E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Dicas para aumentar a durabilidade da placa/bolsa

Christiane e Cláudia Yamada

Nós podemos dizer que uma das maiores “satisfações” para uma pessoa ostomizada é ter uma boa adaptação da bolsa de ostomia, pois com isso, consequentemente terá maior durabilidade, menor chance de infiltração e assadura na pele.

A durabilidade varia muito de pessoa para pessoa, pois depende do “estado” da pele, do tipo de estoma (retraído ou não) e a sua localização, além de outros fatores, e também depende do tipo e do modelo da bolsa.

O ideal é que a bolsa de ostomia dure pelo menos 3 dias, pois quanto mais frequente for a sua troca, maior será a possibilidade de se ter irritação ou até mesmo lesão na pele.
Para que a placa da bolsa de ostomia se fixe corretamente e por mais tempo, é muito importante tomar alguns cuidados:

- Utilize a placa mais adequada para a sua ostomia! Se ela for retraída a melhor opção será a convexa. Quando se utiliza a placa plana em um ostoma retraído, a sua durabilidade é pequena (as vezes não dura nem uma hora) e a chance de se ter infiltração e assadura é muito grande. Também é importante prestar atenção na localização do ostoma. Se ele estiver próximo à costela ou crista ilíaca (ossinho do quadril), pode ser que a flange da placa/bolsa tenha que ser menor!!!

- Faça o recorte da placa de acordo com o tamanho do seu ostoma, pois se o orifício ficar muito grande poderá causar assaduras na pele, além de ter grande possibilidade das fezes e/ou urina infiltrarem, fazendo com que a placa se solte com mais facilidade. Portanto, nunca coloque uma placa com o recorte grande!!! Se isto acontecer, preencha o espaço entre o estoma e a placa com a pasta (com ou sem álcool), que irá proteger a sua pele e evitar as infiltrações!!!

- Lave e enxague muito bem a pele ao redor do ostoma! Uma dica muito importante é evitar o uso de sabonetes com hidratantes ao redor do estoma, pois pode prejudicar a adesão da placa na pele.

- Seque bem a pele, principalmente ao redor do ostoma, pois se estiver úmida, ou mesmo transpirando, prejudicará a adesão da placa. Se for necessário utilize o secador com ar frio.

- Se você tiver a pele ao redor do estoma irregular, utilize a pasta com álcool ou a barreira protetora sem álcool (caso você tenha alergia da pasta com álcool) para nivelar essas irregularidades.

- Se você estiver com assaduras ao redor do ostoma, utilize o pó protetor de pele! Geralmente quando a pele está com assaduras, ela fica úmida e a placa não cola adequadamente. Esse pó protetor adere às áreas úmidas e formará uma barreira protetora que cobrirá e protegerá a sua pele contra irritações causadas pelas fezes e/ou urina, além de melhorar a fixação das placas. Porém é muito importante que você retire o excesso, pois caso contrário a placa não irá colar.

- Os homens que tiverem muitos pelos no abdômen, podem apará-los para melhorar a fixação e troca da placa. Porém tome muito cuidado para não machucar o seu ostoma.

- Após trocar a placa, evite fazer movimentos bruscos e espere um tempo, até a placa colar bem na sua pele.


Se mesmo com estas dicas, a sua placa/bolsa continuar se soltando com muita facilidade, procure um enfermeiro estomaterapeuta, ele é o profissional mais indicado para te ajudar neste momento! Pode ser que seja necessário mudar o modelo e/ou marca da bolsa que você usa.

81 comentários:

  1. Obrigada pelas informações é de grande ajuda, sou ostomisada a mais de um mês mais ou menos e será provisória e minha pele está bem machucada, muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nara,
      Boa noite!!!
      Espero que sua pele melhore logo!!!
      Beijos

      Excluir
    2. Por gentileza meu pai está usa do a bolsa há 3 meses, agora a pele onde fica fixada o adesivo está com uma textura fina, e não está fixando a bolsa como antes. Estamos desesperados, sem a saber o que fazer. Nos estamos usando a cola e as vezes o spray, mesmo assim não está mais resolvendo. Poderiam nos ajudar?

      Excluir
    3. Boa noite, td bem?
      Eu acredito que o ideal seria o seu pai passar em avaliação com a(o) enfermeira(o) estomaterapeuta do polo onde vocês pegam os materiais para que ele(a) avalie a pele do seu pai, e verifique qual o melhor material tanto da bolsa, qto das pastas, spray para o seu pai. Ou vcs podem também estar entrando em contato com os seguintes laboratórios e solicitar a visita de um enfermeiro estamterapeuta para avaliação, essa primeira visita é gratuita.
      - Hollister do Brasil, com o Programa de Atendimento ao Estomizado QualiVida
      0800 778 1000

      - Convatec, com o PPA – Programa de Primeiro Atendimento ao Ostomizado
      0800 7276 115

      - Coloplast, com o Programa Ativa
      0800 285 8687

      Espero ter ajudado vocês!
      Um grande abraço!

      Excluir
    4. Olá, gostaria de saber se alguém fez a reversão da ilestomia ?
      Qual médico pra indicar SP ?

      Excluir
    5. Eu fiz com o Dr. Rubens Barreto do Hospital Beneficencia Portuguesa.

      Excluir
  2. Uso bolsa de colostomia a muitos anos e sempre durava até 7 dias a marca colo plást agora mudaram e a mesma marca mais um material menos flexível tem vez que não dura nem 2 horas sendo que uso da mesma maneira da anterior o que faço já tô ficando desesperado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, boa noite!
      Vc já tentou usar placa de outras marcas para ver se você se adapta e se dura mais tempo?
      Abraços

      Excluir
  3. Uso colostomia a vários anos e era difícil apresentar poplemas uso a marca coloplast sempre durava até 7 dias era um material mais flexível agora a mesma marca mais um material mais duro as vezes não dura nem 3 horas o que eu devo fazer desde já obrigado

    ResponderExcluir
  4. Uso colostomia a vários anos e era difícil apresentar poplemas uso a marca coloplast sempre durava até 7 dias era um material mais flexível agora a mesma marca mais um material mais duro as vezes não dura nem 3 horas o que eu devo fazer desde já obrigado

    ResponderExcluir
  5. Uso a mais de 1 ano,a minha é definitiva,tenho ainda alguns problemas,estou usando a da hollister convexa,pois a plana deu problemas,mais meu estoma nao é retraido,espero que ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria Carolina, com certeza seu comentário ajudará muitas pessoas!
      Obrigada por nos visitar!
      Abraços

      Excluir
  6. Bom dia...meu pai usa bolsa há 4 anos...Durante a madrugada está vazando xixi...a placa não descola da pele mas o xixi vaza...Você poderia me ajudar explicando o porquê? Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda,
      Boa noite!!!
      Será que a bolsa não está com defeito? Ou talvez ficando muito cheia?
      Eu realmente pensei nessas duas opções...mas não sei te explicar o motivo do por quê a bolsa está vazando!
      Obrigada por visitar o nosso blog!!!
      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Minha mãe usa bolsa há 2 meses e sempre estamos casos de vazamento. Usamos pomada mas acho que nosso erro é na medida do corte pois a pele dela está flácida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaeny,
      Boa noite!!!
      Pode ser a medida do corte ou o tipo de placa que pode não ser o mais adequado!
      Os principais laboratórios que produzem equipamentos para as pessoas ostomizadas possuem programas que as auxiliam, oferecendo uma primeira visita gratuita de um profissional de saúde habilitado (enfermeiro estomaterapeuta), para orientá-los em relação ao uso correto dos equipamentos, além de doar um kit com produtos. Agende uma visita com um ou mais laboratórios! É só ligar para o 0800 do laboratório.
      Entre os principais laboratórios, podemos citar:
      - Hollister do Brasil, com o Programa de Atendimento ao Estomizado QualiVida
      0800 778 1000
      - Convatec, com o PPA – Programa de Primeiro Atendimento ao Ostomizado
      0800 7276 115
      - Coloplast, com o Programa Ativa
      0800 285 8687
      Um grande abraço

      Excluir
  8. Cuido de uma senhora ostomizada, e o medico dela deu a dica da clara de ovo como protetor da pele, deixe secar bem , forma uma camada fina de proteção igual à aquele spray carinho da farmácia . Aquecer bem a placa de borracha nas maos e coloca-la e depois massagear com movimentos circulares principalmente bem proximo ao ostoma , ajuda na fixação da bolsa .Tem dado certo, dura quase 1 semana. Valdete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Valdete!!! Obrigada pela dica! Bjs

      Excluir
    2. Uso o mesmo método da Valdete,clara de ovo tem dado certo.

      Excluir
    3. Uso bolsa de ileostomia a 2 meses e já não aguento tanta dor devido de muitas assaduras em volta do estoma já tentei de TD mais so piora o que faço me ajudem dor orrivel dimais o líquido sai chego chorar de dor

      Excluir
    4. Boa noite, posso imaginar a dor, tb passei por isso você! No meu caso, precisei passar em avaliação com uma enfermeira estomaterapeuta, para descobrir que a bolsa que eu estava usando não era adequada para o meu estoma, que era retraído. Então te oriento a passar em avaliação com a(o) enfermeira(o) estomaterapeuta do polo onde você pega os materiais para que ela avalie o seu estoma e a sua pele, ou entre em contato com os seguintes laboratórios e solicite a visita de um enfermeiro estamterapeuta, essa primeira visita é gratuita.
      - Hollister do Brasil, com o Programa de Atendimento ao Estomizado QualiVida
      0800 778 1000

      - Convatec, com o PPA – Programa de Primeiro Atendimento ao Ostomizado
      0800 7276 115

      - Coloplast, com o Programa Ativa
      0800 285 8687

      Excluir
  9. chellegulity@hotmail.com6 de junho de 2018 às 11:19

    Tem 1 mês que minha mãe está operada e com coslostomia,mais não sei o que fazer a bolsa não fica na pele dela solta pois está muito assada tô desesperada pois não sei o que fazer.estou usando pomada algodão em volta e falida.me ajude

    ResponderExcluir
  10. Meu marido esta usando a quase um més ele é deficiente visual ele não esta se adaptando com a bolsa vasa muito e o cheiro incomoda muito ele

    ResponderExcluir
  11. Meu marido esta usando a quase um més ele é deficiente visual ele não esta se adaptando com a bolsa vasa muito e o cheiro incomoda muito ele

    ResponderExcluir
  12. Rose Marie carpovicz29 de junho de 2018 às 15:27

    Oi. Minha mãe está usando faz 4 dias. Porém já usou a 4 anos atrás por um ano. Tivemos problemas pq fez rádio. E a pele não segurava a placa. E agora nosso martírio começou. Já coloquei duas hj e está rompendo. Ela tem o ostoma retraído. Outra vez tentei a convexa sem sucesso tbm. Agora minha mãe está acamada. ..Com confusão mental. Estou perdida. Moramos interior do Paraná . Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Estou usando bolsa de urostomia a quase um mês,e não tô conseguindo me adaptar,pois vaza muito,tem dia q troco até duas vezes,me ajudem por favor,se tem algum meio de não vazar tanto 😭

    ResponderExcluir
  14. Estou usando uma bolsa de ileostomia a 2 meses e minha pele está com muita assadura inclusive dentro do estômago já tentei de TD e nada melhora sinto muitas dores quando sai o líquido dor terrivet chego chorar de dor piis está muito queimada a pele alguém sabe me dizer o que fazer por favor obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Boa noite, posso imaginar a dor, tb passei por isso você! No meu caso, precisei passar em avaliação com uma enfermeira estomaterapeuta, para descobrir que a bolsa que eu estava usando não era adequada para o meu estoma, que era retraído. Então te oriento a passar em avaliação com a(o) enfermeira(o) estomaterapeuta do polo onde você pega os materiais para que ela avalie o seu estoma e a sua pele, ou entre em contato com os seguintes laboratórios e solicite a visita de um enfermeiro estamterapeuta, essa primeira visita é gratuita.
      - Hollister do Brasil, com o Programa de Atendimento ao Estomizado QualiVida
      0800 778 1000

      - Convatec, com o PPA – Programa de Primeiro Atendimento ao Ostomizado
      0800 7276 115

      - Coloplast, com o Programa Ativa
      0800 285 8687

      Excluir
  15. Minha vó está ileostomizada há 40 dias e a bolsa não fica ,mto assada não dá para por a bolsa aí tô pondo fralda mas aí só vai assando mais pelo vontatc do líquido c a pele n sei mais o que fazer,se houver alguma coisa me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, o que curou minha assadura foi passar babosa no local que já estava limpinho e deixar secar, depois passar o pó pra colostomia, tirar o excesso do pó e colar a placa.
      Boa sorte

      Excluir
    2. Ola, o que curou minha assadura foi passar babosa no local que já estava limpinho e deixar secar, depois passar o pó pra colostomia, tirar o excesso do pó e colar a placa.
      Boa sorte

      Excluir
    3. Dede porfavor me chama no zap. qual esse pó?
      porfavor me chama no zap 03181986783566. 🙏

      Excluir
    4. Olá, boa noite! Td bem? Eu acredito que seja o Adapt Pó Hidrocolóide - Hollister
      Um grande abraço!

      Excluir
  16. Boa tarde!!!
    Eu te orientaria a entrar em contato com os principais laboratórios (vou te passar o contato) para a sua avó passar em avaliação com um(a) enfermeiro(a) estomaterapeuta, para avaliar como está a pele da sua avó, avaliar qual é o melhor placa para o estoma dela (convexa....plana...).
    Para amenizar essa situação, os principais laboratórios que produzem equipamentos para as pessoas ostomizadas possuem programas que as auxiliam, oferecendo uma primeira visita gratuita de um profissional de saúde habilitado (enfermeiro estomaterapeuta), para orientá-los em relação ao uso correto dos equipamentos, além de doar um kit com produtos, e orientá-los ao núcleo, Associação dos Ostomizados ou Posto de Saúde mais próximo para se cadastrar e pegar os materiais gratuitamente todos os meses.
    Para agendar a visita é só ligar para o 0800 do laboratório.
    Entre os principais laboratórios, podemos citar:
    - Hollister do Brasil, com o Programa de Atendimento ao Estomizado QualiVida
    0800 778 1000
    - Convatec, com o PPA – Programa de Primeiro Atendimento ao Ostomizado
    0800 7276 115
    - Coloplast, com o Programa Ativa
    0800 285 8687
    Entre em contato com um ou com os três laboratórios para uma avaliação e ver qual marca sua avó se adapta melhor!
    Melhoras para a sua avó!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  17. Oi minha filha tem 10 dias de vida e está internada na neonatal, está muito assada em volta do estoma,e as enfermeiras nao estao conseguindo fixar na pele dela, e quando consegue dura apenas 10 minuto...ja está até sangrando na parte da lesão...to desesperada nao aguento ver ela ter que p@ssar porisso tão pequena, a hora que poe a mao la ela ja começa chorar...
    As enfermeiras nao sabe mais oque fazer pra melhorar...esta usando o pó na lesao...ja tentou 2 tipo de bolsa!
    Vc pode me ajudar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pergunte ao hospital, se vc pode pedir a visita de um enfermeiro estomaterapeuta (especializado em ostomia) de algum dos seguintes laboratórios:
      - Hollister do Brasil, com o Programa de Atendimento ao Estomizado QualiVida
      0800 778 1000
      - Convatec, com o PPA – Programa de Primeiro Atendimento ao Ostomizado
      0800 7276 115
      - Coloplast, com o Programa Ativa
      0800 285 8687
      A primeira visita é gratuita, e o enfermeiro estomaterapeuta é o mais indicado para avaliar a pele, a melhor placa, ensinar como trocar a placa...
      Espero ter te ajudado!
      Desejo que sua filha se recupere o mais rápido e que tão logo se adapte à alguma placa!
      Grande beijo!

      Excluir
  18. Boa noite.
    Estou imensamente grata a Vocês da Ostomia sem Fronteiras. Por 22 dias tive problemas com a bolsa de ileostomia fornecida pelo convênio. Tinha infiltração e em 16 horas troquei do paciente 6 bolsas. Pedi auxílio para o convênio e, a única coisa que diziam era que deveríamos seguir as orientações dadas. Até que pesquisei na internet e os encontrei, pessoas competentes e solidárias. A Hollister atendeu prontamente o meu chamado. Testamos a plana, mas a convexa foi a solução perfeita para problema. Gratidão. Que Deus abençoe a todos.
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!!!
      Ficamos muito felizes por ter ajudado vocês!!!
      Gratidão por ter compartilhado conosco sua experiência!
      Que Deus abençoe vc e toda sua família!

      Excluir
  19. Estou usando a bolsa de colostomia ha 1 mes. Sei que nao sera facil a adaptacao, agradeco enormemente por vcs existirem. Nao estamos sozinhos !! Gratidao !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fany....estamos juntas!!!
      Nós que agradecemos a sua visita!!!
      Conte sempre conosco!!!
      Gratidão!!!
      Beijos

      Excluir
  20. Estou usando a bolsa de colostomia ha 1 mes. Sei que nao sera facil a adaptacao, agradeco enormemente por vcs existirem. Nao estamos sozinhos !! Gratidao !!!

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, meu marido usa bolsa a três meses, e minha dificuldade está sendo depois da bolsa toda adaptada, bonitinha, ele ficarem repouso por 40 minutos, umas duas horas após a colocação da bolsa ela da tipo uma dobra na placa,logo após já fica esbranquiçada de infiltração, nan estou conseguindo, já tentamos vários modelos, mais a estatura dele é pequena, o estoma ficou bem próximo a costela, e ainda está muito magrinho, com estoma retraído, teria que ser a convexa, mais está machucando,por o aro dela pegar na costela. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!!!
      Eu tb tive essa dificuldade, o meu estoma ficou mto próximo ao ossinho do quadril e tb era retraído! Eu demorei muito para me adaptar. Me adaptei apenas com a placa convexa da hollister com aro (flange) de circunferência menor, de 32mm.
      Entre em contato com os principais laboratórios e solicite a visita de um enfermeiro estomaterapeuta, que ele poderá te ajudar a encontrar a melhor placa. A primeira visita é gratuita!
      - Hollister do Brasil, com o Programa de Atendimento ao Estomizado QualiVida
      0800 778 1000

      - Convatec, com o PPA – Programa de Primeiro Atendimento ao Ostomizado
      0800 7276 115

      - Coloplast, com o Programa Ativa
      0800 285 8687

      Um grande abraço!

      Excluir
  22. Muito bacana esse canal de troca de informações. Minha mãe tem ileostomia a 3 meses. Estou com uma dificuldade enorme de acertar a bolsa. A convexa da Holister não deu certo. A convexa da Coloplast é ótima! Mas mesmo assim ainda vaza de vez em quando. Meu Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá....boa tarde!!! Ficamos muito felizes pela sua visita e comentário!
      Verdade, as vezes até nos adaptarmos é um Deus nos acuda! Vc já tentou de outras marcas, como da Convatec?
      Abraços

      Excluir
  23. Olá..boa noite! Só estomizada a 4 meses vinha dando tudo certo a 15 dias não consigo fica a bolsa minha pele está muito irritada ferida doi muito já não sei o que fazer

    ResponderExcluir
  24. Olá..boa noite! Só estomizada a 4 meses vinha dando tudo certo a 15 dias não consigo fica a bolsa minha pele está muito irritada ferida doi muito já não sei o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!!! Eu tive mto problema de assaduras...alergia, eu usava a placa BRAVA da Coloplast, por baixo da placa de ostomia, por orientação de uma enfermeira estomaterapeuta. Me ajudou muito. O ideal seria que você passasse pela avaliação de um(a) enfermeiro(a) estomaterapeuta! Ele(a) vai saber te orientar melhor sobre qual produto usar!
      Se no local onde você pega o seu material não tiver enfermeiro estomaterapeuta, você pode estar entrando em contato com os laboratórios para solicitar a visita. A primeira visita é gratuita.
      -Hollister do Brasil, com o Programa de Atendimento ao Estomizado QualiVida
      0800 778 1000

      - Convatec, com o PPA – Programa de Primeiro Atendimento ao Ostomizado
      0800 7276 115

      - Coloplast, com o Programa Ativa
      0800 285 8687

      Excluir
  25. Gostaria de agradecer as informações. Meu esposo ostomizou faz 16 dias, graças a Deus que ainda estar funcionando a da coloplast.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que seu marido está bem!!!
      Desejo uma ótima recuperação para ele!!!
      Obrigada por ter visitado o nosso blog!!!
      Um grande abraço!

      Excluir
  26. Moro em cajati SP será que se eu pedir a visita do enfermeiro especializado ele vem por ser cidade do interior?

    ResponderExcluir
  27. Boa noite, eu acredito que sim!!! Liga no 0800 de uma das empresas, e se informa, mas acredito que sim.
    -Hollister do Brasil, com o Programa de Atendimento ao Estomizado QualiVida
    0800 778 1000

    - Convatec, com o PPA – Programa de Primeiro Atendimento ao Ostomizado
    0800 7276 115

    - Coloplast, com o Programa Ativa
    0800 285 8687

    ResponderExcluir
  28. Pessoal, estou usando bolsasa da Hollister para ileostomia e tenho que trocar a cada 03 dias pois vaza, é assim mesmo? Por favor me ajudem pois já estou ficando até com depressão de tanto medo de sair de casa e vazar. Aguardo orientações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!!!
      É normal trocar a cada 03 dias, não porque vaza, mas pela durabilidade da placa, por exemplo, quando é ileostomia, as fezes são mais liquidas e por isso a tendência é durar menos tempo!
      Entre em contato com o pessoal da Hollister, e solicite a visita de um enfermeiro estomaterapeuta, para que ele avalie qual placa é melhor para você, a plana ou convexa (dependendo se o estoma é retraído ou não), o tamanho da flange (dependendo se o estoma está perto da crista ilíaca, da costela...)...As vezes um pequeno detalhe faz toda a diferença. Vou te passar o 0800 da Hollister para vocÊ entrar em contato:
      -Hollister do Brasil, com o Programa de Atendimento ao Estomizado QualiVida
      0800 778 100
      Um grande abraço!

      Excluir
  29. Minha mãe usa a blosinha de colostomia só que está vasando muito rápido possível me horientar ob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, td bem?
      Seria necessário que a sua mãe passasse em avaliação com um(a) enfermeiro(a) estomaterapeuta para avaliar qual a melhor placa e materiais (convexa, plana, tamanho da flange, do corte, pasta com álcool, sem álcool...) para ela!
      Entre em contato com a empresa que fornece o material que a sua utiliza e solicite a visita de um enfermeiro estomaterapeuta, para que ele avalie qual placa é melhor para ela, a plana ou convexa (dependendo se o estoma é retraído ou não), o tamanho da flange (dependendo se o estoma está perto da crista ilíaca, da costela...)...As vezes um pequeno detalhe faz toda a diferença.
      Como eu não qual a marca da bolsa que sua mãe utiliza, vou te passar o 0800 de 3 empresas fornecedoras de bolsas de ostomia para você entrar em contato:
      -Hollister do Brasil, com o Programa de Atendimento ao Estomizado QualiVida
      0800 778 100
      - Convatec, com o PPA – Programa de Primeiro Atendimento ao Ostomizado
      0800 7276 115
      - Coloplast, com o Programa Ativa
      0800 285 8687
      Espero ter ajudado vocês!
      Um grande abraço!

      Excluir
  30. Boa noite, meu irmão esta usando bolsa de colostomia a uns 2 meses sendo que o estoma dele esta muito grande para fora a ponto de ficar muito estofado e forçar a bolsa ate descolar, o estoma esta crescido na horizontal e de uns dias para cá só esta aumentando. Esta dificil para ele por causa do vazamento e para mim também na hora da troca que preciso esperar ate que o estoma entre p dentro para fazer a limpeza ao redor.Socorro preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Seu irmão já passou em consulta para uma avaliação do médico? Provavelmente pode ter ocorrido um prolapso.
      Melhoras para o seu irmão.

      Excluir
  31. Ola bom dia tenho uma filha recenascida que tem esse probleminha o dela e ilostomia a bolsa nao ta fixando ja fiz de tudo e nao to conseguindo o que devo fazer ou vc me sugere outro metodo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Magno! Eu te orientaria a passar a sua filha em consulta com um enfermeiro estomaterapeuta, para que ele avalie qual a melhor placa para a sua filha, pq depende se o estoma é retraído ou não, a localização do estoma, como está a pele da sua filha. E o estomaterapeuta é o melhor profissional para te orientar em relação a isso!
      Como eu não qual sei a marca da bolsa que sua filha utiliza, vou te passar o 0800 de 3 empresas fornecedoras de bolsas de ostomia para você entrar em contato e solicitar a visita de um enfermeiro estomateraeuta:
      -Hollister do Brasil, com o Programa de Atendimento ao Estomizado QualiVida
      0800 778 100
      - Convatec, com o PPA – Programa de Primeiro Atendimento ao Ostomizado
      0800 7276 115
      - Coloplast, com o Programa Ativa
      0800 285 8687
      Espero ter ajudado vocês!
      Um grande abraço!

      Excluir
  32. Olá, sou Eunice, resido em Vitória-ES. Sou ostomisada definitiva há 3 meses. Contactei as enfermeiras dos programas e fui muito bem atendida. Estou em adaptação, estou usando a placa lisa, as fezes são pastosas e estou convivendo com infiltração das fezes. Uso o pó, aplico o spray e coloco na placa uma camada da pasta barreira. Com tudo isso estou enfrentando esse desconforto. Me ajuda por favor. A bolsa que estou usando é de duas peças da coloplast. Uso a sacolinha plástica dentro da bolsa e é descartável, assim a bolsinha fica sempre limpa. Tenho 65 anos, fiz amputação do ânus devido o câncer anal. Obrigada aguardo seu apoio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eunice! Td bem? Eu tive muita infiltração, no meu caso era pq o meu estoma era muito retraído e próximo ao ossinho do quadril. Então precisei usar a placa convexa e cm flange pequena. Talvez seria interessante vc pedir novamente a visita do enfermeiro estomaterapueta, para avaliar qual a melhor placa e tamanho da flange para o seu estoma!Qto tempo tem durado a sua placa?
      Beijos

      Excluir
    2. Tem durado no máximo dois dias. Bebida como vinho, cerveja pode aumentar a frequência das fezes? É necessário proteger a bolsa/placa na hora do banho? E piscina, praia contribuí para a placa descolar?

      Excluir
    3. -Bebida como vinho, cerveja pode sim aumentar a frequência das fezes! A cerveja tb pode fermentar e aumentar os gases e cólica.
      -Não, não é necessário proteger a bolsa na hora do banho, a não ser que vc não queira que fique molhada.
      -Não necessariamente! Algumas pessoas relatam que ajuda até a fixar mais...depende muito da pele, do tipo de bolsa...

      Excluir
    4. Que prazer ter falado com você! Estou me sentindo serena, feliz pela oportunidade de vida através do estoma. Com vc, não estou só. Vc é fantastica e companheira e solidaria. Obrigada de coração. Meu contato está sua disposição. Mande novidades. Deus esteja com vc. ❤️💕🥂💕💕

      Excluir
    5. Eunice...gratidão pelas palavras e pelo carinho! Me emocionou! Tenha certeza de que não está sozinha! Me mande notícias sempre! Fique com Deus tb! Bjs

      Excluir
    6. Olá meninas, estou bem, lidando com as novidades que nos surpreende.
      Vocês podem me informar a lei que diz que os ostomisados são deficientes fisicos?

      Excluir
    7. Ola, que bom que vc está bem!

      De acordo com o Decreto no 5296 de 02 de dezembro de 2004, os ostomizados são considerados pessoas com deficiência física, conforme previsto em seu artigo 5º, parágrafo 1º letra a.

      O link abaixo é referente ao decreto 5296 de 02 de dezembro de 2004!

      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm

      Um grande abraço!

      Cláudia

      Excluir
    8. Obrigada , vou pesquisar e claro, usar meus direitos. Grande abraço e tudo de bom para vcs. Sempre atenciosas. Boa noite Eunice Storch Baumann

      Excluir
  33. Boa noite. Queria saber qtos lavagens aguenta a bolsa da hollister. Pois em dois dias a válvula de ar dela pára de funcionar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celso bom dia! Não sei te dizer quantas lavagens aguenta, mas eu usei a bolsa da Holister e lavava muitas vezes! Entre em contato com eles pelo 0800 778 100, para ter maiores informações! Obrigada pela visita! Abraço

      Excluir
  34. Boa noite. Sou urostomizada a um ano e 4 meses, uso bolsa convexa e sempre troquei a cada 3 dias. De maio para ca, a bolsa esta descolando direito tem vez que não dura nem 24 hrs. Gostaria de ter uma idéia do porque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.....o motivo podem ser vários! O ideal seria vc passar por avaliação de um(a) enfermeiro (a) estomaterapeuta. Vc pode estar entrando em contato no local onde retira as suas bolsa e agendar uma consulta de avaliação ou entrar em contato com um desses laboratórios e solicitar a visita de um(a) enfermeiro(a) estomaterapeuta, para avaliar o motivo pelo qual vc está precisando trocar a bolsa com mais frequência.

      - Hollister do Brasil, com o Programa de Atendimento ao Estomizado QualiVida
      0800 778 1000

      - Convatec, com o PPA – Programa de Primeiro Atendimento ao Ostomizado
      0800 7276 115

      - Coloplast, com o Programa Ativa
      0800 285 8687

      Excluir
    2. Olá também sou urostomizada há 1ano e 4meses.Uso a bolsa convexa da Convatec.foi a que melhor me adaptei.

      Excluir
  35. Meu nome é Suzana. Minha irmã usa bolsa de urostomia há 7 meses. Nos 4 primeiros meses ocorriam vazamentos noturnos direto, era um grande sofrimento, e maior dificuldade para aceitação e adaptação dela à nova condição. Ela foi analisada por duas enfermeiras estomaterapeutas. Trocou-se a base lisa para a convexa, foram realizados os usos de fitas adesivas Brava, pasta de proteção da pele, e até o anel de vedação, e ainda tentamos a adaptação de um outro coletor noturno de urina à bolsa, mas, infelizmente, nada resolveu o problema do vazamento noturno.
    Por fim, decidimos improvisar. Após a troca da base, passamos duas camadas de micropore sobrepostas envolta da base, pegando a pele, visando não causar irritação e, por cima do micropore, uma camada de esparadrapo comum largo. Foi a salvação! Essa aderência impede o vazamento diário ou noturno, dura de 4 a 5 dias, sem trocar a base, podendo higienizar ou trocar somente a bolsa, durante este período. Não solta com o banho. Outra coisa que ajudou também, mas que só usamos a noite, no início, ou quando ela iria sair,é colocar dentro da bolsa de 2 a 3 cápsulas de gelificador (marca Vuelo Pharma - específico para bolsas de ostomias) de forma que a urina se transforma tipo em uma gelatina e evita odores. (Deve servir também para fezes mais líquidas). Espero poder ajudar as pessoas que passam por situação semelhante, ainda que de improviso, até conseguirem uma solução melhor. Se houver dúvida, meu e-mail é: Suzy_fina@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana bom dia! Obrigada por compartilhar conosco a experiência da sua irmã e como vcs se adaptaram! Tenho certeza de que ajudará muitas pessoas! Gratidão!

      Excluir
  36. Estou com colostomia a quase dois meses ..no começo a bolsinha durou 10 dias depois 7 e agora três dias..ela descola na parte lateral ...uso a pomada para melhor aderência mas não tá resolvendo..não tenho assaduras nem irritação na hora do banho protejo pra não molhar a placa...e hoje quando verifiquei vi que tava vasando...troquei é já tá ficando esbranquiçada n borda..provavelmente está descolando...apliquei o mictopori...aceito dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilene, boa tarde td bem? Seria interessante vc passar com uma enfermeira estomaterapeuta para ela avaliar o porque sua placa está soltando mais rápido!

      Excluir