E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Ostomia e a beleza interior

Christiane e Cláudia Yamada
A nossa vida é uma incógnita e existem muitas coisas que podem nos acontecer sem termos a mínima ideia de que existiam. Muitas vezes não acreditamos em algumas transformações e condições que são impostas a nós e ao nosso corpo, e não temos outra opção a não ser aceitarmos, e como exemplo, podemos citar a ostomia.
São vários os motivos que podem levar uma pessoa a ficar ostomizada (acidentes, doenças inflamatórias, câncer, má formação congênita, entre outros), porém a maioria das pessoas não sabe o que é uma ostomia, ela só vai descobrir quando fica ostomizada ou tem parentes/amigos ostomizados.
Nós sabemos que a ostomia é a “solução” para alguns problemas de saúde e ao confeccioná-la o médico tem o intuito de melhorar a qualidade de vida de seu paciente, porém, mesmo assim, muitas vezes é difícil de aceita-la, pois ela pode trazer à pessoa ostomizada algumas dificuldades sociais, como vergonha, medo, discriminação, sentimento de rejeição, sentimento de inferioridade, beleza....
Em relação a beleza, nós gostaríamos de saber: você que é ostomizado (a), o quanto você se permite ou impede de ser belo (a) por causa da ostomia?
O fato de você ter que ficar com uma bolsa coletora de fezes e/ou urina no abdome, que é uma das partes do corpo mais supervalorizada por homens e mulheres, te impede de ser belo (a)?
Provavelmente muitas pessoas responderão sim, porém é preciso refletir melhor sobre alguns pontos, pois a beleza, na verdade, não está apenas no corpo físico, no exterior, a beleza interior também é muito importante. Não adianta ter um corpo perfeito, lindo e não ter caráter, coração, educação, paz de espírito, alegria de viver... Não só o ostomizado, mas todas as pessoas deveriam gostar de si mesma, valorizar-se, aceitar-se como é, sem se importar tanto com o exterior.
Além disso, usar a bolsa de ostomia não te impede de se arrumar para ficar mais bonito (a). Você pode ter o seu charme cuidando da sua pele, do seu cabelo, se maquiando, pintando as unhas, se vestindo bem (mesmo que logo após a cirurgia você tenha um pouco de dificuldade para escolher a roupa, com o tempo você irá aprender qual o melhor modelo de roupa que irá valorizar o seu corpo).
Vocês conhece a expressão “se você tem limões, faça uma limonada”? É o que precisamos fazer… Limonada! É uma questão de adaptação, de se sentir belo (a) independente de ser ostomizado (a) ou não, de ter atitude, de mostrar a sua força e a sua gratidão por estar vivo (a)... A nossa beleza não está apenas no nosso físico, está principalmente no nosso interior, na nossa capacidade de nos fazer belo (a)!
“A beleza exterior atrai, mas procure conhecer o interior das pessoas. Nem sempre a beleza de fora, é a mesma de dentro. Por fora somos comuns. Por dentro é que está a diferença de cada um” (Lalá Neves)

Vamos nos fazer belo (a)? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário