E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Dicas para aumentar a durabilidade da placa/bolsa

Christiane e Cláudia Yamada

Nós podemos dizer que uma das maiores “satisfações” para uma pessoa ostomizada é ter uma boa adaptação da bolsa de ostomia, pois com isso, consequentemente terá maior durabilidade, menor chance de infiltração e assadura na pele.

A durabilidade varia muito de pessoa para pessoa, pois depende do “estado” da pele, do tipo de estoma (retraído ou não) e a sua localização, além de outros fatores, e também depende do tipo e do modelo da bolsa.

O ideal é que a bolsa de ostomia dure pelo menos 3 dias, pois quanto mais frequente for a sua troca, maior será a possibilidade de se ter irritação ou até mesmo lesão na pele.
Para que a placa da bolsa de ostomia se fixe corretamente e por mais tempo, é muito importante tomar alguns cuidados:

- Utilize a placa mais adequada para a sua ostomia! Se ela for retraída a melhor opção será a convexa. Quando se utiliza a placa plana em um ostoma retraído, a sua durabilidade é pequena (as vezes não dura nem uma hora) e a chance de se ter infiltração e assadura é muito grande. Também é importante prestar atenção na localização do ostoma. Se ele estiver próximo à costela ou crista ilíaca (ossinho do quadril), pode ser que a flange da placa/bolsa tenha que ser menor!!!

- Faça o recorte da placa de acordo com o tamanho do seu ostoma, pois se o orifício ficar muito grande poderá causar assaduras na pele, além de ter grande possibilidade das fezes e/ou urina infiltrarem, fazendo com que a placa se solte com mais facilidade. Portanto, nunca coloque uma placa com o recorte grande!!! Se isto acontecer, preencha o espaço entre o estoma e a placa com a pasta (com ou sem álcool), que irá proteger a sua pele e evitar as infiltrações!!!

- Lave e enxague muito bem a pele ao redor do ostoma! Uma dica muito importante é evitar o uso de sabonetes com hidratantes ao redor do estoma, pois pode prejudicar a adesão da placa na pele.

- Seque bem a pele, principalmente ao redor do ostoma, pois se estiver úmida, ou mesmo transpirando, prejudicará a adesão da placa. Se for necessário utilize o secador com ar frio.

- Se você tiver a pele ao redor do estoma irregular, utilize a pasta com álcool ou a barreira protetora sem álcool (caso você tenha alergia da pasta com álcool) para nivelar essas irregularidades.

- Se você estiver com assaduras ao redor do ostoma, utilize o pó protetor de pele! Geralmente quando a pele está com assaduras, ela fica úmida e a placa não cola adequadamente. Esse pó protetor adere às áreas úmidas e formará uma barreira protetora que cobrirá e protegerá a sua pele contra irritações causadas pelas fezes e/ou urina, além de melhorar a fixação das placas. Porém é muito importante que você retire o excesso, pois caso contrário a placa não irá colar.

- Os homens que tiverem muitos pelos no abdômen, podem apará-los para melhorar a fixação e troca da placa. Porém tome muito cuidado para não machucar o seu ostoma.

- Após trocar a placa, evite fazer movimentos bruscos e espere um tempo, até a placa colar bem na sua pele.


Se mesmo com estas dicas, a sua placa/bolsa continuar se soltando com muita facilidade, procure um enfermeiro estomaterapeuta, ele é o profissional mais indicado para te ajudar neste momento! Pode ser que seja necessário mudar o modelo e/ou marca da bolsa que você usa.

16 comentários:

  1. Obrigada pelas informações é de grande ajuda, sou ostomisada a mais de um mês mais ou menos e será provisória e minha pele está bem machucada, muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nara,
      Boa noite!!!
      Espero que sua pele melhore logo!!!
      Beijos

      Excluir
  2. Uso bolsa de colostomia a muitos anos e sempre durava até 7 dias a marca colo plást agora mudaram e a mesma marca mais um material menos flexível tem vez que não dura nem 2 horas sendo que uso da mesma maneira da anterior o que faço já tô ficando desesperado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, boa noite!
      Vc já tentou usar placa de outras marcas para ver se você se adapta e se dura mais tempo?
      Abraços

      Excluir
  3. Uso a mais de 1 ano,a minha é definitiva,tenho ainda alguns problemas,estou usando a da hollister convexa,pois a plana deu problemas,mais meu estoma nao é retraido,espero que ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria Carolina, com certeza seu comentário ajudará muitas pessoas!
      Obrigada por nos visitar!
      Abraços

      Excluir
  4. Bom dia...meu pai usa bolsa há 4 anos...Durante a madrugada está vazando xixi...a placa não descola da pele mas o xixi vaza...Você poderia me ajudar explicando o porquê? Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda,
      Boa noite!!!
      Será que a bolsa não está com defeito? Ou talvez ficando muito cheia?
      Eu realmente pensei nessas duas opções...mas não sei te explicar o motivo do por quê a bolsa está vazando!
      Obrigada por visitar o nosso blog!!!
      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Minha mãe usa bolsa há 2 meses e sempre estamos casos de vazamento. Usamos pomada mas acho que nosso erro é na medida do corte pois a pele dela está flácida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaeny,
      Boa noite!!!
      Pode ser a medida do corte ou o tipo de placa que pode não ser o mais adequado!
      Os principais laboratórios que produzem equipamentos para as pessoas ostomizadas possuem programas que as auxiliam, oferecendo uma primeira visita gratuita de um profissional de saúde habilitado (enfermeiro estomaterapeuta), para orientá-los em relação ao uso correto dos equipamentos, além de doar um kit com produtos. Agende uma visita com um ou mais laboratórios! É só ligar para o 0800 do laboratório.
      Entre os principais laboratórios, podemos citar:
      - Hollister do Brasil, com o Programa de Atendimento ao Estomizado QualiVida
      0800 778 1000
      - Convatec, com o PPA – Programa de Primeiro Atendimento ao Ostomizado
      0800 7276 115
      - Coloplast, com o Programa Ativa
      0800 285 8687
      Um grande abraço

      Excluir
  6. Cuido de uma senhora ostomizada, e o medico dela deu a dica da clara de ovo como protetor da pele, deixe secar bem , forma uma camada fina de proteção igual à aquele spray carinho da farmácia . Aquecer bem a placa de borracha nas maos e coloca-la e depois massagear com movimentos circulares principalmente bem proximo ao ostoma , ajuda na fixação da bolsa .Tem dado certo, dura quase 1 semana. Valdete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Valdete!!! Obrigada pela dica! Bjs

      Excluir
    2. Uso bolsa de ileostomia a 2 meses e já não aguento tanta dor devido de muitas assaduras em volta do estoma já tentei de TD mais so piora o que faço me ajudem dor orrivel dimais o líquido sai chego chorar de dor

      Excluir
    3. Boa noite, posso imaginar a dor, tb passei por isso você! No meu caso, precisei passar em avaliação com uma enfermeira estomaterapeuta, para descobrir que a bolsa que eu estava usando não era adequada para o meu estoma, que era retraído. Então te oriento a passar em avaliação com a(o) enfermeira(o) estomaterapeuta do polo onde você pega os materiais para que ela avalie o seu estoma e a sua pele, ou entre em contato com os seguintes laboratórios e solicite a visita de um enfermeiro estamterapeuta, essa primeira visita é gratuita.
      - Hollister do Brasil, com o Programa de Atendimento ao Estomizado QualiVida
      0800 778 1000

      - Convatec, com o PPA – Programa de Primeiro Atendimento ao Ostomizado
      0800 7276 115

      - Coloplast, com o Programa Ativa
      0800 285 8687

      Excluir
  7. Estou usando uma bolsa de ileostomia a 2 meses e minha pele está com muita assadura inclusive dentro do estômago já tentei de TD e nada melhora sinto muitas dores quando sai o líquido dor terrivet chego chorar de dor piis está muito queimada a pele alguém sabe me dizer o que fazer por favor obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Boa noite, posso imaginar a dor, tb passei por isso você! No meu caso, precisei passar em avaliação com uma enfermeira estomaterapeuta, para descobrir que a bolsa que eu estava usando não era adequada para o meu estoma, que era retraído. Então te oriento a passar em avaliação com a(o) enfermeira(o) estomaterapeuta do polo onde você pega os materiais para que ela avalie o seu estoma e a sua pele, ou entre em contato com os seguintes laboratórios e solicite a visita de um enfermeiro estamterapeuta, essa primeira visita é gratuita.
      - Hollister do Brasil, com o Programa de Atendimento ao Estomizado QualiVida
      0800 778 1000

      - Convatec, com o PPA – Programa de Primeiro Atendimento ao Ostomizado
      0800 7276 115

      - Coloplast, com o Programa Ativa
      0800 285 8687

      Excluir