  107. Boa tarde sou de Portugal fiz a reversão tirei o intestino grosso e o reto ,no dia 30 de junho ,ainda hoje vou a casa de banho umas10 vezes espero que passe rápido já tenho fissuras no ânus de tanto evacuar seja líquido ou pastoso,gosto do vosso blog

    ResponderExcluir
  108. Boa tarde sou de Portugal fiz a reversão tirei o intestino grosso e o reto ,no dia 30 de junho ,ainda hoje vou a casa de banho umas10 vezes espero que passe rápido já tenho fissuras no ânus de tanto evacuar seja líquido ou pastoso,gosto do vosso blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Patrícia....no começo é difícil, mas com o tempo nosso organismo vai se adaptando, as fezes ficam mais pastosas e menos frequentes. É preciso ter um pouco de paciência.
      Fico contente em saber que vc gosta de nosso blog!
      Obrigada por nos visitar!
      Abraços!

      Excluir
    2. Beijinhos e obrigado vou dando noticias

      Excluir
    3. Ola,vou viver para a Irlanda estou com receio por causa da alimentação, podem me ajudar estou com medo

      Excluir
    4. Olá Patrícia,
      Eu não tenho conhecimento de como é a alimentação na Irlanda, mas procure se alimentar da mesma maneira que está se alimentando hj. Evite alimentos mto fortes, mto fibrosos...
      Boa sorte!
      Beijos

      Excluir
    5. Obrigado eu beijinhos,vamos falando

      Excluir
    6. Obrigado eu beijinhos,vamos falando

      Excluir
    7. Oi,as minhas fezes são mais pastosas mas continuo com muitas cólicas e com gases é normal,será que passa com o tempo,obrigado pela carinho

      Excluir
  109. Olá, minha tia fez a cirurgia de reversão dia 12/07/16 e recebeu alta hospitalar dia 19/07 (ontem). A evacuação dela é líquida e até então normal, mas o problema é a alimentação. Tudo o que ela ingere, ela vomita, sem contar que ela não está com apetite. Ficar sem comer é algo que está nos preocupando muito. O que fazer?
    De antemão já quero agradecer por esse blog maravilhoso, parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia,
      Seria importante vcs entrarem em contato com o médico da sua tia para verificar se a falta de apetite, o enjoo e o vômito não pode ser por causa dos antibióticos.
      A cirurgia ainda é muito recente, mas é melhor entrar em contato com o médico para tirar todas as dúvidas.
      Obrigada por nos visitar!!!

      Excluir
  110. Bom dia a todos, amanhã estarei fazendo a minha cirurgia de reversão e gostaria de agradecer as publicações as quais tem ajudado muito em esclarecer dúvidas, quando voltar posto aos amigos como foi desde já agradeço

    ResponderExcluir