E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Dia Mundial do Ostomizado!!!

Christiane e Cláudia

Amanhã, dia 03 de outubro de 2015, será comemorado o Dia Mundial dos Ostomizados!!! Dia mundial de pessoas guerreiras!!!

Sem dúvida nenhuma, a vida dos ostomizados não é fácil, temos que conviver com falta de material, falta de informação, preconceito, medo, acidentes com a bolsa...etc, mas não vamos abaixar a cabeça, queremos viver e não apenas existir!!!

A ostomia não nos limita a existir, portanto vamos viver, vamos celebrar a vida!!!

Esta é uma definição de Estoma que encontramos no site “Liga de Ostomizados de Portugal”, e que todos devemos tentar transformar em uma verdade....

Estar com os outros. Partilhar os medos, alegrias e angustias, alargar a rede de suporte social e conviver, deve ser uma prioridade.
Sorrir. Não custa nada, não causa dor e é contagiante. Afinal conseguiu sobreviver à operação e embora não se possa mudar o passado pode fazer do futuro, aquilo que quer que ele seja.
Trocar ideias com o companheiro. A comunicação é fundamental na relação conjugal. Não só permite uma melhor adaptação à doença como estabelecer parâmetros de conduta satisfatórios para ambos.
Ousar ser igual na diferença. Afinal a Ostomia só se aplica a uma função do seu corpo. Todo o resto mantém-se inalterado.
Mudar a visão pessimista da vida. A Ostomia permitiu-lhe ultrapassar um problema que doutra forma o impedia de viver na plenitude. É um símbolo de potencialidade e de regozijo.
Aceitar a nova forma de ser. Desenvolver autoconfiança e encontrar um significado na vida são também os objetivos de qualquer ser humano!


Nenhum comentário:

Postar um comentário