E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Coceira ao redor do estoma

Christiane e Cláudia Yamada

É muito comum uma pessoa ostomizada sentir uma coceirinha ao redor do estoma e isso pode acontecer por vários motivos.

Geralmente, quando sentimos esta coceira, é muito difícil nos controlarmos para não coçar, pois quanto mais coçamos mais vontade temos de coçar. Mesmo sendo difícil, devemos evitar coçar para não irritar e nem machucar a pele.

Alguns motivos que podem ser a causa da coceira são:

- Desidratação:
Se a pele ao redor do estoma estiver coçando, porém, não estiver vermelha, irritada ou com alergia, e nem estiver infiltrando fezes/urina a causa pode ser a desidratação. Beba bastante líquido, se a causa for a desidratação, assim que você estiver bem hidratado (a), irá parar de coçar.

- Infiltração de fezes ou urina:
Se estiver infiltrando fezes/urina pela placa de ostomia, irá irritar a pele, causando coceira e até assadura. Procure recortar na placa um orifício com tamanho mais próximo possível do estoma para evitar esta infiltração. E quando isto acontecer troque a placa/bolsa o mais rápido possível.

- Alergia da placa:
Algumas pessoas apresentam alergia a alguns tipos de placas, devido ao material. Isto causa irritação e muita coceira na pele. Caso isso ocorra é importante que você procure um enfermeiro estomaterapeuta para que ele lhe ensine como cuidar da pele irritada e lhe apresente outros modelos e marcas de placas para que você experimente e escolha a que se adaptar melhor.

- Alergia a pasta com álcool:
A pasta com álcool é utilizada ao redor do estoma para ajudar a fixar a placa/bolsa, porém algumas pessoas podem apresentar alergia a essa pasta, causando irritação e coceira na pele. Caso isso aconteça, troque a placa e não use mais a pasta com álcool, existem tiras sem álcool que podem substituir a pasta, sem causar a alergia.

- Calor:
Muitas pessoas ostomizadas sofrem com o calor, pois normalmente ele causa coceira ao redor do estoma, caso isto aconteça com você, evite a exposição ao sol, use roupas leves e beba bastante líquido.


É muito importante que você procure um(a) enfermeiro(a) estomaterapeuta sempre que perceber alguma anormalidade (irritação, coceira, vermelhidão, alergia...) com a pele ao redor do seu estoma, pois ele(a) é o(a) profissional mais indicado(a) para te ajudar neste momento.

8 comentários:

  1. Minha esposa fez a cirurgia de estoma superior direito em 06 de janeiro ultimo e depois de alguns meses, deu prolapso e temos sofrido muito, pois ela também faz quimioterapia e tem um caso grave, mas a nossa vida acabou depois do prolapso, que não a deixa sair da cama e nenhum médico consegue dar uma informação correta, na Oncologia só pode mexer depois que terminar a quimioterapia, na clinica cirurgica, diz que esta ótimo, então gostaria de alguma informação de como melhorar este tratamento paliativo que vivemos em razão do câncer e se possível informação de onde consegui comprar bolsas maiores que a indicada, pois o prolapso empurra a bolsa, fazendo com que haja vazamento continuo das fezes e a troca constante, até 8 vezes ao dia, machucando a pele e impossibilitando de sair da cama e de casa, pois se fica deitada ele ainda fica um pouco melhor, mas se levanta para ir ao banheiro fica do tamanho de um abacate grande e lógico vem o vazamento, trabalho a semana inteira só venho para casa no sábado a tarde e só eu sei colocar o estoma para dentro ou no lugar certo, peço ajuda e informação para continuarmos a lutar contra o câncer e o estoma.
    Atenciosamente
    Joabe Felix Macedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NR SAT, acabamos de te enviar um e-mail! Caso não receba, entre em contato novamente! Obrigada! Abraços!

      Excluir
  2. Eu sou ostomizada à 20 anos, e até hoje sinto estas coceiras, percebo que quando estou com crise de Doença de crohn em atividade piora.

    No meu caso e a desidratação.

    Obrigada meninas, pela orientação

    👏👏💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você sabe o motivo da coceira ao redor do seu estoma, assim, fica mais fácil de solucionar o problema!!!
      Obrigada por visitar nosso blog!!! Uma ótima semana!!!
      Abraços

      Excluir
  3. Olá, me chamo Tarcio. Minha namorada esta perdo de fazer um cirurgia e colocar a colostomia... porém essa será a segunda vez que ela colocara. Na primeira vez foi uma experiência terrível pois teve ferimentos ao redor da placa por conta de alergias ao material utilizado. Ela tentou alguns outros materiais e não obteve bons resultados. Por favor nos ajudem e orientem. Desde já, gratidão!

    ResponderExcluir
  4. obrigado pelas informações, pois de vez em quando sinto uma coceira ao redor do estoma, então eu lavo, enxugo bem, passo o pó, e coloco a placa.

    ResponderExcluir
  5. Estou com um estoma a um ano e agora estou sentindo coceiras. Como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Td bem? É importante você verificar a causa dessa coceira, que podem ser várias: alergia...infiltração...Por isso é importante você agendar uma consulta e passar por avaliação de um(a) enfermeiro(a) estomaterapeuta.

      Excluir