E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

sábado, 8 de outubro de 2011

Um lindo depoimento

Muitas vezes, por pequenos motivos, reclamamos da nossa vida, ficamos desanimados, ou até achamos que a nossa vida acabou, mas algumas pessoas nos mostram como superar os desafios, lutar pela vida,  e ser mais feliz após a realização da ostomia. Acompanhe o depoimento da Juliana.



Em 2001 me foi “apresentada” a reto colite ulcerativa... Na época tinha 21 anos, e confesso que não dei muita importância ao fato, só queria que aquele pequeno sangramento durante as evacuações acabassem.
E assim aconteceu durante 8 anos, pequenos sangramentos, constipação, tomava a medicação, e logo melhorava.
Mas foi em abril de 2009, que os sinais e sintomas da doença realmente se manifestaram, diarréia intensa, perda de peso, sangramento... mas dessa vez custou a melhorar, fiquei mais ou menos 2 meses pra me recuperar.
Mas em outubro desse mesmo ano, em uma inesquecível manhã do dia 30, acordei com uma cólica que eu nem consigo explicar a intensidade daquela dor, fui para o hospital e fui internada... e foi aí que tudo começou:
Depois de 4 dias fui para UTI... com hemorragia grave, infecção, pneumonia, foram quase 50 dias... eu não me reconhecia mais, abdome muito distendido, fiquei muito inchada por causa dos corticóides, sem alimentação V.O. (via oral), parecia que era uma situação que não tinha fim... até aquele momento, por 2 vezes meus familiares foram preparados pelos médicos que poderia acontecer o pior... quase me perderam por causa de uma pneumonia, fiquei entubada por uns 3 dias, foi “punk”... além do proctologista me acompanhando, tinha um infectologista, gastro, nutricionista, fisioterapia respiratória, tive que praticamente reaprender a andar, porque fiquei muitos dias deitada, enfim... tratamento multidisciplinar.
Mas não acabou por aí, quando todo mundo achava que eu estava me recuperando, de repente piorei, tive que ir às pressas para o centro cirúrgico. Aquele dia confesso que eu estava esgotada de tudo que estava acontecendo... pedi pra Deus que me levasse e acabasse com toda aquela situação... Mal sabia que depois de tudo aquilo é que viria a grande lição da minha vida... e por mais uma vez, minha vida foi definitivamente entregue nas mão de Deus. E enfim fui apresentada ao “tal” estoma, a bolsa de ileostomia, fui submetida a uma colectomia total, eu nem sabia que tudo isso existia, foi um choque, eu estava tão despreparada pra tudo aquilo.
Mas foi surpreendente a minha recuperação... depois da cirurgia comecei a melhorar, e depois de uns 15 dias tive alta.
Depois de 20 dias da cirurgia eu já estava trabalhando novamente; com 30 dias eu estava na praia, com 45 dias na academia (meu médico que não leia isso!!!), ou seja, Deus tampou seus ouvidos quando eu pedi aquele absurdo pra Ele, e no entanto me deu uma força de superação que eu nem imaginava que existia dentro de mim... saí daquele hospital com sede de vida... de aproveitar minuto a minuto!!!
Hoje depois de quase  2 anos, continuo muito bem, vivendo uma vida normal e sem limitações, meu médico já me “liberou” a uns 7 meses para fazer a primeira etapa da reconstrução ( a bolsa ileal em J)... mas estou esperando a coragem aparecer pra encarar mais esse desafio.
É importantíssimo eu comentar sobre o apoio que eu tive nessa minha experiência... meus pais maravilhosos, que pararam de viver a vida deles pra ficar ao meu lado naquele momento, meus irmãos e amigos, aos meus médicos ( Dr. Desidério e equipe do Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos) e em especial ao meu MARIDO... ali ele mostrou o significado do que é o amor, do companheirismo, do que é amar o interior independente do que está por fora... aqueles joelhos calejaram de tanta oração!!!
Hoje sou uma pessoa muito melhor... E vivo minha condição de ostomizada sem fronteiras!!!

Obs: Eu mandei essa foto porque ela tem um significado especial... antes da minha internação eu e meu esposo estávamos programando essa viagem... era um sonho conhecer esse lugar... e quando eu estava lá na UTI meu marido me levou uma revista mostrando sobre o lugar, pra que eu planejasse nossa viagem... foi num período que eu estava muito mal... eu tinha dúvida se isso realmente seria possível... mas foi!!! E aí está meu símbolo da vitória... Cancún com direito a marquinha de biquini e tudo mais!!!

17 comentários:

  1. Esse é um pedacinho da minha história!!! Parabéns meninas pela iniciativa, por dedicarem seus tempos para trazer informações e os depoimentos que sempre nos acrescentam algo positivo!!! bjsss da Jú!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, você fez a reconstrução?

      Excluir
    2. Ju, você fez a reversão? Como foi?

      Excluir
    3. Obrigada pelo retorno. Meu pai fez no dia 05/04/17, no dia 07/04/17 teve uma grave complicação e foi operado novamente em 09/04/17, voltando a colostomia. Naveguei pelo site procurando se vocês conhecem aquela bolsa que parece um botão que vende nos EUA e que possibilita ir à praia. Vi que tem um artigo apenas para mulheres. Vocês conhecem algum para homens? Graças à Deus meu pai sobreviveu e está se recuperando do trauma que foi essas duas cirurgias, idas e vindas ao hospital e dias na UTI. Parabéns pelo blog e feliz em ler esse depoimento da Ju.

      Excluir
    4. Mei, acredito que essa bolsa que você está falando que parece um botão, pode ser o tampão, que se coloca após fazer irrigação. A irrigação nós explicamos neste post: http://ostomiasemfronteiras.blogspot.com.br/search?q=irriga%C3%A7%C3%A3o
      Neste outro link, tem uma foto do tampão. Vê se é esse!
      http://www.ostomizados.com/artigos/tania_lima/irrigacao.html
      Obrigada por nos visitar!!!
      Beijos

      Excluir
  2. Uhul! Que máximo Jú, esse seu exemplo de superação nos faz crescer e nos torna mais forte!Tu és muito poderosa, amiga.
    Vc é realmente um exemplo de superação!
    Lindo seu depoimento deixado aki no blog ostomia sem fronteiras, sua foto esta lindaaa, perfeita...
    Amiga, fico tão feliz por vc...és uma guerreira
    Nunca se esqueça: DEUS está conosco, saiba que cada momento da vida, cada lágrima caída, cada sorriso dado, está tudo anotado no diário de
    Deus...e pode ter certeza que nem um segundo Ele esqueceu de anotar, anotou suas lutas, seus choros ...mas com um detalhe, Ele não esqueceu de anotar o dia de sua vitória!
    Te amo do fundo do meu coração!!!
    EU SOU SUA FÃ!
    obrigada por dividir essa sua experiência com a gente, tah!
    Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rose, tudo que você disse eu assino em baixo! A Jú é um exemplo! bjus para você, Jú, e todas.............

    ResponderExcluir
  4. Belíssima história de superação, amor, vontade de viver.

    ResponderExcluir
  5. Somos as menina super-PODEROSAS
    somos decidida, somos muito CORAJOSA
    somos guerreiras, somos DELICADAS
    Somos otimista , somos ESPECIAIS!
    As muralhas que pudermos sempre derrubamos, e aquelas que não derem, Deus põe no chão
    Somos as meninas super-PODEROSA
    somos um exemplo de MULHERES*-*
    somos amigas de personalidade,
    Somos as menina super-PODEROSAS
    não somos convencidas
    Mas somos GOSTOSAS...srrrsr

    ResponderExcluir
  6. Ju,
    Parabéns por ser essa pessoa linda, forte, feliz, amiga... Você é uma pessoa muito especial!
    Obrigada por ser minha amiga!
    Beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  7. Ainda existem pessoa que simplesmente não vão á praia, piscina....Por tal gordurinha, celulites, estrias.......Parabéns a vc querida. Linda foto!!!
    Bj de muita paz

    ResponderExcluir
  8. Que vitória!! Linda história! Parabéns, querida!! Continue...

    ResponderExcluir
  9. Este questionário faz parte de um projeto com o objetivo de desenvolver uma peça destinada a pessoas Ostomizadas.
    Isso nos ajudará a aprimorar a peça e priorizar as necessidades adequadas.

    Questionário
    Você vai à praia, piscinas, cachoeiras, parques aquáticos?

    Se não vai, por quê?

    Quando tem contato com a água causa algum desconforto?

    O que você faz para não entrar água na bolsa?

    Qual traje de praia causa desconforto?


    Na água a bolsa fica balançando no abdômen?


    Como você faz para esvaziar a bolsa?

    clara.vestuario07@gmail.com (aguardo contato)

    ResponderExcluir
  10. Coloquei a bolsinha faz 1 semana...ainda estou apavorada com essa situaçao..medo...constrangimento...nao tô sabendo lhe dar com isso...preciso de ajuda

    ResponderExcluir
  11. Oiii, vc fez a reversão?
    Estou c a bolsa e gostaria de saber sua experiência pós ostomia? Isso se se vc fez a reversão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...td bem? A Ju, optou por não fazer reversão. Mas ela está super bem!

      Excluir