E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Depoimento de Fabio Conti

Acompanhem um lindo depoimento de superação de Fabio Conti.

DEPOIMENTO DE VIDA: MEU TESTEMUNHO DE AMOR PELA VIDA E PELA COLOPLAST.




MEU NOME É FABIO CONTI, SOU RADIALISTA, TENHO 31 ANOS E MORO EM MARÍLIA SP. NO DIA 12 DE AGOSTO DESSE ANO FUI SUBMETIDO A UM PROCEDIMENTO CIRÚRGICO PARA O TRATAMENTO DE UMA DIVERTICULITE AGUDA, MINHA SURPRESA FOI O PÓS OPERATÓRIO, AO DESCOBRIR QUE TINHA PASSADO POR UMA RETOSSIGMOIDECTOMIA E QUE ESTAVA OSTOMIZADO. ISSO FOI MUITO ASSUSTADOR, POIS ALEM DE PERDER 35 CENTÍMETROS DE INTESTINO GROSSO, FIQUEI SABENDO QUE TEMPORARIAMENTE TERIA DE SER OSTOMIZADO PARA QUE MEU INTESTINO PUDESSE CICATRIZAR, POIS DEVIDO AO AVANÇADO PROCESSO INFLAMATÓRIO NÃO FOI POSSÍVEL RELIGAR O TRANSITO INTESTINAL DURANTE O PROCEDIMENTO.
QUANDO ACORDEI E SENTI A BOLSA COLADA EM MINHA BARRIGA ENTREI EM CHOQUE, ALIAS TIVE PANICO APÓS A CIRURGIA E FIQUEI 4 DIAS SEM DORMIR, ME PERGUNTAVA COMO UMA SIMPLES CIRURGIA TINHA ME SEQUELADO E ME DEIXADO DAQUELE JEITO. 
AI COMEÇA A NASCER MEU AMOR PELA COLOPLAST, POIS ASSIM QUE FUI PARA O QUARTO A ENFERMAGEM DO HOSPITAL ACIONOU O PROGRAMA ATIVA DA EMPRESA, QUE ENVIOU NAQUELE MOMENTO DE TANTO SOFRIMENTO E ANGUSTIA UM VERDADEIRO ANJO, ELA A ENFERMEIRA ESTOMOTERAPEUTA Elaine Cristina Salzedas Muniz, QUE FOI MEU ANJO DA GUARDA E QUE LOGO DEPOIS DA CIRURGIA ESTAVA PRESENTE NO HOSPITAL PARA DAR A RETAGUARDA NECESSÁRIA NAQUELE TRISTE MOMENTO. 
MEU ESTOMA DEVIDO AS COMPLICAÇÕES CIRÚRGICAS E DEVIDO A MINHA OBESIDADE FICOU OCLUSO, PARA DENTRO, E ISSO PROPICIOU VÁRIOS VAZAMENTOS DAS BOLSAS COLOCADAS NO HOSPITAL, O MATERIAL UTILIZADO ERA SIMPLES E A QUALQUER MOVIMENTO VAZAVA POIS TUDO ERA BEM LIQUIDO NO PÓS OPERATÓRIO. A ELAINE FOI UM ANJO, E ME APRESENTOU A COLOPLAST, OS SEUS PRODUTOS PARA OSTOMIA, ALIAS EU ME SENTIA UM INÚTIL NAQUELA SITUAÇÃO, FALEI MINHA VIDA ACABOU, COMO VOU VIVER ASSIM, VAZANDO, CHEIRANDO MAU, ESSE EQUIPAMENTO DE BAIXA QUALIDADE UTILIZADO ANTES DA VISITA DA COLOPLAST ERA RUIM E ME FEZ SENTIR UM INUTILIZADO, TOTALMENTE DEPRIMIDO COM PANICO POR VIVER AQUILO. 
AO ME VISITAR A ELAINE ME APRESENTOU OS EQUIPAMENTOS DA COLOPLAST E ME MOSTROU O SISTEMA DE PLACAS E BOLSAS DE 1 PEÇA SÓ, COMO A CIRURGIA ERA RECENTE, AINDA TIVE DE UTILIZAR NOS PRIMEIROS DIAS O SISTEMA DE 1 PEÇA, QUE JÁ MUDOU MINHA VIDA POIS NÃO ERA FRÁGIL COMO O OUTRO DISPOSITIVO, ESSA BOLSA NÃO VAZAVA E FOI A QUE ME PERMITIU DAR OS PRIMEIROS PASSOS. 
A ELAINE ME DISSE QUE COM O EQUIPAMENTO ADEQUADO MINHA VIDA VOLTARIA TOTALMENTE AO NORMAL E QUE PODERIA VOLTAR A FAZER TUDO NORMALMENTE. ESSA ATENÇÃO EM OUVIR OS MEUS MEDOS, TIRAR MINHAS DUVIDAS, E DE OFERECER O EQUIPAMENTO NECESSÁRIO PARA QUE INICIASSE MINHA RECUPERAÇÃO FOI FUNDAMENTAL PARA A MINHA MELHORA E PARA QUE EU SAÍSSE DAQUELE ESTADO DE DE PANICO.
LOGO MELHOREI E VOLTEI A MINHA ROTINA, MESMO JÁ EM CASA, AINDA COM A OSTOMIA BEM GRANDE DEVIDO A GRANDE INCISÃO A ENFERMEIRA ELAINE NUNCA ME DEIXOU DE LADO, SEMPRE ME VISITOU NOS PRIMEIROS DIAS DE AFLIÇÃO ATÉ A MINHA TOTAL RECUPERAÇÃO. ELA ME APRESENTOU O SISTEMA SENSURA DE OSTOMIA COM 2 PEÇAS E AS PLACAS CONVEXAS DE 65 CM. AQUELA PEÇA SE ENCAIXAVA PERFEITAMENTE NO MEU ESTOMA E ISSO FOI ALIVIANDO MEUS MEDOS. NO PRIMEIRO FIM DE SEMANA JÁ ESTAVA TROCANDO O EQUIPAMENTO SOZINHO E ESSA AUTONOMIA ME FEZ RESGATAR O ORGULHO PRÓPRIO E A VONTADE DE VIVER, LUTAR PARA ESTAR BEM LOGO E ENCARAR OS DESAFIOS DO DIA A DIA. RESULTADO, EM MENOS DE 20 DIAS JÁ TINHA RETORNADO AO TRABALHO, MEU MEDICO FICOU SURPRESO COM A MINHA RECUPERAÇÃO E COLOCOU QUE 2 COISAS INFLUENCIARAM ESSE RESULTADO RÁPIDO DE RECUPERAÇÃO, A MINHA DETERMINAÇÃO DE VIVER E O SUPORTE RECEBIDO PELO PROGRAMA ATIVA DA COLOPLAST, QUE ME POSSIBILITARAM ENCARAR ESSE MOMENTO DA MINHA VIDA QUE AGORA SE TORNOU UMA PAGINA VENCIDA E EXEMPLO DE DETERMINAÇÃO PARA VENCER OS DESAFIOS DO MEU DIA A DIA. 
SOU MUITO GRATO A DEUS POR ME PROPICIAR A CURA, POR TER ME PROPICIADO TER ENCONTRADO O GASTROENTEROLOGISTA FABIO VIEIRA TEIXEIRA QUE FOI O MEDICO QUE ME OPEROU E ME LIVROU DE UM SOFRIMENTO DE 2 ANOS DE CRISES DIVERTICULARES RECORRENTES, E AGRADEÇO MUITO PELO TRABALHO DA ENFERMEIRA ELAINE, O MAIS HUMANIZADO TRATAMENTO QUE JÁ RECEBI DE UM PROFISSIONAL DA SAÚDE FOI OFERTADO POR ELA, POIS NO MEU MAIOR MOMENTO DE VULNERABILIDADE ELA ME ATENDEU COM CARINHO E PACIÊNCIA E GRAÇAS A ELA TAMBÉM QUE ESTOU AQUI. AGRADEÇO MUITO A COLOPLAST POR MANTER ESSE IMPORTANTE SERVIÇO E UTILIDADE PUBLICA QUE É O COLOPLAST ATIVA, QUE DA O PRIMEIRO SUPORTE AOS OSTOMIZADOS E AO SR. JONAS E A CÉLIA CASTRO DA AOMAR ASSOCIAÇÃO DOS OSTOMIZADOS DE MARÍLIA, QUE ME DERAM TODO O SUPORTE AMBULATORIAL, MEDICO E MORAL QUE EU NECESSITAVA NESSE MOMENTO DE MINHA VIDA, SENDO A AOMAR E A COLOPLAST RESPONSÁVEIS PELA DOAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS PARA O INCIO E MANUTENÇÃO DE MEU TRATAMENTO, JÁ QUE O SUS AINDA ESTA ADQUIRINDO MEUS DISPOSITIVOS DE OSTOMIA. 
HOJE COMPLETO 1 MÊS E 20 DIAS DE OPERADO, JÁ ESTOU TOTALMENTE REABILITADO TENDO UMA VIDA PERFEITA SEM NENHUMA PRIVAÇÃO, JÁ TRABALHANDO DIARIAMENTE SEM NENHUM SUSTO E CONTRATEMPO E ME TORNEI VOLUNTARIO DA AOMAR A ASSOCIAÇÃO DOS OSTOMIZADOS DE MARÍLIA E REGÃO, POR ENTENDER A REAL IMPORTÂNCIA DESSE TRABALHO EM PROL DOS OSTOMIZADOS, PARABÉNS ELAINE, ENFERMEIRA ESTOMOTERAPEUTA DA COLOPLAST DO PROGRAMA ATIVA, PARABÉNS JONAS E CÉLIA DA AOMAR E PARABÉNS A COLOPLAST, VOCÊS ME DEVOLVERAM A VIDA, ALTO ESTIMA E MINHA ALEGRIA GRAÇAS AO SEU TRABALHO, POR ISSO EU AMO A COLOPLAST. 
DEPOIMENTO DE FÁBIO CONTI, 31 ANOS, RADIALISTA DA RADIO DIRCEU AM, MARÍLIA SÃO PAULO BRASIL, 24/09/2013.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A importância da hidratação

Christiane e Cláudia Yamada

Desde pequenos, aprendemos que a água é fundamental para a nossa saúde, porém muitas vezes bebemos água apenas quando sentimos sede e não fazemos da sua ingestão um hábito diário.

A água é essencial para a nossa vida. A todo instante nós estamos eliminando água pelo nosso corpo, seja pelo suor (para manter o controle da temperatura corporal), pela urina ou até mesmo pela respiração. Portanto, a hidratação adequada é fundamental para mantermos o funcionamento do nosso corpo em harmonia, e para que isso aconteça, a ingestão de líquidos deve ser constante e ao longo do dia para repormos todo o líquido que perdemos.

A água tem funções muito importantes no nosso organismo, e conhecer algumas delas nos ajudará a compreender por que devemos ter cuidado com a nossa hidratação. São elas:
- é o principal componente do suco gástrico, fundamental no processo de digestão dos alimentos;
- transporta nutrientes;
- ajuda a regular a temperatura corporal;
- a ingestão de água, associada ao consumo de fibras, é essencial para o bom funcionamento do intestino. Além disso, o intestino é responsável também pela eliminação de toxinas do organismo, portanto a água ajuda a eliminar as toxinas;
- ajuda na lubrificação das mucosas.

É muito importante ingerirmos em torno de 2 a 3 litros de líquidos por dia. Porém estas necessidades são individuais e devem ser aumentada nas seguintes situações:
- durante a realização de atividade física.
- quando a temperatura ambiental estiver elevada (incluindo ambientes aquecidos durante o Inverno) e quando estiver em altitude elevada (incluindo viagens aéreas).
- quando estiver com febre, vômitos ou diarreia.
- durante a gravidez e aleitamento: aumente a ingestão de líquidos em cerca de 0,2 e 0,5 L/dia, respectivamente.
- ter muito cuidado com a hidratação de crianças, idosos, e pessoas com alguma doença específica e que precisam fazer um controle maior da ingestão de líquidos.
- osotmizados: Uma pessoa ostomizada deve ter um cuidado redobrado com a hidratação, pois não conseguem controlar as suas evacuações, e por isso tem maior perda de eletrólitos (exemplo: sódio e potássio) e maior risco de desidratação. Portanto, muita ATENÇÃO, os colostomizados e ileostomizados devem beber pelo menos de 2,0 a 2,5 litros de líquido por dia, e os urostomizados pelo menos de 2,5 a 3,0 litros. Além disso, a ingestão de líquidos também é importante para manter a pele em volta do estoma saudável e íntegra. Então, se você sentir uma coceirinha na pele ao redor do seu estoma, procure beber mais líquidos, pode ser que esta coceira melhore. Se não melhorar procure um enfermeiro estomaterapeuta, pois também pode ser causada pela alergia ao material da placa ou infiltração de urina ou fezes, e nesses casos não adianta a ingestão de líquidos.

Além da água, outros líquidos, como chás, sucos e frutas naturais também ajudam na hidratação. Porém, precisamos ter cuidado com os sucos e os chás adoçados com açúcar, pois além do líquido, também ingerimos calorias e açúcares, então, se tivermos diabetes ou estivermos acima do peso, será contraindicado a ingestão desses líquidos com açúcar! Não podemos esquecer de que os sucos de fruta natural são ótimas fontes de vitaminas!

Não devemos considerar como bebidas saudáveis os refrigerantes e os sucos industrializados, pois estes alimentos são ricos em corantes, açúcares, sódio... que são substâncias prejudiciais ao nosso organismo, e que portanto, não devem fazem parte da nossa hidratação.

Também não devemos consumir bebidas isotônicas diariamente, como se fossem suco ou água, pois estas bebidas apresentam indicações específicas, como para a reposição de minerais para atletas e em caso de desidratação por vômitos e diarreia. A ingestão excessiva destas bebidas pode prejudicar o rim, que é órgão responsável por filtrar os nutrientes e a água presentes nos alimentos e bebidas para serem eliminados na urina.

A seguir citaremos algumas dicas que nos ajudarão a aumentar o consumo de líquido durante o dia e melhorarmos a nossa hidratação:
- ingira mais alimentos que contenham boa quantidade de líquidos, como as frutas ou sucos de frutas (sem açúcar), legumes e verduras, chás (sem açúcar).
- experimente colocar folhas de hortelã ou alecrim na água que ficará com um sabor leve e gostoso. É importante evitar a adição de açúcar e adoçantes artificiais nestes líquidos.
- beba, frequentemente, pequena quantidade de água de cada vez ao longo do dia, e não espere ficar com sede.

Se ficarmos desidratado por um período prolongado, poderemos ter alguns efeitos prejudiciais no organismo, principalmente no Sistema renal, digestivo, respiratório e circulatório. Portanto, é muito importante ficarmos atentos aos sinais associados à desidratação e aumentarmos a ingestão de líquido nestas situações. Mas como saber se estamos desidratados? A seguir citaremos os principais sintomas:
- sede.
- urina de cor intensa e com cheiro.
- cansaço, dor de cabeça, perda de capacidade de concentração, atenção e memória.

Agora que já sabemos a importância da ingestão de líquidos e quanto devemos ingerir por dia, ficará mais fácil torná-lo um hábito diário! E se garantirmos uma ingestão adequada de água, associada a uma alimentação balanceada e a hábitos de vida saudáveis, garantiremos nosso corpo em equilíbrio para vivermos com saúde e qualidade de vida, com energia e disposição para executarmos nossas atividades diárias.
Referências bibliográficas:

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Como eu faço para escolher o melhor tipo de bolsa para a minha ostomia?

Christiane e Cláudia Yamada

Existem vário tipos de placas e bolsas de ostomia, como já foi descrito aqui no blog, nos links:

Algumas pessoas se adaptam a qualquer tipo e/ou marca de placa e bolsa, porém, geralmente, nós nos adaptamos melhor a uma determinada marca e determinado modelo. Só usamos os outros tipos (modelos, marcas) quando não é possível usarmos aquele de nossa preferência, e na maioria das vezes, isto acontece quando os materiais fornecidos pelo SUS estão em falta. Porém nem todas as pessoas se adaptam a qualquer tipo de bolsa de ostomia.

Quando pegamos os nossos materiais pelo SUS, geralmente as enfermeiras estomaterapeutas avaliam o nosso estoma e escolhem a bolsa mais adequada para nós (plana, convexa, tamanho da flange...), porém em alguns lugares é fornecido apenas um tipo de bolsa, não sendo possível outras alternativas a não ser aquela que está disponível.

As bolsas podem ser drenáveis e não drenáveis. As não drenáveis devem ser usadas pelas pessoas que esvaziam a bolsa com menos frequência, pois elas são fechadas e devem ser trocadas sempre que necessário. Portanto ela não deve ser utilizada por pessoas ileostomizadas, pois o intestino funciona com mais frequência, além da consistência das fezes, na maioria das vezes, ser líquida ou pastosa. Além disso, por ser trocada com mais frequência, ela não deve ser usada por pessoas que têm a pele mais sensível, pois o constante descolamento pode causar lesões na pele, ao redor do estoma.

A drenável pode ser usada pelas pessoas ileostomizadas e pelas colostomizadas. A sua durabilidade varia muito de uma pessoa para outra, sendo que, em média, dura cerca de 3 dias. Porém para algumas pessoas podem durar só 1 ou 2 dias e para outras até 5 dias ou mais.

As bolsas de ostomia podem ser de uma ou duas peças. Algumas pessoas preferem as bolsas de uma peça, pois elas têm menos volume e marcam menos a roupa, enquanto outras preferem a de duas peças, pois podem usar na posição que melhor se adaptar (vertical, horizontal e diagonal), podendo variar conforme a roupa que for usar. Ao usar a bolsa de peça única, é importante tomar muito cuidado para não perfurar a bolsa na hora de fazer o recorte na placa.

As placas das bolsas coletoras podem ser planas ou convexas. As placas planas são usadas pelas pessoas que tem o ostoma bem “saliente” (para fora do abdômen), já as placas convexas são usadas pelas pessoas que tem o ostoma retraído (geralmente ficam no nível do abdômen). Se uma pessoa tiver o ostoma retraído e usar placa plana, é muito provável que terá infiltração de fezes, podendo causar assaduras ao redor do ostoma e consequentemente fará com que a placa se descole mais rápido e facilmente, por isso o mais recomendado é que essas pessoas utilizem as placas convexas, que fixará melhor no seu abdômen e, consequentemente, evitará as infiltrações e também evitará que a placa se descole com mais facilidade.

Existem as placas flexíveis e as duras. As flexíveis se adaptam a qualquer tipo de ostoma e costumam se adaptar melhor as irregularidades da superfície do abdômen.  As placas duras se adaptam melhor as ostomias mais altas (que ficam de preferência acima do umbigo), por terem flexibilidade reduzida.  Essas placas não devem ser usadas em ostomias baixas (próximo as dobras da virilha ou próxima à crista ilíaca), pois oferecem resistência ao "ato de sentar" e podem provocar pequenas lesões nessa região. Além de se descolarem com mais facilidade, devido às dobras.

Nas ostomias baixas, o ideal é utilizarmos placas com flanges menores, pois se a flange for grande, o ato de sentar pode forçar a placa e com isso, ela pode se soltar.

Algumas placas possuem micropore e devem ser utilizadas somente por pessoas que não tem alergia a esse tipo de material, pois o seu uso pode causar irritação na pele e com isso, a durabilidade da placa será menor. Além disso, na hora da troca, se a sua pele estiver irritada, pode ser que a placa nova não se fixe no seu abdômen.

Depois de analisarmos o tipo de ostomia, a sua localização e a pele periostomal é possível escolhermos a melhor bolsa para nós usarmos. É importante sempre lembrarmos que nem sempre a melhor marca e modelo de bolsa de ostomia para uma pessoa é também o melhor para nós! Em caso de dúvida, procure o auxilio de um(a) enfermeiro(a) estomaterapeuta, ele (a) é o profissional mais indicado para te ajudar!

Referências: