E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

terça-feira, 19 de maio de 2015

"Mulher com ostomia você é capaz de manter o encanto" - sétima edição

A sétima edição da cartilha “Mulher ostomizada você é capaz de manter o encanto” de autoria de Damaris Morais e em parceria com a Associação Brasileira de Ostomizados, foi desenvolvida para ensinar o básico e os primeiros passos que uma pessoa recém ostomizada deve aprender, por exemplo, como trocar e esvaziar a bolsa de ostomia.

A cartilha também visa valorizar a mulher ostomizada e fortalecer a sua autoestima, mostrando que apesar da existência de obstáculos, ela pode se sentir bonita, através de exemplos de roupas de praia, piscina, ginástica, roupa do dia-a-dia, lingerie...

A sétima edição da cartilha, além de conter os assuntos tratados na sexta edição, como por exemplo, esporte, alimentação, dicas úteis, vida íntima, gravidez, banheiro adaptado para os ostomizados e legislação, conta com a contribuição muito importante da psicóloga Edirlene Fernandes, que trata das implicações psicológicas decorrentes da realização de uma ostomia, de forma simplificada.

O Blog “Ostomia sem fronteiras” se sente honrado em ter contribuído na sexta e na sétima edição,  com a parte “Alimentação e Ostomia”.

Se você é ostomizado(a) e ainda não leu a cartilha, essa é a hora e você não irá se arrepender, pois vale muito a pena e sempre tem alguma coisa nova para aprendermos. Se você é um familiar ou amigo(a) de uma mulher ostomizada indique a leitura desta cartilha, com certeza você irá ajudá-la.

Para visualizar a cartilha acesse o link: