E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Depoimento de Damaris Serafim

Acompanhem o lindo depoimento de Damaris Serafim!!!

Olá meu nome é Damaris Serafim tenho 27 anos e sou ostomizada há 4 anos.
Para falar a verdade sou bem feliz com minha ostomia, no começo achei que não teria mais vida social com uma bolsa na barriga o tempo todo, mas para minha surpresa posso fazer de tudo!
Minha história começa em 2003 quando começaram umas dores bem fortes na região do umbigo e quando eu ia ao médico eles nunca sabiam o que era. Fiz vários exames e nunca dava nada, mas a dor também não passava então alguma coisa era!
A dor só piorava eu tomava um remédio que era abaixo de morfina para dor e também não resolvia muito, eu não ia ao banheiro fazia um tempo, mas como desde bebê eu era ressecada eu não estranhava, só me preocupei quando a bexiga também começou parar de funcionar e eu tinha uma febre que não abaixava. Enfim, fui internada e durante uma semana nada melhorou até que resolveram fazer uma cirurgia de exploração pra tentar adivinhar o que estava acontecendo e foi aí que descobriram, através de uma biopsia de um pedaço do meu intestino, que eu tinha Doença de Chron. Foi um susto porque nem o nome da doença o médico sabia falar. Comecei um tratamento e para quem não ia ao banheiro eu passei a ir mais de 10 vezes por dia com diarreia, mas para mim estava normal porque pelo menos dessa meu intestino funcionava!
Foram aproximadamente 5 anos assim, mas de repente as temidas dores reapareceram e todo dia eu ia ao hospital tomar soro para dor. Eu trabalhava e tive que sair do emprego porque não tinha como fazer nada com tanta dor. O médico com o qual eu me tratava me encaminhou para a PUC-Campinas onde eu iniciei um tratamento que para mim não resolveu em nada, eu entrei lá com 47 kg e saí com 35 kg.
Então fui obrigada a fazer uma nova cirurgia às pressas onde drenaram pus da minha barriga! Nessa cirurgia já foi me avisado que talvez precisaria fazer uma ostomia ("colocar meu intestino pra fora" palavras do médico), me assustei, chorei muito porque na minha cabeça era TODO o intestino ficaria para fora, eu achei que eu seria uma aberração!
Ainda bem que naquele momento isso não precisou acontecer porque eu não estava pronta para isso...
Nove meses depois estava tudo do mesmo jeito, dores, febre alta, inchaço sem explicação nas pernas. E num dia de manhã acordei com falta de ar de nem conseguir conversar com minha mãe, nunca tinha tido isso então corremos numa nefrologista porque de novo minha bexiga não estava funcionando e lá descobrimos que meus rins estavam parando e com isso meu coração estava fraco e por isso a falta de ar!
Fui internada e 2 dias depois eu estava numa mesa de cirurgia de novo. Só que acharam que era um problema no meu sistema reprodutor, mas não era, então tiraram um dos meus ovários e um bom pedaço do outro e me fecharam. No outro dia eu estava com um vazamento por um dos pontos que falavam ser "sujeira" da cirurgia e eu apertava e saía cada vez mais essa "sujeira". Então o médico desconfiou que pudesse ser fezes e chamou um cirurgião que comprovou as suspeitas, durante a cirurgia tinham perfurado meu intestino e a minha sorte foi que aquele ponto abriu senão eu não estaria aqui hoje para contar a minha história a vocês.
Após essa constatação foi realizada uma nova cirurgia depois de 6 dias da primeira e novamente me operaram pra dessa vez me fazerem uma ileostomia. Saí do hospital sem saber como lidar com aquilo, mas me surpreendi comigo mesma e surpreendi aos outros também porque 2 meses depois o médico queria fazer a reversão da ileostomia, mas eu não aceitei e estou com ela até hoje. Só que em 2011 mais ou menos comecei a ter dermatite de contato que não está fácil de ser curada, e estou pensando (pensando bastante) em fazer a reversão, meu médico sonha com isso mais do que eu, porque ele diz que sou muito nova pra ficar assim pra sempre porque essa era minha vontade!
Nesse furacão de acontecimentos me casei e hoje cuido da minha casa e da minha vida sem precisar de ninguém entre aspas né, pois eu nunca mais achei que pudesse ser independente em meio a tantos acontecimentos. Minha família sempre esteve ao meu lado, o meu pai principalmente porque ele trabalha na área da saúde então ele me deu muita força. E pra quem achou que não teria mais vida social estar casada com um marido que não quer que eu faça a reversão é uma grande surpresa. Estou feliz assim e espero que minha história ajude algumas pessoas que pensam que é o fim do mundo quando se deparam com uma situação como essa.

7 comentários:

  1. Superação! Parabéns pela força Damaris Serafim

    ResponderExcluir
  2. Isso aí Damaris! continue sempre com esse otimismo, isso pode mudar muitas vidas! bjs

    ResponderExcluir
  3. Orgulho de vc minha nega ... amo vc dmais dmais mesmo e to cm vc pra td mesmo distante mas se sabe o kntu torco por vc ne? Vc e nossa guerrera bjs cm saudades

    ResponderExcluir
  4. Parabens Damaris, você é uma vitoriosa !!!
    Deus te abençoe ..

    ResponderExcluir
  5. Parabens Damaris, você é uma vitoriosa !!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, fiquei emocionada com sua historia Damaris!! Vc é exemplo de coragem, superação e otimismo. Parabéns por essa vitória, que Deus continue cuidando de vc cada dia mais. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Prima vc é demais.. è um orgulho te ver bem hoje te amo !

    by Néia !

    ResponderExcluir