E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Vamos nos aceitar do jeito que somos?

Christiane e Cláudia Yamada

Na vida nós sempre temos duas opções, o sim e o não, como por exemplo, eu vou ou eu não vou, eu quero ou eu não quero, eu faço ou eu não faço..., mas às vezes podem surgir situações em que você tenha apenas uma opção, eu aceito ou eu aceito.

Se com duas opções nós podemos aumentar para três, quatro alternativas, usando a condicional “se”: eu vou se ela for, eu faço se você me ajudar, eu quero só se tiver a cor azul...; então ter apenas uma opção seria bem mais fácil.

Engana-se quem pensa assim, ter apenas uma opção pode significar que você tenha apenas uma saída ou apenas uma solução. E como exemplo dessa difícil situação, podemos citar a ostomia, seja ela reversível ou definitiva.

Quando ficamos ostomizados, nós sempre pensamos, por que eu? E uma das respostas que eu já ouvi foi: porque você é forte, é capaz de enfrentar essa batalha, outras pessoas no seu lugar não aguentariam. E isso é verdade, se olharmos ao nosso redor podemos ver muitas pessoas que reclamam por tão pouco, e nós que passamos por tantas provações estamos firmes e fortes.

Na vida nada é tão simples! Não é porque você ouviu que você é forte e pode vencer que você conseguirá aceitar a sua ostomia no primeiro momento. Para a maioria das pessoas não é fácil aceitar a ostomia, é preciso um certo tempo para se adaptar e esse tempo varia de pessoa para pessoa.

No início, geralmente, nós ficamos desesperados, chateados, tristes, porém chega um momento em que nós temos que encarar a realidade de que só temos uma opção, que é a aceitação da ostomia.

Na verdade, nós podemos ter sim a opção de não aceitar essa nossa nova condição de vida, mas o que ganharíamos com isso? Ficaríamos trancados em nosso mundinho chorando, tristes, revoltados, sem sair de casa, sem fazer novas amizades, sem passear, sem nos divertir. E é isso que você quer?

Então vamos escolher a melhor opção e aceitar a nossa ostomia, precisamos nos aceitar do jeito que somos, pois se Deus nos deu essa segunda chance, nós devemos aproveitá-la ao máximo e lutar pela nossa felicidade.

Não será simples e nem fácil, pois surgirão dificuldades, problemas, a nossa luta será diária e nem sempre estaremos 100% felizes e de bem com a vida, mas podemos tentar aceitar a ostomia. Se não conseguirmos, tentaremos novamente, não importa quantas tentativas serão necessárias, o importante é não desistirmos facilmente.

Com a ostomia, a sua vida mudará, você perderá algumas coisas, mas em compensação ganhará outras. Algumas coisas que você fazia antes da cirurgia pode ser que você não possa mais realizar, pois terá que ter mais cuidado com a sua região abdominal, como por exemplo podemos citar jogar futebol, lutar algumas artes marciais, carregar peso... e o seu modo de ir ao banheiro será diferente.

E o que nós ganharemos com a ostomia? Muitas coisas! A primeira delas e a mais importante é uma nova chance de viver. Além disso, ganharemos experiência, aprendizado, um novo modo de ver a vida, oportunidade de ajudar os outros e, se você quiser, ganhará muitos amigos.

Nós sempre achamos que somos os únicos ostomizados no mundo, e isso ocorre porque a ostomia não é divulgada na mídia. Se procurarmos na internet, principalmente nas páginas de relacionamento, veremos que existem muitas pessoas ostomizadas, com quem poderemos fazer amizade, trocar experiências, pedir ajuda... e também existem as Associações dos ostomizados, que são constituídas de pessoas (geralmente ostomizadas ou ex-ostomizadas) treinadas para conversar com os ostomizados.

A ostomia pode ser muito difícil na nossa vida, mas se olharmos ao nosso redor, veremos que existem pessoas com mais dificuldade que nós ostomizados. Muitos ostomizados podem pensar que não existe coisa pior que a ostomia, mas muitas outras pessoas prefeririam ser ostomizadas e voltarem a enxergar, ouvir, falar, andar com as próprias pernas sem a necessidade de uma cadeira de rodas, voltar a ter um dos seus membros que foi amputado...

Ser ostomizado pode ser difícil, mas não necessariamente será a pior coisa do mundo. Nós deveríamos refletir e pensar sobre tudo o que já passamos, nas coisas que já realizamos, nas pessoas que nos ajudaram, nos amigos e na nossa família que nos apoiaram...é certo abrirmos mão de tudo isso? Com certeza não! Então vamos agradecer esta segunda chance e vamos viver!

Não se esqueçam de que viver não é apenas ver a vida passar, é muito mais do que isso. Viver é você driblar os obstáculos que surgem na sua vida; é você enfrentar as batalhas que podem aparecer no seu caminho; é você lutar sempre que necessário, mesmo que não alcance a vitória. Viver é você aprender, ensinar, vencer ou perder, mas nunca desistir. Viver é você ter orgulho de si, é você se aceitar do jeito que é, não importa as suas qualidades ou os seus defeitos. Enfim, viver é você enfrentar a realidade, ir atrás dos seus objetivos, crescer e ser feliz.

6 comentários:

  1. Belo texto cheio de esperança. Muito obrigada. Grande abraço pra vcs.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço esse texto. Mas preciso de uma "mágica" para me aceitar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como aceitar quando sei que minha ostomia foi resultado de um erro médico?

      Excluir
    2. Sei que é difícil aceitar...ainda mais por causa de um erro médico!!!
      Sem palavras...
      Muita força para vc!

      Excluir
  3. As vezes aceito, as vezes não, no momento estou com vontade de matar o médico responsável por eu ter adquirido esta colostomia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficar ostomizado por causa de doença, é difícil, porém a aceitação é mais fácil, pois podemos dizer q a ostomia nos deu uma melhor condição de vida. Mas ficar ostomizado por erro médico é inaceitável, não a ostomia (talvez um dia vc aceite), mas a causa dela.
      Abraços

      Excluir