E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A importância da demarcação de uma ostomia


A confecção de um estoma é um procedimento comum e apesar de comumente realizado, tal procedimento é potencialmente acompanhado de complicações que na maioria das vezes são subestimadas.

Muitas complicações estão relacionadas com a má localização do estoma, como, por exemplo, podemos citar: dificuldade com o auto-cuidado; problema com a adaptação do dispositivo levando à ocorrência de complicações na pele periestoma ou no estoma, consequentes problemas de ordem emocional que, além de traumatizar, dificultam a reabilitação das pessoas ostomizadas; ansiedade do paciente; rejeição ao estoma; além de complicações futuras como hérnias e prolapso do estoma entre outras.  Portanto, a confecção do estoma numa área que assegure a aderência do dispositivo e de fácil visualização do paciente, constitui-se em uma estratégia de prevenção de complicações importantes.

 As complicações também estão associadas a outros fatores de ordem geral, como idade avançada, fragilidade da musculatura abdominal, aumento da pressão intra-abdominal, redução do tônus muscular, aumento de peso no pós-operatório, estado físico debilitado, radiação pré e pós-operatórias, entre outros. A hérnia periestomal é uma das complicações que está relacionada à confecção de um orifício abdominal grande ou, em caso de pacientes obesos e com mau estado geral ou, ainda pelo aumento da pressão intra abdominal e localização do estoma em incisão operatória anterior .

Uma grande parte de tais complicações podem ser evitadas com o planejamento do local de confecção do estoma e com o uso de técnica cirúrgica adequada. Principalmente nos casos de estomas definitivos, uma maior atenção na sua confecção, que ocorre normalmente ao final do procedimento cirúrgico, poderá proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente, com menores taxas de complicações.

Sendo assim, a demarcação realizada no período pré-operatório é considerada um fator determinante para reabilitação do ostomizado, devido à facilitação ao auto cuidado e reabilitação no processo pós-ostomia, além de facilitar a adaptação psicológica e social do paciente.

A demarcação, por se tratar de uma técnica simples e de fácil realização, não deveria ser negligenciada por parte dos enfermeiros e dos cirurgiões. A responsabilidade deve ser compartilhada entre esses profissionais e vista como um compromisso com o paciente, considerando-se que ter o estoma em local previamente selecionado e adequadamente construído é parte integrante de seus direitos.

A demarcação prévia do local do estoma é um dos fatores essenciais na prevenção de complicações tanto no estoma quanto na pele periestoma, pois um estoma bem localizado na parede abdominal facilita as atividades de auto cuidado referentes à remoção e à colocação da bolsa, higiene do estoma a pele periestoma, bem como a manutenção do sistema coletor, contribuindo para prevenir complicações, possibilitar a reintegração social precoce, constituindo, ainda, um direito do paciente. Estudos demonstram que a localização inadequada do estoma é mais comum em cirurgias de urgência, denotando a importância do planejamento pré-operatório.

Uma das principais complicações relacionadas aos estomas incluem a adaptação inadequada da placa de ostomia, devido à má localização do estoma na parede abdominal, situando-se próximo a depressões, pregas cutâneas, proeminências ósseas, permitindo o vazamento do conteúdo drenado pelo estoma. Portanto, é muito importante selecionar o local para o posicionamento do estoma para facilitar a reabilitação da pessoa ostomizada, do aspecto físico e emocional. O objetivo é favorecer, durante o ato cirúrgico a confecção de uma abertura anatomicamente adequada que permita adaptação de dispositivos para a coleta dos efluentes com o mínimo de desconforto para o paciente, pois um estoma mal localizado tem um efeito negativo na reabilitação além de dificultar o auto cuidado.  

Para a realização adequada da demarcação deveremos considerar alguns fatores especiais tais como: portadores de próteses, obesos (abdômen em avental) cadeirantes e qualquer outro fator que influencie a mobilidade do paciente. Quanto a localização, deverão ser evitados determinados locais, o estoma deverá estar a uma distância mínima de 5 cm de proeminências ósseas, (rebordo costal, crista ilíaca) linha da cintura, prega inguinal, dobra cutânea, incisão cirúrgica e drenos.

Se faz necessário que o local demarcado seja respeitado no período intra operatório e, quando não for possível deve ser feita na área próxima do local anteriormente previsto. Existem alguns fatores quanto a escolha do local demarcado: localização do músculos reto abdominal (O músculo reto-abdominal é o escolhido pelos cirurgiões para colocação dos estomas por fornecer apoio muscular, reduzir o risco de complicações tardias relativas à prolapso e hérnia periestomal), área de pele suficiente para instalação (aderência) do dispositivo, manter uma distância adequada entre o local do estoma e dobras e pregas de pele, cicatrizes umbilical, proeminência óssea das costelas e crista ilíaca e localização que permita a boa  visualização pelo cliente. 
  

MÉTODO PARA MARCAR O LOCAL DA INSERÇÃO DO ESTOMA

  • Verificar o tipo de estoma a ser realizado: este fator possibilita saber o segmento do intestino a ser exteriorizado para determinar o quadrante abdominal onde será localizado o estoma;
  • Localizar o músculo reto abdominal;
  • Escolher o local do estoma conforme os seguintes requisitos: abaixo da margem costal; planejar o local da incisão; distanciar quando possível de antigas cicatrizes, pregas cutâneas, linha da cintura, crista ilíaca e cicatriz umbilical;
  • Marcar claramente o local com uma caneta dermográfica;
  • Quando em dúvida - marcar duas localizações;
  • Solicitar ao paciente que se sente, levante e deite para observar o local demarcado nas diferentes posições;
  • Verificar a margem de fixação dos dispositivos que deve ter uma área de 4cm² a 5cm²  em relação ao local demarcado;
  • Quando necessários dois estomas (urostomia e colostomia, ou ileostomia), estes não devem estar localizados no mesmo nível, devido ao possível uso da cinta;
  • Atentar para atividades no trabalho, lazer e prática de esportes;
  • Na ileostomia em alça ou terminal, o estoma deve ser localizado no quadrante inferior direito;
  • Na colostomia de cólon descendente ou sigmóide, o estoma deve ser localizado no quadrante inferior esquerdo.





Referências:

DELAY, D. M. P. V. O cuidado dom o ostomizado: uma revisão da literatura. 2007.

MEIRELLES, Creusa Aparecida, FERRAZ, Clarice Aparecida. Avaliação da qualidade do processo de demarcação do estoma intestinal e das intercorrências tardias em pacientes ostomizados.  Rev Latino-am Enfermagem.  v. 9(5):32-8, set./out. 2001.

MENDONÇA, Regiane de Souza, VALADÃO, Marcus, CASTRO, Leonaldson, CAMARGO, Teresa Caldas Camargo. A Importância da Consulta de Enfermagem em Pré-operatório de Ostomias Intestinais. The Importance of the Nursing Visit Prior to Intestinal Ostomy Placement . Revista Brasileira de Cancerologia. v. 53(4): 431-435. 2007.

SANTOS, C. H. M., BEZERRA, M. M. B., BEZERRA, F. M. M., PARAGUASSÚ, Bianca Rahal.  Perfil do paciente ostomizado e complicações relacionadas ao estoma. Profile of the pacient with stoma and complications related to stoma. Rev bras. colo-proctol. v.27 n.1 Rio de Janeiro jan./mar. 2007.

YAMADA, B.F.A., MARCONDES, Maria da Glória, CESARETTI, Isabel Ribeiro, PRADO, Alciony Aparecida. Vislumbrando a demarcação no terceiro Milênio. Rev.Esc.Enf.USP,v.33. Número Especial, 1999.

YAMADA, B.F.A., MARCONDES, Maria da Glória, CESARETTI, Isabel Ribeiro, MORAIS, José Fausto de, PRADO, A. A. B. Ocorrência de Complicações no Estoma e Pele Periestoma: estudo retrospectivo. Rev Estima.  vol 1 (3). p. 16 – 24. 2003.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Depoimento de Zenaide Santos


Em 2003, depois do trabalho cheguei a casa sentindo dores, mas era normal, muito cansaço. Dormi algumas horas e acordei com muita dor, não sabia onde, todo o corpo. Chamei minha filha e pedi para me levar para um hospital.
Fiz exames e veio aquele diagnostico terrível... Era “CÂNCER”  entre a bexiga e a Uretra. Foi então a grande luta. Fiz duas cirurgias, uma para retirar o tumor, que não teve êxito.
Dois meses depois, em 05 de janeiro de 2004, foi feita a outra cirurgia. Fiquei 22 dias na UTI, ninguém tinha esperanças de dar certo. Nessa cirurgia foram retirados os órgãos afetados pelo “ SARCOMA “, a  bexiga total, uretra, ovários, útero, e também uma parte do intestino. Assim fiquei Colostomizada e Urostomizada.
Decidi viver... Viver melhor. Lutei contra muitas e muitas tristezas, recuperei minha vaidade, e assim consegui formar minhas duas filhas; Janaina Pedagoga e Camila Farmacêutica. Hoje estão casadas e tenho dois netinhos. Eram sonhos que mesmo depois de tantos sofrimentos eu não poderia desistir. Conheci pessoas maravilhosas, que muito me ajudaram com palavras, orações e exemplos de determinação e superação. Fui até a praia,conhecer o mar...foi muito lindo, agradeço aqueles anjos que estavam ao meu lado.

Na associação de Ostomizados fui adquirindo conhecimentos e vontade vencer, sou presidente hoje eu tenho lutado por nossos direitos, e também sempre participando de eventos, reuniões, tudo que diz respeito ao tratamento e também  à recuperação
Estou cursando SERVIÇOS SOCIAIS, e em dezembro de 2013 será minha formatura. Tenho muitos planos, para nosso futuro.Já fizemos uma palestra na minha faculdade sobre “OSTOMIA UMA QUESTÃO SOCIAL”.Tornando o assunto de interesse dos acadêmicos.
Devo tudo o que sou hoje, o que faço a “DEUS” que me deu essa nova chance de vida. Uma Ostomia que me salvou. Foi por minhas filhas,meus médicos ,amigos que venci e continuarei sempre lutando,e onde tiver um ostomizado eu irei...somos espelhos de vitoria.


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Sorteio de materiais para ostomia pela empresa Express Medical

A pessoa ostomizada sabe a importância da utilização de produtos para ostomia de ótima qualidade. Pensando nos ostomizados, a empresa Express Medical está realizando uma pesquisa de opinião.
Você quer concorrer a cinco vale-compras no valor de R$300,00 em produtos?
Isso é muito fácil, é só você participar desta pesquisa de opinião do Express Medical até o dia 31 de outubro de 2012, quando será realizado o sorteio!
Preencha a pesquisa e boa sorte!