E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Coceira ao redor do estoma

Christiane e Cláudia Yamada

É muito comum uma pessoa ostomizada sentir uma coceirinha ao redor do estoma e isso pode acontecer por vários motivos.

Geralmente, quando sentimos esta coceira, é muito difícil nos controlarmos para não coçar, pois quanto mais coçamos mais vontade temos de coçar. Mesmo sendo difícil, devemos evitar coçar para não irritar e nem machucar a pele.

Alguns motivos que podem ser a causa da coceira são:

- Desidratação:
Se a pele ao redor do estoma estiver coçando, porém, não estiver vermelha, irritada ou com alergia, e nem estiver infiltrando fezes/urina a causa pode ser a desidratação. Beba bastante líquido, se a causa for a desidratação, assim que você estiver bem hidratado (a), irá parar de coçar.

- Infiltração de fezes ou urina:
Se estiver infiltrando fezes/urina pela placa de ostomia, irá irritar a pele, causando coceira e até assadura. Procure recortar na placa um orifício com tamanho mais próximo possível do estoma para evitar esta infiltração. E quando isto acontecer troque a placa/bolsa o mais rápido possível.

- Alergia da placa:
Algumas pessoas apresentam alergia a alguns tipos de placas, devido ao material. Isto causa irritação e muita coceira na pele. Caso isso ocorra é importante que você procure um enfermeiro estomaterapeuta para que ele lhe ensine como cuidar da pele irritada e lhe apresente outros modelos e marcas de placas para que você experimente e escolha a que se adaptar melhor.

- Alergia a pasta com álcool:
A pasta com álcool é utilizada ao redor do estoma para ajudar a fixar a placa/bolsa, porém algumas pessoas podem apresentar alergia a essa pasta, causando irritação e coceira na pele. Caso isso aconteça, troque a placa e não use mais a pasta com álcool, existem tiras sem álcool que podem substituir a pasta, sem causar a alergia.

- Calor:
Muitas pessoas ostomizadas sofrem com o calor, pois normalmente ele causa coceira ao redor do estoma, caso isto aconteça com você, evite a exposição ao sol, use roupas leves e beba bastante líquido.


É muito importante que você procure um(a) enfermeiro(a) estomaterapeuta sempre que perceber alguma anormalidade (irritação, coceira, vermelhidão, alergia...) com a pele ao redor do seu estoma, pois ele(a) é o(a) profissional mais indicado(a) para te ajudar neste momento.

domingo, 5 de abril de 2015

Ostomia e quimioterapia

Christiane e Cláudia Yamada

Muitas pessoas ostomizadas precisam fazer quimioterapia, e se não é fácil ser ostomizado, imagina ser ostomizado e fazer tratamento oncológico ao mesmo tempo?

As pessoas ostomizadas que realizam quimioterapia precisam ter um cuidado redobrado com a sua ostomia e sua saúde, por vários motivos.

Quando falamos em quimioterapia, normalmente pensamos em cansaço, debilitações, náuseas..., mas os tratamentos também podem produzir outros efeitos colaterais. Podem afetar, por exemplo, a pele.

Devido ao tratamento oncológico a pele pode sofrer algumas alterações, como ficar mais seca, sensível, irritada e apresentar manchas.  Com essas alterações muitas vezes a bolsa/placa de ostomia precisa ser trocada com mais freqüência, diminuindo assim, o seu tempo de uso.

Troque a placa/bolsa com muito cuidado e delicadeza para evitar que a sua pele fique irritada e/ou ferida. Muitas pessoas sentem uma coceira na pele ao redor do estoma ao retirar a placa/bolsa, porém evite coçá-la, principalmente se você estiver em tratamento oncológico, pois neste período a sua pele está mais sensível, em caso de ferida a sua cicatrização pode ser mais demorada e a sua imunidade pode estar mais baixa, o que facilitaria uma infecção.

Outro efeito colateral de algumas quimioterapias é a diarreia. Se isto acontecer você precisa se preocupar com três coisas: a troca e durabilidade da bolsa/placa, a sua hidratação e a sua alimentação.

Quando você estiver com diarreia, a durabilidade das placas/bolsas é menor, pois o intestino funcionando mais vezes e com as fezes mais líquidas, a infiltração ocorre mais facilmente. Preste atenção para evitar assaduras, principalmente se sua pele estiver sensível e irritada. Não deixe a bolsa ficar muito cheia, para evitar que ocorram acidentes.

É essencial beber bastante líquido (2,0 a 3,0 litros/dia) para evitar a desidratação, principalmente se você for ileostomizado e estiver com diarreia. Se você sentir câimbras, tonturas...procure seu médico!!!

Em relação à alimentação, se a quimioterapia que você estiver fazendo causar diarreia, evite alimentos que soltem o intestino, como por exemplo, o mamão, a laranja com bagaço, ameixa preta, maçã e pera com casca, manga, verduras, beterraba, aveia, farelo de trigo, arroz integral, feijão, lentilha, grão de bico, ervilha...

Muitas vezes com a quimioterapia, o odor das fezes ficam mais fortes. Alguns alimentos podem ajudar a amenizar esse odor, são eles: pêssego, maçã, pera, banana maçã, goiaba, iogurte natural, coalhada, chá (hortelã, erva doce, salsinha).

Não é fácil ser ostomizado e ter que fazer quimioterapia, porém temos que enfrentar o tratamento, os efeitos colaterais, os problemas com as bolsas e seguir a vida. Afinal nem todos tem a mesma chance que nós tivemos!!!