E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Dia 16 de novembro - Dia Nacional dos Ostomizados

Christiane e Cláudia Yamada

Parabéns a todas as pessoas ostomizadas, que apesar de todas as dificuldades que enfrentam durante o dia a dia nunca desistiram de viver e de sonhar por uma vida melhor, onde todos possam ter acesso a materiais de ostomia adequados ao seu estoma.


sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Eu conto ou não que sou ostomizado(a)?

Christiane e Cláudia Yamada

Quando uma pessoa fica ostomizada, surgem várias dúvidas e uma delas é se ela conta ou não que é ostomizada. Normalmente essa dúvida acontece por que ela tem medo de ser rejeitada, discriminada ou porque sente vergonha.

Existem alguns ostomizados que aceitam a sua condição (bolsa de ostomia) e contam para seus familiares, amigos e conhecidos sobre a sua ostomia. Eles não se importam com o que os outros irão falar, pensar, se irão reparar ou não na sua bolsa...

Outros aceitam a sua condição de ostomizado, porém preferem não expor a sua vida pessoal a todos e contam apenas para as pessoas mais próximas.

E também existem algumas pessoas que não aceitam a ostomia, se fecham em seu mundo e não tem mais uma vida social. Elas não querem que ninguém fique sabendo da sua condição de ostomizado, e por isso se afastam dos seus amigos, familiares e deixam de sair de casa.

Enfim, cada pessoa reage de uma maneira diferente em relação à ostomia e nós devemos respeitar o seu modo de pensar e agir. A decisão de contar ou não sobre a ostomia só cabe a ela. Ninguém é obrigado a contar porque o amigo/familiar acredita que seja melhor ou porque tem um amigo que também é ostomizado e contou para todo mundo.

Eu acredito que poderemos levar uma vida mais tranquila se as pessoas souberem que somos ostomizados, pois não precisaremos nos preocupar com os barulhos dos gases, volume das bolsas, demora e várias idas aos banheiros... Porém, nem todo mundo pensa da mesma maneira e eu devo respeitar a opinião de cada um!

Portanto, se você deve contar ou não que é ostomizado(a), é uma decisão sua! Não é porque seu pai, sua mãe, seu irmão ou seu amigo quer que você conte que você precisa contar! Independente se você se sente confortável em contar que é ostomizado ou ainda não se sente pronto para contar, nós daremos o nosso apoio! A aceitação leva um tempo, não é porque você não quer contar que você é mais fraco ou menos forte que quem contou! Tudo tem seu tempo! Tudo tem a hora certa e nós devemos respeitar o momento de cada um!

Nós só podemos interferir na vida de uma pessoa ostomizada se for para ajudá-la e para vê-la melhor!