E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Ostomia e o calor

Christiane e Cláudia Yamada

O verão é a estação do ano preferida por muitas pessoas, pois aproveitamos os dias mais quentes e longos, o sol, vamos à praia, piscina, cachoeira, parque..., e usamos roupas mais leves e confortáveis..., porém o calor pode ser um inimigo para muitos ostomizados.

A maioria dos ostomizados sente na pele a dificuldade de ser ostomizado durante o verão, por alguns motivos que podem ser prejudiciais ao seu bem estar.

Podemos citar alguns exemplos: 
- Desidratação
A pessoa ostomizada desidrata mais rápido que uma pessoa sem ostomia, pois ela não tem controle no funcionamento do seu intestino e/ou bexiga, perdendo mais líquidos e eletrólitos.

- Diarreia
No o calor, o intestino de uma pessoa ostomizada pode funcionar mais vezes e as fezes  podem ficar mais líquidas.

- Duração da placa e bolsa de ostomia
No calor, muitas vezes a pele ao redor do ostoma coça (sensação de pinicar) e como, geralmente, o do intestino fica mais solto, as placas duram menos tempo, sendo necessário trocá-las com mais freqüência.

- Aderência da placa
Durante a troca da placa é importante secar bem a pele para que a placa fique bem aderida. Nesse calor é muito difícil secar bem a pele, pois muitas vezes ficamos suando e por isso a placa pode se descolar mais fácil, ou dependendo da placa, se a pele suar, ela grudará muito na pele, o que dificultará a sua retirada.

Algumas dicas para os ostomizados nesse verão:
- Tomar bastante líquidos, para não ficar desidratados (2,0L-3,0L/dia);
- Quando se alimentar fora de casa procure restaurantes de sua confiança com boa higiene, bom armazenamento e cuidados na manipulação dos alimentos.
- Se tiver diarréia e ela persistir por mais de um dia, entre em contato com o seu médico proctologista ou procure um hospital, pois você pode desidratar.
- Troque a placa sempre que necessário.
- Lave ao redor do ostoma com água morna ou fria, para não irritar a pele e evitar que ela sue muito.
- Evite fazer muito esforço físico nos horários em que o sol está mais quente, pois o cansaço e o suor é bem maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário