E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

terça-feira, 9 de julho de 2013

A importância do acompanhamento psicológico para o ostomizado

Christiane e Cláudia Yamada, com colaboração de Paloma Azevedo

Quando o paciente se depara com o estoma, ele passa a lidar com uma nova realidade, apresentando vários sentimentos, reações e comportamentos, diferentes e individuais. A maioria dos pacientes, após a realização da ostomia, vivencia os estágios emocionais de negação, ira, depressão e aceitação, e muitos recém-operados preferem a morte à ostomia. Geralmente enfrentam dificuldades psicológicas e experimentam um sentimento repugnante em relação a si mesmo.

Ocorrem mudanças bruscas e profundas no modo de vida das pessoas portadoras de ostomia, que causam desorganização emocional intensa, consequentemente, vivência de grandes períodos de sofrimento, o que exige a busca de algumas estratégias para enfrentar essa nova condição.

Quando se aborda o aspecto psicológico de um ostomizado, uma das preocupações é a alteração da sua imagem corporal, que leva à sensação de mutilação e rejeição de si mesmo, e que pode causar sentimento de medo, solidão e impotência. Devido à alteração da sua imagem corporal, alguns ostomizados costumam evitar locais públicos e o convívio social. A imagem corporal está relacionada à juventude, beleza, vigor, integridade e saúde e aqueles que não correspondem a esse conceito de beleza corporal podem se sentir rejeitados.

O ser ostomizado é difícil não só para o próprio indivíduo, mas também para a sua família, pois surgem sentimentos de incerteza quanto ao presente e futuro, sentimentos que envolvem as suas próprias perspectivas de vida. Pacientes submetidos a tal procedimento têm sua perspectiva de vida alterada, principalmente pela imagem corporal negativa, devido à presença do estoma associado a bolsa coletora. O portador de ostomia intestinal tende a se sentir inferior, por considerar o seu corpo imperfeito e por julgar-se diferente, ou seja, por não apresentar as características e os atributos considerados normais pela sociedade.

É preciso dar mais atenção à pessoa portadora de ostomia, buscando, no seu universo, conhecer e compreendê-la, mediante a interpretação dos sentimentos expressos por ela, principalmente, dando a oportunidade de manifestar verbalmente as suas emoções.

A atuação do psicólogo na vida de uma pessoa ostomizada é importante para estimular a pessoa a expressar seus medos, angústias, dores, ansiedades e tristezas, auxiliando na sua reabilitação, e amparando-os no enfrentamento da doença que levou a pessoa a ficar ostomizada.

O apoio psicológico é um suporte que auxilia o portador de ostomia a melhorar sua autoestima e autoimagem, tão afetadas neste momento. Este apoio é realizado através de explicações, diálogos e interação, transmitindo conforto e segurança.

Referências:
Sales AC, Violin MA, Waidman MAP, Marcon SS, Silva MAP. Sentimentos de pessoas ostomizadas: compreensão existencial. Rev. esc. enferm. USP vol.44 n°.1 São Paulo Mar. 2010.

Silva AL, Shimizull HE. A relevância da rede de apoio ao estomizado. Rev. bras. enferm. vol.60 n°.3 Brasília May/June 2007.

Silva AL, Shimizull HE. O significado da mudança no modo de vida da pessoa com estomia intestinal definitiva. Rev. Latino-Am. Enfermagem vol.14 n°.4 Ribeirão Preto July/Aug. 2006.

Nascimento CMS, Trindade GLB, Luz MHBA, Santiago RF. Vivência do paciente estomizado: uma contribuição para a assistência de enfermagem. Texto contexto - enferm. vol.20 n°.3 Florianópolis Jult/Sept. 2011.



http://www.facenf.uerj.br/v17n4/v17n4a17.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário