E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Dicas de vestuário feminino para mulheres ostomizadas


Christiane e Cláudia Yamada

Quando uma pessoa fica ostomizada, ocorrem algumas alterações em sua vida e ela passa a se preocupar com muitas coisas, sendo uma dessas preocupações o seu modo de vestir.

Se uma pessoa que não é ostomizada, principalmente uma mulher, muitas vezes fica em dúvida em relação a que roupa usar, imagine as mulheres recém-ostomizadas e as que não podem fazer irrigação. Muitas vezes eu já fiquei chateada por não saber o que vestir para sair, ir a uma festa...

Pensando nessa situação, resolvemos dar dicas sobre vestuário feminino para mulheres ostomizadas.  Lógico que são apenas algumas dicas, cada pessoa se veste como quiser e como se sentir melhor, algumas gostam de roupa justa outras preferem as mais largas, e o que é melhor para uma pode não ser para a outra.

Então vamos às dicas:

- Nós, mulheres ostomizadas podemos usar vestidos, tanto mais justos, como os larguinhos, mas dê preferência aos estampados, pois disfarçam a bolsa de ostomia.




- Nós podemos usar saia, algumas mulheres usam a saia justa com uma blusinha mais larga, mas eu gosto de usar a saia mais soltinha com a blusinha mais justa, pois eu acho que a saia mais larguinha disfarça melhor a bolsinha, quando ela está mais cheia. As saias mais escuras disfarçam melhor o volume da bolsinha.



- Em relação aos shorts, nós podemos usar um short de cintura alta e colocar a bolsinha por dentro, porém algumas pessoas preferem usar a bolsinha por fora da roupa, podendo usar uma blusinha mais comprida com uma bermuda mais justa (por exemplo short de licra). Se você for usar a bolsinha por dentro do short não deixe que ela fique muito cheia, pois o seu volume pode marcar a sua roupa.



- Em relação às calças, nós podemos usar a calça de cintura alta e colocar a bolsinha por dentro, ou podemos usar uma calça de cintura mais baixa com uma blusinha mais comprida, deixando a bolsinha por fora da calça. Se você for usar a bolsinha por dentro não deixe que ela fique muito cheia e se você for usar a bolsinha por fora da calça, dê preferência às blusinhas mais escuras ou estampadas.



9 comentários:

  1. Ótimas dicas, eu ficava sem saber o que usar

    ResponderExcluir
  2. VocÊ conhece alguma loja que venda roupas de
    inverno para ostomizados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, eu não conheço loja que vende roupas específicas para ostomizados! Use a roupa que você se sentir mais confortável!
      Beijos

      Excluir
  3. Gostaria de saber estampas de tecidos de vestidos que me caem bem, tenho anos
    sou Ostomizada

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber estampas de tecidos de vestidos que me caem bem, tenho anos
    sou Ostomizada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Tudo bem? A estampa, eu, particularmente, gosto de estampas pequenas! Mas isso é muito pessoal! As estampas "pequenas", costumam esconder mais a bolsa, mas vai muito do seu gosto! Quais estampas que você gosta?Grande....pequena....florida...xadrez? Não tem certo e não tem errado, você tem é que se sentir bem com a roupa que está vestindo...independente da estampa! Beijos

      Excluir
  5. Eu vou fazer a cirurgia dia 4 de agosto mas estou com muito receio de como viverei depois q estiver usando a bolsinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...é super normal ter este receio...no começo é um pouco difícil, mas com a tempo você irá se adaptar! Seria interessante, vc fazer amizades com pessoas ostomizadas, irá te ajudar muito. Tem o grupo Ostomia sem tabu, onde há mta interação entre os ostomizados. Estou aqui na torcida para que corra td bem na sua cirurgia! Depois nos dê notícias. Beijos

      Excluir