E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

segunda-feira, 2 de maio de 2016

O ostomizado é considerado uma pessoa com deficiência física

Christiane e Cláudia Yamada

Existem vários tipos de deficiência física e de acordo com o Decreto no 5296 de 02 de dezembro de 2004, os ostomizados são considerados pessoas com deficiência física, conforme previsto em seu artigo 5º, parágrafo 1º  letra a.

Existem as deficiências físicas que são visíveis e aquelas que não são, e a ostomia é uma das deficiências que não são visíveis, pois ficam por baixo da nossa roupa, e por isso muitos ostomizados acabam sofrendo calúnia ao usarem os seus direitos de deficiente físico.

Nós ostomizados temos o direito de usar o caixa prioritário (em bancos, supermercados, lojas...), banheiro prioritário, vaga para deficiente físico (se possuir o cartão DeFis-DSV), assentos prioritários (em transportes públicos)... Portanto, antes de julgar uma pessoa que estiver usando algum dos direitos de deficiente físico, procure saber qual é a sua deficiência, ela pode não ser visível.

Nós temos o direito de preservar a nossa condição de ostomizado e por isso, não temos a obrigação de ficar com a nossa bolsa a mostra só para usarmos os nossos direitos.

Vocês não têm culpa de não verem a nossa deficiência, mas nós também não temos culpa da nossa deficiência não ser visível. Você gostaria de sofrer calúnia ao usar um direito seu? Com certeza não, portanto pense antes de julgar.
  
Para baixar o Decreto no 5296 de 02 de dezembro de 2004, acesse o link:

4 comentários:

  1. Estou doando 16 bolsas de colostomia ALTERNA CONVEX 46938. Quem estiver interessado, favor entrar em contato através do e-mail: julicsus@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Iremos divulgar em nossos contatos, para que caso alguém esteja precisando desta bolsa, entre em contato com vc!
      Abraços!

      Excluir
  2. Olá tudo bem? Me chamo Larissa tenho 23 anos sou ostomisada desde 10/08/2016 e tenho muitas dúvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, boa tarde!
      Quais são as suas dúvidas?
      Talvez posamos te esclarecer algumas dúvidas!
      Beijos

      Excluir