E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A importância do enfermeiro estomaterapeuta na vida de um ostomizado


Christiane e Cláudia Yanada

A estomaterapia é uma especialidade da prática da enfermagem, voltada para o cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária.

O enfermeiro estomaterapeuta é um profissional fundamental para a assistência ao ostomizado. No Brasil, os cursos de especialização nessa área surgiram na década de 90. De lá para cá, esta ciência avançou muito, mas capacitar enfermeiros para esta prática ainda é um desafio, embora seja um campo muito fértil.

Além dos cuidados na manutenção das ostomias, o enfermeiro estomaterapeuta possui um papel fundamental na adaptação e reabilitação do paciente, pois identifica quais as maiores necessidades e dificuldades na convivência com a bolsa de ostomia, visto que muitas vezes, no início, o seu uso causa desconforto e constrangimento. Portanto, uma das intervenções de enfermagem mais relevante neste processo de cuidado é a de estimular e orientar quanto ao autocuidado e a aceitação por parte do ostomizado, contribuindo assim, para a qualidade de vida. 

O enfermeiro estomaterapeuta é importante para capacitar o ostomizado e a sua família a prevenir e a detectar, através da aprendizagem do autocuidado, os sinais de alerta de uma disfunção, para atuar, se necessário, diante das possíveis complicações.  A assistência de enfermagem prestada neste período geralmente aborda os seguintes itens: orientações relativas ao autocuidado, a higiene do ostoma e pele periestoma, à observação do ostoma e pele periestoma e os cuidados com o sistema coletor.

O enfermeiro estomaterapeuta ajuda o ostomizado a escolher a placa que melhor se adapta de acordo com o seu ostoma, por exemplo, a placa plana ou convexa, de uma peça ou de duas peças, com ou sem micropore..., além de verificar a necessidade do uso de outros produtos, caso a pessoa ostomizada esteja com ferimentos na pele ou alergia ao material.

Muitas vezes, o ostomizado tem receio e vergonha de falar sobre as suas dificuldades e medos com outras pessoas, mesmo sendo da família, pois acreditam que elas não irão compreendê-lo, por isso é importante que o paciente converse com uma pessoa que tenha conhecimentos sobre o assunto para esclarecer as suas dúvidas ou para simplesmente desabafar, por isso é muito importante que a pessoa ostomizada converse com um enfermeiro estomaterapeuta.

É muito importante o enfermeiro conversar e orientar os familiares, pois os maiores problemas enfrentados pelos ostomizados estão no âmbito psicossocial em que acompanham situações de rejeição, causando baixa autoestima e distorções à imagem corporal. Neste contexto, verifica-se a importância de formação de grupos de apoio, associações e dos centros especializados, com profissionais habilitados para atender a estas pessoas/famílias que necessitam de atenção e apoio.

Se necessário, o enfermeiro estomaterapeuta encaminha o paciente para outros profissionais da equipe (psicólogo, assistente social, nutricionista...); além de estimular esses pacientes para o retorno as suas atividades diárias.

Esses são alguns motivos que faz com que o profissional estomaterapeuta seja muito importante na vida de uma pessoa ostomizada.

Referências:

SOCIEDADE BRASILEIRA DOS OSTOMIZADOS. Relatório de atividades. Rio de Janeiro: SBO; 1998.   




CEZARETI, I. R.; GUIDI,M. E. Assistência de enfermagem em estomaterapia: Atividade Independente. Acta Paul. Enf., São Paulo, V.7, n.1, p. 11-18, jan/mar, 1994

Nenhum comentário:

Postar um comentário