E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Depoimento de Mayra Oliveira

Acompanhem o emocionante depoimento de Mayra Oliveira, uma mulher guerreira e vitoriosa, que desde cedo teve que aprender a conviver com a ostomia!
Meu nome é Mayra, tenho 22 anos, sou Baiana e moro no Rio Grande do Norte há 11 anos. Quando tinha 16 anos, eu comecei, de repente, a ter diarréias freqüentes, e os médicos diziam que era verme, porém nada de eu melhorar.
Com quase 6 meses desse jeito, eu perdi 15 quilos, e começou a sair sangue nas evacuações, então procurei um "gastro", fiz uma colonoscopia e tive o diagnóstico: RCUI (Reto Colite Ulcerativa Intestinal).
A partir daí comecei um tratamento com mesacol, e com poucos dias tive apendicite. Mudei de medicamento várias vezes, mas nenhum deu certo. Até que um dia o meu Médico disse que eu teria que fazer uma cirurgia chamada Ostomia, ele me explicou tudo e eu claro com muito medo só queria ir pra casa chorar.
Foram 5 anos com a RCUI, mas a 2 deveria ter feito a cirurgia, fiz 5 colonoscopias até hoje. Esse ano tive a coragem de enfrentar a tal cirurgia, depois de ter pesquisado muito. Foi em fevereiro no dia 21, acordei na UTI, mas foi só por precaução dos médicos, não tive complicações, e fui pra enfermaria onde minha mãe estava me esperando ansiosa e preocupada.
Após 15 dias comecei a sentir muita dor, fizeram os exames e constataram uma grande infecção, tentaram drenar sem sucesso, e fiquei 2 meses internada sentindo muita dor. Um sofrimento que parecia não ter fim, e a única forma era reabrir a cirurgia para "limpar". Mas quando eu acordei dessa segunda cirurgia, tive retenção de líquido porque eu estava desnutrida. Eu estava tão inchada que não entrava mais nas minhas roupas. Ok isso também passou.
Fiquei 6 meses ostomizada e no dia 30 de Agosto fiz a reversão. Ah! essa foi bem mais tranqüila, tive alta e ainda estou em fase de adaptação. Agradeço muito aos Médicos por ter salvado a minha vida, as enfermeiras por terem cuidado de mim durante a fase pós-operatória, e a minha mãe que foi a única que esteve ao meu lado nesse momento tão difícil. Obrigada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário