E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

MÃE QUERIDA...MÃE GUERREIRA...MÃE CORAGEM....SIMPLESMENTE NOSSA MÃE!!!

Christiane e Cláudia Yamada

Hoje, viemos especialmente, homenagear uma grande guerreira....a nossa mãe! Não só a nossa mãe, mas a mãe de todos vocês, aquela que sempre nos apoiou, deu força e esteve presente nesta nossa luta!!!
O amor de uma mãe pode ser traduzido em uma única palavra: doação. É a mais completa forma de amor. Um amor que se doa, coloca em primeiro plano o bem-estar, a segurança de um outro ser, que são os seu(s) filho(s). Não só a nossa mãe, como tantas mães em nosso país, olha com lágrimas nos olhos o presente e o futuro árduo de um filho. No rosto de uma mulher que assume a maternidade inteiramente, mesmo diante de tudo o que há de vir, há a presença iluminada de um lado vivo, mas que muitas vezes é esquecido por nós, homens e mulheres: O amor!
A nossa Mãe é a amiga mais verdadeira que tivemos, temos e teremos quando a dificuldade dura e repentinamente cai sobre nós; quando a adversidade toma o lugar da prosperidade; quando os amigos que se alegram conosco nos bons momentos nos abandonam; quando os problemas complicam-se ao nosso redor, ela ainda estará junto de nós, e se esforçará através de seus doces preceitos e conselhos para dissipar as nuvens de escuridão, e fazer com que a paz volte aos nossos corações. E foi exatamente isso que aconteceu quando nós passamos por nossa maior prova de fogo: a ostomia e o câncer!
A ostomia é uma cirurgia de difícil aceitação, porém, não só nós, como muitas pessoas a consideram como a cirurgia da vida, pois além de salvar as nossas vidas, ela também nos devolveu a qualidade dela. Se não fosse possível fazer esta cirurgia, provavelmente a nossa vitória seria muito difícil ou quase impossível. É lógico que no começo não foi fácil a nossa aceitação e nem a adaptação, porém com o tempo, nós fomos nos adaptando e hoje agradecemos muito por estarmos vivos e com saúde, graças a ostomia, a medicina e aos nossos médicos.
A nossa família conheceu o mundo da ostomia há muito tempo, mais de 50 anos. Isso porque somos portadores de Polipose Adenomatosa Familiar (PAF), que é uma das causas que pode levar uma pessoa a ficar ostomizada. Por causa da PAF, o nosso avô paterno e nosso pai foram ostomizados e, infelizmente, ambos já faleceram. E nós, os três filhos, também herdamos a PAF e por isso também passamos por esta experiência, sendo uma definitiva e duas temporárias. Para vocês entenderem melhor o motivo de tanta ostomia na nossa família, vamos falar um pouco sobre a PAF.
A Polipose Adenomatosa Familiar (PAF) é uma síndrome de pré-disposição hereditária ao câncer, tendo como principal característica clínica o surgimento de múltiplos pólipos adenomatosos em cólon e/ou reto, no geral, mil ou mais. Tais pólipos aparecem durante a adolescência ou no começo da vida adulta. Se não monitorada, causa em quase 100% dos casos de câncer colorretal. A prevalência estimada da PAF é 1:10.000, sendo responsável por cerca de 1% de todos os casos de câncer colorretal. O tratamento consiste em minucioso monitoramento, e colectomia total (amputação de todo o intestino grosso), recomendável antes dos 25 anos de idade.
Nós não sabemos em qual geração começou a aparecer o gene da PAF na nossa família, mas a primeira pessoa que nós temos o conhecimento de que teve a PAF, foi o nosso avô paterno. Infelizmente ele faleceu muito cedo e quando isto aconteceu nosso pai ainda era criança. Por isso, ele não tinha o conhecimento de que poderia ter uma doença hereditária e de que era necessário fazer exames preventivos para se evitar que a doença evoluísse para um câncer.
Papai cresceu, sem saber que era portador de PAF, e o seu diagnóstico correto foi muito tardio em 1982, isso porque muitos médicos proctologistas que ele consultou, diagnosticou a doença como hemorroidas! Quando, finalmente, o médico fez o diagnóstico correto, a doença já tinha evoluído para câncer colorretal, e foi preciso retirar todo o intestino grosso, fazer a amputação do reto e confeccionar uma ileostomia definitiva. Nosso pai viveu 14 anos ostomizado.
Durante esses 14 anos, papai teve uma vida normal, trabalhou, viajou, entrou na piscina e no mar, jogou bola, nos educou, ajudou nossa mãe a cuidar de nós..., nem parecia que era ostomizado e aproveitou muito mais a vida que várias pessoas ditas “normais”! Isso só foi possível pela força de vontade dele e também pelo apoio e amor incondicional da nossa mãe.
Papai foi e sempre será o nosso herói e mamãe sempre será nossa guerreira e nossa heroína, se não fosse a sua garra, o seu amor, o seu carinho, o seu apoio, a sua dedicação...por nós, com certeza a nossa trajetória teria sido muito mais difícil e dolorosa!
Além de se desdobrar para cuidar de nós e de papai durante as várias cirurgias e tratamentos oncológicos, ainda teve que “engolir” a sua dor e ser forte para nos dar força quando ele faleceu. Não bastasse tudo isso, teve que ser muito forte para manter a serenidade e nos dar força e apoio durante a fase mais crítica de nossa saúde física e emocional, quando soubemos que teríamos que fazer a cirurgia e também durante todo o pós-operatório e tratamento oncológico.
O ano de 2009 foi o ano mais “difícil” de nossas vidas....o ano em que nós três operamos e conhecemos o verdadeiro mundo da ostomia! Além da cirurgia nós duas também fizemos quimioterapia, pois alguns pólipos evoluíram para câncer. Especialmente neste ano, nossa mãe foi nosso alicerce, foi a pessoa que cuidou de nós, nos ajudou, deu força, apoio, muito carinho e amor! Mesmo em meio a tantas dificuldades ela nunca desistiu, sempre acreditou e teve fé de que tudo iria dar certo e de que nós venceríamos! Diante de tudo isso, podemos dizer que o amor incondicional de uma mãe por seu filho faz milagres..., faz com que ela consiga se desdobrar, se anular, se superar e ser capaz de fazer qualquer coisa por seus filhos!
Mãe, a senhora é nosso anjo sem asa! Aquela que se fosse preciso morreria por nós e mesmo com coração sangrando se doou para cuidar de nós e do papai! A senhora, sempre agindo com sentimento e o amor incondicional nos ajudou a vencer! Somos suspeitas, mas a senhora é a melhor mãe que Deus poderia ter nos dado!!!
MÃE QUERIDA...MÃE GUERREIRA...MÃE CORAGEM....SIMPLESMENTE NOSSA MÃE!!!
Nosso amor, reconhecimento e gratidão são sinceros e verdadeiros! Nós te amamos!!!

Essa é nossa homenagem a todas as mães guerreiras!!!!

8 comentários:

  1. Que lindo texto, linda homenagem. Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  2. Queridas amigas,
    saibam que tenho muito orgulho de tê-las como amigas e mais orgulho ainda de conhecer uma pessoa maravilhosa como a mãe de vocês!
    Amo vocês!
    Yara

    ResponderExcluir
  3. Vocês escrevem super bem, amigas queridas! Dá para sentir todo o amor e respeito que vocês devotam à mãe de vocês e a energia com que escreveram este maravilhoso texto. beijos.

    ResponderExcluir
  4. Uma honra conhecer pessoas de uma família tão unida e guerreira. Uma mãe tão dedicada e amorosa. Realmente, quem conhece entende e quem não, pode imaginar. Parabens a todos voces que mesmo numa luta imensa, nunca perderam o foco e ânimo para seguir......

    ResponderExcluir