E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Coceira ao redor do estoma

Christiane e Cláudia Yamada

É muito comum uma pessoa ostomizada sentir uma coceirinha ao redor do estoma e isso pode acontecer por vários motivos.

Geralmente, quando sentimos esta coceira, é muito difícil nos controlarmos para não coçar, pois quanto mais coçamos mais vontade temos de coçar. Mesmo sendo difícil, devemos evitar coçar para não irritar e nem machucar a pele.

Alguns motivos que podem ser a causa da coceira são:

- Desidratação:
Se a pele ao redor do estoma estiver coçando, porém, não estiver vermelha, irritada ou com alergia, e nem estiver infiltrando fezes/urina a causa pode ser a desidratação. Beba bastante líquido, se a causa for a desidratação, assim que você estiver bem hidratado (a), irá parar de coçar.

- Infiltração de fezes ou urina:
Se estiver infiltrando fezes/urina pela placa de ostomia, irá irritar a pele, causando coceira e até assadura. Procure recortar na placa um orifício com tamanho mais próximo possível do estoma para evitar esta infiltração. E quando isto acontecer troque a placa/bolsa o mais rápido possível.

- Alergia da placa:
Algumas pessoas apresentam alergia a alguns tipos de placas, devido ao material. Isto causa irritação e muita coceira na pele. Caso isso ocorra é importante que você procure um enfermeiro estomaterapeuta para que ele lhe ensine como cuidar da pele irritada e lhe apresente outros modelos e marcas de placas para que você experimente e escolha a que se adaptar melhor.

- Alergia a pasta com álcool:
A pasta com álcool é utilizada ao redor do estoma para ajudar a fixar a placa/bolsa, porém algumas pessoas podem apresentar alergia a essa pasta, causando irritação e coceira na pele. Caso isso aconteça, troque a placa e não use mais a pasta com álcool, existem tiras sem álcool que podem substituir a pasta, sem causar a alergia.

- Calor:
Muitas pessoas ostomizadas sofrem com o calor, pois normalmente ele causa coceira ao redor do estoma, caso isto aconteça com você, evite a exposição ao sol, use roupas leves e beba bastante líquido.


É muito importante que você procure um(a) enfermeiro(a) estomaterapeuta sempre que perceber alguma anormalidade (irritação, coceira, vermelhidão, alergia...) com a pele ao redor do seu estoma, pois ele(a) é o(a) profissional mais indicado(a) para te ajudar neste momento.

4 comentários:

  1. Minha esposa fez a cirurgia de estoma superior direito em 06 de janeiro ultimo e depois de alguns meses, deu prolapso e temos sofrido muito, pois ela também faz quimioterapia e tem um caso grave, mas a nossa vida acabou depois do prolapso, que não a deixa sair da cama e nenhum médico consegue dar uma informação correta, na Oncologia só pode mexer depois que terminar a quimioterapia, na clinica cirurgica, diz que esta ótimo, então gostaria de alguma informação de como melhorar este tratamento paliativo que vivemos em razão do câncer e se possível informação de onde consegui comprar bolsas maiores que a indicada, pois o prolapso empurra a bolsa, fazendo com que haja vazamento continuo das fezes e a troca constante, até 8 vezes ao dia, machucando a pele e impossibilitando de sair da cama e de casa, pois se fica deitada ele ainda fica um pouco melhor, mas se levanta para ir ao banheiro fica do tamanho de um abacate grande e lógico vem o vazamento, trabalho a semana inteira só venho para casa no sábado a tarde e só eu sei colocar o estoma para dentro ou no lugar certo, peço ajuda e informação para continuarmos a lutar contra o câncer e o estoma.
    Atenciosamente
    Joabe Felix Macedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NR SAT, acabamos de te enviar um e-mail! Caso não receba, entre em contato novamente! Obrigada! Abraços!

      Excluir
  2. Eu sou ostomizada à 20 anos, e até hoje sinto estas coceiras, percebo que quando estou com crise de Doença de crohn em atividade piora.

    No meu caso e a desidratação.

    Obrigada meninas, pela orientação

    👏👏💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você sabe o motivo da coceira ao redor do seu estoma, assim, fica mais fácil de solucionar o problema!!!
      Obrigada por visitar nosso blog!!! Uma ótima semana!!!
      Abraços

      Excluir