E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Depoimento de Alessandra Guidon

Acompanhe a história vitoriosa de Alessandra Guidon!


Olá, meu nome é Alessandra, tenho 40 anos, sou portadora de Polipose Adenomatose Familiar.
Vou tentar resumir minha história:
Eu nunca tive dor, só sangue nas fezes, isso quando eu tinha mais ou menos 18 anos(não lembro bem).
Fui a vários médicos (5) mais ou menos, cada um falava uma coisa.
Encurtando...Marquei uma consulta em uma Clínica Cirurgica do Aparelho Digestivo. Fiz vários exames. Conclusão, o meu intestino grosso, parecia um tapete de pólipos. Eu tinha (e tenho ainda) no estômago também.
Bom, comecei a fazer exames com frequência, sempre tiravam alguns para biópsia, tanto do intestino, reto, como do estômago também.
E aí fui levando...casei, passei mal na lua de mel, me deu intoxicação alimentar. Tive que vir embora, fui direto para o Hospital, não aguentava de dor, alguns pólipos estavam inflamados, tinha muito sangramento. Fiquei internada uns 3 dias.
Ai foi passando o tempo. Sempre fazendo colonoscopia e endoscopia, fora outros exames.
Esses pólipos, começaram a virar adenomas com atipia moderada à severa.
Até que não teve mais jeito, tinha que fazer cirurgia, pois não tinha como esperar mais.
1ª Cirurgia: internei dia 13/05/97 - operei dia 14/05/97. Fiz uma Proctocolectomia total+bolsa ileal+anastomose íleo anal. Tempo cirurgico mais ou menos 8hrs. Fui para UTI, fiquei 3 dias. Depois fui para semi-intensiva.
Foi passando os dias, e eu comecei a passar muito mal, vomitava com frequência, era secreção biliosa. Conclusão, depois de 9 dias de operada, com muita dor, fui levada às pressas para o Centro Cirúrgico.
2ª Cirurgia: depois de 10 dias da 1ª, fui submetida a Laparotomia Exploradora+drenagem da cavidade+fechamento de fístula+ileostomia. Tempo cirurgico mais ou menos 5hrs. Fui para UTI, depois para semi-intensiva, até ir para casa da minha mãe e Aníbal, após 25 dias de Hospital.
No começo da ileostomia, foi horrível, não sabia a lidar com a bolsa, a minha pele ficou em carne-viva. Meu marido, minha mãe e o Aníbal, sempre comigo, não dormiam também. A bolsa não grudava na minha pele. Pois estava muito machucada.
Com o tempo fui acostumando, comecei a usar a bolsa certa.
3ª Cirurgia: internei dia 21/10/97 - operei dia 22/10/97. Fiz Fechamento da ileostomia. 9 dias de internação.
Olha amigas, não foi fácil, eu ia mais ou menos, umas 35 vezes no banheiro. Tudo que eu comia, ia embora, não dava tempo de chegar ao banheiro, fazia pelo caminho, meu marido ia limpando...
Cheguei a pesar 30kg, meu marido colocava um banquinho no banheiro para eu tomar banho, com medo de eu cair...
Eu não dormia, enquanto não esvaziava tudo.
Para se ter uma idéia, eu tomava 8 imosec por dia!, fora outros remédios para prender.
E assim foi...
Nesses anos que foi passando sem a ileostomia, eu fazia controle de 5cm de reto mais ou menos que tinha ficado, e fazia endoscopia também.
Eu cheguei várias vezes a ter que internar para tomar sangue, e hidratar, pois eu não comia nada praticamente.
Olha vocês podem não acreditar, mais o que me prendia era miojo, hoje eu não posso nm sentir o cheiro.Ha... ia esquecendo, eu comprava tantos que ganhei até um sorteio, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, hoje eu dou risada!
Bom foram 7 anos sem a bolsa. Eu já queria operar para colocar a bolsa de novo, aí juntou que começou a nascer adenomas com atipia severa, praticamente já estava virando carcinoma. Pronto lá vou eu para outro procedimento.
4ª Cirurgia: internei dia 12/09/2004 - operei dia 13/09/2004. fiz Amputação abdomino perineal+ileostomia definitiva. A cirurgia começou às 15:45hrs, acabou às 22:15hrs. Foram 21 dias de internação.
Dessa vez, me acostumei rápido, deu tudo certo.
5ª Cirurgia: internei dia 27/09/2006 - operei no mesmo dia. Mas dessa vez para retirada da vesicula. Fiz uma Colecistectomia com Colangio Convencional. Começou ás 15:15hrs até ás 18:00hrs. 3 dias de internação.
E é isso amigas e amigos, hoje continuo fazendo controle com endoscopia, pois eu tenho meus pólipos no estômago também.
Há pouco tempo, eu retirei uma lesão na 2ª porção do duodeno, já era pré-maligna. Mas graças a DEUS correu tudo bem.
Logo, logo vou fazer outra endoscopia para ver se não têm sinal de outra lesão, e assim vamos indo.
Depois desse breve relato, agradeço por tudo, primeiramente a DEUS NOSSO PAI MAIOR!
Eu agradeço também a todas as pessoas que estiveram ao meu lado. Não citarei nomes, para não pecar e esquecer de alguém.
Entretanto há algumas que eu gostaria de mencionar, pois fizeram e fazem ainda muito por mim.
Aníbal Giampietro Ribeiro(uma pessoa muito especial e querida), Vera Lúcia Pinto(minha querida mamãe, quanta saudades! Hoje está em outro plano). Eles estavam todos os dias no Hospital, em todas as cirurgias, em todas as internações. Nunca, jamais vou esquecer. Sempre me emociono, ao lembrar.
Ao meu querido marido Amauri, que sempre esteve ao meu lado, e está até hoje.
A minha irmã Claudia e meu cunhado Antonio Carlos.
Ao meu irmão, apesar que não estava presente, mas eu sei da fé que ele têm. QUE DEUS ABENÇOE.
A Silvana Maria Comegno(enfermeira ostomaterapeuta), me ajudou muito também.
Á minha querida médica e amiga Dra.Sandra Frugis, que a muitos anos me acompanha. Uma pessoa MARAVILHOSA, HUMANA E DEDICADA para com seus pacientes.
Dra.Sandra Frugis a senhora é muito especial para mim, eu a considero como se fosse da minha FAMÍLIA!
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

6 comentários:

  1. ha minha amiga vc e mas que guerreira ,vc e um exemplo de lutar e determinaçao a luta e amarga,mas a vitoria e doce como o mel ,vc e uma joia de muito valor ,obrigada por fazer parte de meu ciclo de amizade bjs sua amiga jozy

    ResponderExcluir
  2. Ale,
    Parabéns pela sua vitória!
    Obrigada pela sua amizade, carinho, ajuda...
    É muito bom tê-la como amiga!
    Te amamos!!!!
    Chris e Cláudia

    ResponderExcluir
  3. Sempre disse...e continuarei dizendo: menina pequena, parece frágil, mas com uma força enorme, guerreira e vencedora...Que Deus continue te abençoando e te dando essa força todos os dias...
    Beijos...Sandra Pinto

    ResponderExcluir
  4. Fiquei emocionada com a sua história, vc é realmente uma pessoa iluminada, maravilhosa, que Deus continue iluminando sua vida parabéns pelo exemplo de luta, pelo orgulho da vitória... ti amodolooooo mtão! oxê mora no meu tum tum para sempre!.*-*

    ResponderExcluir
  5. Não existem palavras para definir quâo iluminada voce é. Tem um ditado assim : " Deus nâo dá a lâ que o carneiro nâo pode carregar". Voce é uma lutadora, vencedora. Parabens, parabens, parabens.
    Beijos
    Cilmara Baptista

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog e pelo belo depoimento...

    Também possuo Polipose Adenomatosa Familiar, mas não sou ostomizado, apenas realizei Colectomia Total... Tenho 23 anos, mas precisei fazer quimioterapia, e foi lá que conheci vários ostomizados e percebi como eles possuem uma vida normal... Lembro que minha mãe chorou bastante quando o médico falou que talvez necessitasse fazer uma ostomia provisória. Mas hoje vejo se caso necessitasse não seria um grande problema.

    ResponderExcluir