E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Continue vivendo, mesmo com a ostomia

Christiane e Cláudia Yamada

Não é fácil ser ostomizado, porém nós precisamos nos adaptar às novas condições de vida, principalmente se a ostomia for definitiva. Apesar dos nossos medos (acidente com a bolsa, sofrer preconceito, vergonha dos barulhos dos gases...), nós não podemos ficar trancados em casa, sem passear, conhecer pessoas novas, nos divertir..., nós precisamos tentar voltar a nossa vida normal, tanto em relação a nossa vida social, como a profissional.

Dependendo do tipo de trabalho que você realiza, você poderá voltar a exercer o mesmo cargo, porém em alguns casos (se for trabalho que é necessário fazer muita força ou carregar muito peso ou que seja em lugar muito quente...) isso não será possível, nesse caso você poderá ser remanejado de cargo.

Caso você se aposente ou esteja de licença, é importante que você procure alguma atividade para fazer, pois quando a pessoa fica em casa “à toa”, é comum entrar em depressão. Procure fazer cursos (artesanatos, línguas, informática...), pois além de aprender coisas novas e se distrair, você irá conhecer outras pessoas, ou se o seu médico autorizar, faça atividades físicas, você pode também marcar encontros com os amigos (cinema, shows, teatros, passeio em parques, almoçar ou jantar em restaurantes em que tenha comidas que você possa comer...).


Não deixe que a ostomia faça com que você se esconda do mundo, ela é muito importante para a sua vida, pois você está vivo graças a ela, porém você também é muito importante para a sua família e seus amigos, por isso, mesmo que você esteja abalado com a cirurgia, continue lutando e tente ser feliz, não perca a sua fé.