E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Crenças religiosas e ostomia

A religião é um apoio espiritual muito buscado pelas pessoas diante de algum problema ou dificuldade que elas estejam passando. Em especial, para as ostomizadas, a religião lhes proporciona sustentação para a esperança e para enfrentar situações adversas e conflitantes que poderão passar no seu dia a dia.

Muitas vezes a morte é muito temida pelas pessoas ostomizadas, principalmente quando apresentam complicações como sangramento, dor, entre outras; e a crença religiosa ajuda a afastar esse sentimento. A fé e/ou crença religiosa pode influenciar positiva ou negativamente na recuperação do paciente.

Algumas pessoas atribuem a Deus toda a responsabilidade sobre seu futuro, deixando de realizar o tratamento ou de se cuidar e lutar pela vida. Também há aqueles que acreditam em um Deus punitivo no destino e na incapacidade de conseguir superar determinado obstáculo.

Enquanto que para outras pessoas ostomizadas, a crença e/ou fé religiosa ocupa um importante espaço em sua vida, lhes ajudando a se conformar, a enfrentar e superar o sofrimento e encontrar um novo sentido para a vida quando em situação de dificuldade frente à doença.

Para essas pessoas, a religião provê um vislumbre de luz, quando as circunstâncias dizem que não há nenhuma luz, provê um propósito e uma direção quando tudo neste mundo se mostra sem sentido. A religião propicia conforto quando não há ninguém para confortar.

Portanto para a maioria dos seres humanos a fé é uma importante ferramenta para o alívio de sua dor e para buscar recursos para o enfrentamento de sua luta diária. No contato com o divino e através da fé encontram a força que precisam para viver e lutar com dignidade por melhores condições de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário