E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

sábado, 25 de maio de 2013

Qual é a nossa missão?

Christiane e Cláudia Yamada

Quando ficamos ostomizados geralmente ficamos tristes, com baixa autoestima, nos isolamos das pessoas... e isso é normal, pois a nossa vida passa por algumas mudanças, e nós precisamos aprender a cuidar e a nos adaptar com a ostomia, que é nossa nova condição de vida.

Com o passar do tempo começamos a lidar melhor com a nossa ostomia, nos adaptamos e muitos passam a aceitá-la como a cirurgia da vida, porém nem todos ostomizados conseguem se adaptar a essa nova vida. Cada pessoa tem o seu tempo, existem aquelas que aceitam facilmente a ostomia, assim como existem outras que demoram meses, anos, ou até mesmo, que não conseguem aceitá-la.

Quando entendemos a necessidade da realização da ostomia e aceitamos a nossa condição de ostomizados, passamos a enxergá-la como a cirurgia que salvou a nossa vida. O que antes para nós era motivo de tristeza, ódio, medo repulsa..., agora é motivo de agradecimento, pois passamos a entender o seu verdadeiro significado, que é de vitória, renascimento, uma nova chance.

Será que a ostomia foi confeccionada apenas para nos dar uma chance de continuarmos vivos? Para muitas pessoas sim, mas para outras a ostomia surgiu para mudar a sua vida. Muitos de nós, antes de ficarmos ostomizados levávamos uma vida boa e mesmo assim reclamávamos por pouca coisa, como por exemplo, podemos citar uma simples dor de cabeça, gripe, por não ter aquela roupa ou sapato da moda, por ser baixinha, gordinha ou magra demais, usar óculos, aparelho... E depois da ostomia, muitas vezes, nem ligamos para esses “probleminhas”.

A ostomia além de permitir que continuássemos vivos, nos fez dar mais valor a vida, ter mais paciência, ver beleza em pequenos gestos, agradecer sempre... Portanto, podemos dizer que, para muitas pessoas, a missão da ostomia é dar uma segunda chance de viver e aproveitar cada minuto como se fosse único, além de mudar o modo de ver a vida.

E qual seria a missão de uma pessoa ostomizada? Eu acredito que a nossa missão é mostrar para as pessoas que uma pessoa ostomizada pode e deve ser feliz, além de ajudar os recém-ostomizados e os ostomizados que não conseguem aceitar a ostomia, através de uma simples conversa, tirando as suas dúvidas ou apenas ouvindo os seus desabafos.

Porém, nós ostomizados podemos ir muito além de uma conversa, podemos criar páginas em redes sociais, blogs e sites relacionados à ostomia, trocando informações, tirando dúvidas, mostrando como é o mundo de um ostomizado. Lógico que nem todo mundo tem tempo, recursos e/ou habilidade para realizar este trabalho, mas só de visitar as páginas, deixar comentários ou sugestões já estará ajudando muito.


Nós também podemos criar grupos de encontros não só para discutir casos, dividir as nossas experiências, mas também para nos divertir, passear, viajar, ir a festas, conhecer novos ostomizados...e mostrar para os ostomizados e os não ostomizados que nós, apesar de termos algumas limitações, podemos ter uma vida normal e ser felizes.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Dicas de vestuário feminino para mulheres ostomizadas


Christiane e Cláudia Yamada

Quando uma pessoa fica ostomizada, ocorrem algumas alterações em sua vida e ela passa a se preocupar com muitas coisas, sendo uma dessas preocupações o seu modo de vestir.

Se uma pessoa que não é ostomizada, principalmente uma mulher, muitas vezes fica em dúvida em relação a que roupa usar, imagine as mulheres recém-ostomizadas e as que não podem fazer irrigação. Muitas vezes eu já fiquei chateada por não saber o que vestir para sair, ir a uma festa...

Pensando nessa situação, resolvemos dar dicas sobre vestuário feminino para mulheres ostomizadas.  Lógico que são apenas algumas dicas, cada pessoa se veste como quiser e como se sentir melhor, algumas gostam de roupa justa outras preferem as mais largas, e o que é melhor para uma pode não ser para a outra.

Então vamos às dicas:

- Nós, mulheres ostomizadas podemos usar vestidos, tanto mais justos, como os larguinhos, mas dê preferência aos estampados, pois disfarçam a bolsa de ostomia.




- Nós podemos usar saia, algumas mulheres usam a saia justa com uma blusinha mais larga, mas eu gosto de usar a saia mais soltinha com a blusinha mais justa, pois eu acho que a saia mais larguinha disfarça melhor a bolsinha, quando ela está mais cheia. As saias mais escuras disfarçam melhor o volume da bolsinha.



- Em relação aos shorts, nós podemos usar um short de cintura alta e colocar a bolsinha por dentro, porém algumas pessoas preferem usar a bolsinha por fora da roupa, podendo usar uma blusinha mais comprida com uma bermuda mais justa (por exemplo short de licra). Se você for usar a bolsinha por dentro do short não deixe que ela fique muito cheia, pois o seu volume pode marcar a sua roupa.



- Em relação às calças, nós podemos usar a calça de cintura alta e colocar a bolsinha por dentro, ou podemos usar uma calça de cintura mais baixa com uma blusinha mais comprida, deixando a bolsinha por fora da calça. Se você for usar a bolsinha por dentro não deixe que ela fique muito cheia e se você for usar a bolsinha por fora da calça, dê preferência às blusinhas mais escuras ou estampadas.



sexta-feira, 3 de maio de 2013

Resolução Normativa número 325 de 18 de abril de 2013


Christiane e Cláudia Yamada

No dia 19 de abril de 2013, a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, publicou no Diário Oficial a Resolução Normativa - RN no325, que altera a Resolução Normativa - RN no 211, de 11 de janeiro de 2010, e regulamenta o fornecimento de bolsas de colostomia, ileostomia e urostomia, sonda vesical de demora e coletor de urina com conector, pelo plano de saúde ou convênio.

Você pode acessar a Resolução Normativa no325 de 18 de abril de 2013, no link:

Se você é ostomizado, ou familiar/amigo de alguma pessoa ostomizada, aproveite para se inteirar mais sobre o assunto ostomia, navegando no site http://www.abraso.org.br/

A partir do dia 30 de maio de 2013, os planos de saúde serão obrigados a fornecer os materiais de ostomia, se você ainda tiver dúvidas em relação a este assunto, entre em contato com o seu plano de saúde, alguma Associação ou verifique se a sua dúvida está respondida no link abaixo, que é uma matéria que apresenta em forma perguntas e respostas uma síntese sobre o que foi regulamentado pela Agência Nacional de Saúde – ANS, em relação ao fornecimento de materiais de ostomia ao público ostomizado brasileiro, pelos planos ou seguros de saúde.