E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A importância da visita do enfermeiro estomaterapeuta antes da alta hospitalar

Christiane e Cláudia Yamada

Quando a cirurgia é eletiva, algumas pessoas procuram as Associações de Ostomizados antes da sua realização, para entenderem um pouco como será a sua vida após a ostomia, porém só depois da cirurgia é que realmente aprenderemos a lidar com o ostoma e com a bolsa.

É muito importante receber a visita de um enfermeiro estomaterapeuta, antes da alta hospitalar, pois esse profissional possui conhecimentos, treinamento específico e habilidades para cuidar das pessoas ostomizadas. Será o enfermeiro estomaterapeuta que nos ensinará a cuidar da nossa ostomia e a trocar a bolsa.

 O estomaterapeuta irá nos preparar para fazermos o nosso autocuidado em casa. Ele irá nos ensinar a higienizar a pele, a medir o tamanho do ostoma, a recortar a placa e a fixá-la na nossa pele da forma mais adequada e correta possível, evitando assim problemas posteriores, como as assaduras e vazamento de fezes ou urina.

Durante a visita, é importante que o paciente ostomizado tire todas as suas dúvidas, e se necessário solicite que o enfermeiro explique novamente, pois o aprendizado do cuidado do ostoma é um processo fundamental para o sucesso da sua reabilitação.  Cuidar e orientar é compartilhar conhecimentos, é uma troca mútua de ensinar e aprender, entre enfermeiro e paciente. Por isso, é muito importante que o enfermeiro estomaterapeuta tenha muita paciência, seja compreensivo e muito bem treinado, para saber lidar com este momento tão delicado e novo do recém ostomizado, compreendendo as suas dificuldades e/ou medo na manipulação do equipamento, e sendo paciente para repetir e mostrar, quantas vezes forem necessárias, como se troca a bolsa. Além de ensinar como levantar da cama, agachar, pegar algum objeto do chão..., para evitar o surgimento de hérnias.

É muito importante a presença de um familiar durante a visita, de preferência a pessoa que irá ajudar o paciente durante a sua recuperação, para que ele também aprenda o manuseio da placa e da bolsa, para auxiliá-lo durante a troca da bolsa, caso seja necessário. Após a alta hospitalar, a família assume a continuidade do cuidado, e o familiar, como cuidador, precisa estar apto a desenvolver o cuidado.

No planejamento da alta hospitalar é fundamental que o paciente e sua família sejam encaminhados para uma Associação de Ostomizado, que fornecerá o apoio necessário aos pacientes e familiares, além de contar com a presença de um enfermeiro estomaterapeuta para tirar qualquer dúvida que possa vir a aparecer.

Podemos dizer que o enfermeiro estomaterapeuta será um dos principais profissionais que nos ajudará na nossa reabilitação, nos ensinando a manter uma pele saudável, a trocar a bolsa...e por isso é muito importante a existência destes profissionais nos hospitais e a sua visita logo após a cirurgia, para que a reabilitação do paciente recém-ostomizado seja o menos traumatizante e o mais rápido possível.

Se a sua cirurgia for eletiva e se for possível, procure um enfermeiro estomaterapeuta com antecedência, para aprender um pouco sobre ostomia, tirar as suas dúvidas e fazer a demarcação do local da ostomia, pois isso facilitará a sua adaptação e o autocuidado, melhorando a sua qualidade de vida e diminuindo os riscos de complicações. Solicite a visita de um enfermeiro estomaterapeuta, antes da sua alta hospitalar, caso você não tenha recebido durante a sua estadia no hospital.

Referências:

Paula MAB, Santos VLCG.  O significado de ser especialista para o enfermeiro estomaterapeuta
Rev. Latino-Am. Enfermagem vol.11 no.4 Ribeirão Preto July/Aug. 2003.

Martins PAF, Alvim NAT. Plano de cuidados compartilhado junto a clientes estomizados: a pedagogia Freireana e suas contribuições à prática educativa da enfermagem. Texto contexto - enferm. vol.21 no.2 Florianópolis Apr./June 2012.


Martins PAF, Alvim NAT. Perspectiva educativa do cuidado de enfermagem sobre a manutenção da estomia de eliminaçãoRev. bras. enferm. vol.64 no.2 Brasília Mar./Apr. 2011.

Um comentário: