E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

terça-feira, 25 de agosto de 2015

O ostomizado e o preconceito

Christiane e Cláudia Yamada

“Preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, culturas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos"”.

Muitas pessoas, depois que fazem a cirurgia de ostomia, sofrem preconceito da própria família, dos amigos, de desconhecidos e até dele próprio. E isto acontece pelo fato da ostomia não ser divulgada na mídia, o que faz com que a sociedade não tenha um conhecimento sobre o que é ostomia. Sendo assim, a população dispõe de poucas informações para entender que quando uma pessoa fica ostomizada, ela pode ter uma vida normal, igual a qualquer outra pessoa.

Muitas vezes, o portador de uma ostomia sofre com o preconceito, pelo fato de, em algumas ocasiões, precisarem de alguns cuidados especiais, principalmente após a cirurgia. Porém, nada impede que ele volte a sua rotina e tenha uma vida normal de afazeres após a sua recuperação, apenas tomando alguns cuidados, como por exemplo, cuidado ao pegar peso, cuidado para não bater o estoma, cuidados para evitar a formação de hérnias...

O preconceito contra quem precisa deste artifício para sobreviver, muitas vezes, faz com que ele tenha uma drástica mudança em suas relações sociais, no lazer, no trabalho e no cotidiano familiar, pois ao perceber a discriminação, ele se afasta antecipadamente desse constrangimento, para evitar sentimento de pena e reações de aversão.  E esse isolamento social pode gerar reações emocionais como ansiedade, vergonha, depressão e medo de rejeição. Por isso muitos ostomizados preferem manter secreta a sua ostomia, para evitar o preconceito.

Será que existe algum motivo para uma pessoa sofrer algum tipo de preconceito? Não! Independente de raça, sexo, condição financeira, estatura, peso, deficiente visual, auditivo ou físico...E uma pessoa ostomizada? Também não! A única diferença entre uma pessoa ostomizada e uma pessoa não ostomizada é o local por onde são eliminadas as fezes e/ou a urina, que é em uma bolsa de ostomia acoplada ao abdômen. Fora isso, somos todos iguais!!!!

As pessoas não precisam ter medo de tocar em uma pessoa ostomizada, pois a ostomia é uma cirurgia e não uma doença, portanto você não “pega” ostomia. Hoje em dia, os materiais de ostomia são de ótimas qualidades e se o ostomizado fizer uma higiene adequada da sua bolsa, ela não exala odor e os gases também não exalam cheiro, portanto ninguém precisa ter “nojo” de uma pessoa ostomizada.

Ou seja, não há motivos para se ter preconceitos com uma pessoa ostomizada! Precisamos ajudar a pessoa ostomizada, principalmente a recém-ostomizada para que ela leve uma vida normal e volte para o convívio social, sem se isolar e sem ter medo de sofrer preconceito. Convidamos vocês a nos ajudar a acabar com este e os outros tipos de preconceito!

Referência Bibliográfica:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Preconceito (pesquisado em 04/08/2015)