E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

sábado, 15 de outubro de 2011

A companhia de parentes e amigos é essencial para a qualidade de vida do ostomizado!

Pensar em qualidade de vida leva a refletir sobre tudo aquilo que se relaciona com o grau de satisfação, felicidade e bem-estar.

Quando o diagnóstico do paciente apresenta necessidade de se realizar ostomia, acende-se uma luz vermelha e os sentimentos confusos, de medo, ansiedade, vergonha, rejeição...podem tomar conta, tanto do paciente quanto dos familiares. É nessa hora que todos precisam parar e respirar, para conseguir ponderar as medidas que serão necessárias e principalmente entender a doença, o tratamento, a cirurgia e os efeitos colaterais (no caso de tratamento com quimioterapia).

Nessa fase o paciente precisa de todo apoio dos familiares, amigos e médicos. Uma relação aberta com as pessoas mais próximas facilita a readaptação no estilo de vida. Além disso, compartilhar os anseios e sentimentos ajuda a reorganizar as idéias e mantém o psicológico forte, o que facilita a aceitação e adesão ao tratamento e à cirurgia de ostomia.

Muitas vezes, neste momento, o paciente deixa de lado o lazer e se fecha em seu mundo. Porém, o lazer é muito importante para o bem-estar físico e psíquico do ser humano, não só como fonte de prazer, mas, inclusive, para a criação e manutenção de relações sociais.

A vida cotidiana pode ser vivida normalmente pela pessoa portadora de ostomia, às vezes, com algumas restrições. Embora a condição imponha algumas limitações às atividades diárias, com a ajuda de familiares, é possível a pessoa com ostomia ter qualidade de vida. Porém, essa qualidade está fundamentada nas características pessoais, sociais e culturais da pessoa e de sua família.

É fundamental compreender as modificações que ocorrem na vida da pessoa que vive com ostomia e como ela vivencia todo este processo, para prestar um apoio mais efetivo. Com o passar do tempo a pessoa ostomizada desenvolve estratégias de enfrentamento, com as quais passa a lidar em relação aos problemas ou às alterações cotidianas ocorridas em função da ostomia.

Percebe-se que muitas vezes não há alteração em relação às atividades de lazer que são consideradas passivas, como por exemplo, cinema, TV, leituras entre outras. Porém, no que se referem às atividades consideradas “ativas”, como viajar, realizar algum tipo de esporte, o mesmo não acontece. As razões para tais restrições prendem-se com a insegurança derivada da qualidade dos dispositivos, problemas físicos, dificuldades em higienizar a bolsa, vergonha e medo de problemas gastrintestinais.

O incentivo da família e dos amigos para que o ostomizado retorne logo a sua vida social é essencial para melhorar a sua qualidade de vida, além disso, aproveitar o tempo com atividades em família e com amigos pode fazer toda a diferença durante o processo de tratamento e adaptação.

Algumas dicas podem ser úteis para aproximar a família, os amigos e a pessoa que precisa de carinho e atenção especial durante o tratamento e a fase de adaptação: Atividades ao ar livre (caminhadas leves, piquenique...o contato com a natureza e o ar puro pode ser revitalizante), passeios culturais (cinema, teatro, museu são excelentes opções para distrair), jogos de tabuleiro (xadrez, jogos de estratégia...são excelentes por estimularem o raciocínio).

Referências:

BARREIRE ,Simone G., OLIVEIRA, Olcinei A., KAZAMA, Wilma, Miako, KIMURA, SANTOS, Vera L.C.G.. Qualidade de vida de crianças ostomizadas na ótica das crianças e das mães. J. Pediatr. (Rio J.) vol.79 no.1 Porto Alegre Jan./Feb. 2003

 

BELLATO, Roseney, MARUYAMA, Sonia Ayako Tao, SILVA, Carla de Moraes, CASTRO, Phaedra. A condição crônica ostomia e as repercussões que traz
para a vida da pessoa e sua família. Cienc Cuid Saude 2007 Jan/Mar;6(1):40-50.

CASCAIS, Ana Filipa Marques Vieira, MARTINI, Jussara Gue, ALMEIDA, Paulo Jorge dos Santos. O impacto da ostomia no processo de viver humano. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2007 Jan-Mar; 16(1): 163-7.

RNIERI, André; CAVALCANTI, Bruno; CARVALHO, Mariane. Como aproveitar mais a família. Giro na medicina simples olhar. N.1. 2011 fev. 

Um comentário:

  1. Muito legal esse novo post!!! Acredito que um dos pontos principais para a qualidade de vida do ostomizado é a ACEITAÇÂO... pois assim continuamos a viver nossa vida sem deixar de fazer as atividades que nos davam prazer, dentro do limite de cada um. bjssss meninasss!!!

    ResponderExcluir