E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

terça-feira, 8 de abril de 2014

Depoimento de Selma Torquete

Sou Selma Torquete tenho 52 anos e sou portadora de uma ileostomia há 09 anos, devido a uma doença inflamatória chamada "Retocolite Ulcerativa".
Não tenho dúvida de que Deus agiu na minha vida desde o início do meu tratamento, colocando na minha vida médicos dedicados. Primeiro foi o Dr. Galdino Formiga (proctologista do Hospital Heliopolis - SP) em 1985, que descobriu meu diagnóstico e iniciou meu tratamento. Nesta época eu fiz uma cirurgia, onde foi tirado uma parte do meu intestino grosso.
Anos mais tarde conheci o Dr. Idblan C. Albuquerque, também proctologista do Hospital Heliopolis - SP, que deu continuidade ao meu tratamento. E no final de 2004, depois de alguns exames e biopsia, o Dr. Idblan me disse que seria necessário fazer uma cirurgia e que eu correria o risco de usar uma bolsa coletora.
O meu mundo caiu!!! Eu não aceitei, sofri muito. Então o Dr. Idblan, como sempre atencioso, apresentou-me a Associação Dos Ostomizados do Município de São Paulo. Eu fui acolhida com muito carinho pelo grupo, principalmente pela Presidente que na época era a Sra. Ângela. Ela deu todo o apoio e orientação a mim e minha família.
Em fevereiro de 2005 fui para cirurgia confiante, pois sabia que estava em boas mãos e voltei da cirurgia com uma ileostomia provisória. E apesar das dores, fiquei feliz, pois acreditava que aquela situação seria temporária.
A recuperação foi lenta e sofrida. E depois de 04 meses fiz a reversão, achei que estava tudo bem, que o pior já tinha passado, mas me enganei, o sofrimento estava apenas começando. Eu tive muitas cólicas, o intestino não funcionava, vivia internada com fortes dores, sofri muito.
Até que um dia fui carregada pelo meu pai e minha irmã para o "PS" do Hospital Heliopolis, com muita dor e sem reação, achei que tinha chegado minha hora. Fui examinada pelo Dr. Idblan e ele disse que iria me internar para uma nova cirurgia, e que eu poderia voltar dela com uma ou duas bolsas coletora, somente na hora da cirurgia que ele saberia ao certo.
Em agosto 2005, eu fui novamente para a cirurgia, agora com muito medo, pois estava fraquinha pesando 39 quilos. Eu achei que não resistiria, minha família e amigos entraram em oração, pois só DEUS poderia me salvar. A cirurgia desta vez foi mais complicada, meu reto e intestino grosso foram amputados, voltei então da cirurgia com uma ileostomia definitiva. Eu fiquei arrasada, deprimida, sem vontade de viver.
Minha família e amigos sempre acreditando, não descuidavam de mim. Eu fui cercada de carinho e amor por todos, e aos poucos passei a acreditar que minha vida poderia mudar.
Com muita fé e com o apoio da minha família, amigos e também do Dr. Idblan que cuidou de mim e ainda cuida, superei tudo!
Hoje estou aqui contando minha história, e reconhecendo que hoje sou muito mais feliz, porque hoje eu valorizo minha vida, sei quanto ela é preciosa, por isso vivo a vida a cada momento, deixo a tristeza para trás, passeio com minhas amigas "Crohnistas da Alegria", com minha família, vou á praia, piscina, danço, me divirto um bocado, não faço dieta e como de tudo, é claro que às vezes dá um revertério, mas o importante é "ser Feliz".
Agradeço a Deus pela minha cura e por colocar em minha vida anjos como DR. IDBLAN C. ALBUQUERQUE e minha família e amigos, pois eles foram essenciais na minha recuperação.

Obrigada a todos!
Selma Torquete

3 comentários:

  1. Família é tudo! Q Deus continue te dando essa força e confiança. O melhor de tudo é viver. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Selma!!! Não sabia que possuia um blog, li seo depoimento e de fato vc é uma guerreira...me emocionei.Parabéns. Me ajudou bastante a ter mais garra. Adorei a foto, eu, minha filha e minha mãe. bjs Mábily ( paciente do hospital heliopolis e Crohnista da alegria)

    ResponderExcluir
  3. Sou Maria Ester Torquete da Silva Oliveira irmã da Selma Torquete foi tudo isso e um pouco mais so nao foi pior pq ela tem uma força de vontade de viver que ninguém jamais tem.E deixou de dizer que todos familiares e amigos temos maior orgulho de te la em nosso convívio e com tudo isso que viveu ela e uma pessoa admirada e amada por todos que a conhece, sempre muito prestativa e solidaria com pessoas que as vezes mal conhece.Faz muito mais pelos outros do que fizemos e fazemos por ela.Porque eramos e somos muito servindo ela e ela serve muitos.Quem não sabe os desafios que ela passou nem imagina que nesta pessoa frágil existe tanta estoria e tanto aprendizado que ela compartilha. E qdo sofre sofremos com ela. Deus não poderia escolher outra pessoa para receber tamanha bênção que ela recebeu e ter uma vida normal, sempre muito alegre, vaidosa, linda, maravilhosa causando ate intriga com as invejosas kkk mas nada que ela não domine.Mana não sei se poderia escrever de anônimo não tenho nada pq estarei sempre presente ma sua vida assim como VC está presente na vida de cada dos familiares amigos e conhecidos que nao sao poucos. .Dando conselhos com suas experiencias spre com muito carinho e preocupação . Bjs te amamos... Lembre se que o mundo pode até fazer chorar mas Deus e nos queremos sorrindo...

    ResponderExcluir