E-mail: ostomiasemfronteiras@yahoo.com.br

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Uma linda definição de ESTOMA

Navegando pela internet, encontramos uma linda definição de Estoma que devemos tentar transformar em uma verdade....
Estar com os outros. Partilhar os medos, alegrias e angustias, alargar a rede de suporte social e conviver, deve ser uma prioridade.
Sorrir. Não custa nada, não causa dor e é contagiante. Afinal conseguiu sobreviver à operação e embora não se possa mudar o passado pode fazer do futuro, aquilo que quer que ele seja.
Trocar ideias com o companheiro. A comunicação é fundamental na relação conjugal. Não só permite uma melhor adaptação à doença como estabelecer parâmetros de conduta satisfatórios para ambos.
Ousar ser igual na diferença. Afinal a Ostomia só se aplica a uma função do seu corpo. Tudo o resto mantém-se inalterado.
Mudar a visão pessimista da vida. A Ostomia permitiu-lhe ultrapassar um problema que doutra forma o impedia de viver na plenitude. É um símbolo de potencialidade e de regozijo.
Aceitar a nova forma de ser. Desenvolver auto-confidência e encontrar um significado na vida são também os objetivos de qualquer ser humano!
Prof. Dr.ª Graça Pereira
Nós temos e devemos ser assim!

sábado, 7 de maio de 2011

Cirurgia da Vida

Primeiro Ostoturismo foi uma iniciativa da AORP (Associação dos Ostomizados de São José do Rio Preto), em parceria com a AMO (Associação Matogrossense de Ostomizados), realizado do dia 16 ao dia 21 de março de 2011, na cidade de Caldas Novas, em Goiás, para os ostomizados, familiares e amigos. 

O objetivo foi proporcionar aos ostomizados e demais participantes uma oportunidade para se conhecerem , trocar experiências, estimular a convivência em sociedade com a ostomia, além do descanso e da diversão.

Arildo Gonçalves, participou do  Primeiro Ostoturismo,  ele é coordenador da AOSPI (Amigos Ostomizados de Piumhi), é ostomizado há mais de seis anos, e é cantor e compositor de músicas sertanejas em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais (Piumhi).

Segundo Arildo, foi muito proveitoso conviver por quase uma semana com seus irmãos(as) ostomizados, e  foi durante essa nova experiência que nasceu a inspiração para escrever uma canção que fala um pouco sobre o ostomizado, com o título CIRURGIA DA VIDA.

A música é linda! A seguir assista o vídeo sobre a música, quem ainda não assistiu vale a pena ver, quem já assistiu, não perca a oportunidade de revê-lo.


quarta-feira, 4 de maio de 2011

Planos de Saúde serão obrigados a oferecer bolsas coletoras para ostomizados

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, na última quarta-feira (27), o texto que obriga as operadoras de planos de saúde a fornecerem bolsas de colostomia, ileostomia e urostomia, assim como sonda vesical de demora e coletores de urina para uso hospitalar, ambulatorial e domiciliar.

A regra consta no substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 7177 que a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) apresentou em 2002.

O texto original do projeto, apresentado pela Jandira em 2002, previa apenas o fornecimento de bolsas de colostomia, mas foi alterado pelo Senado para ampliar a abrangência da cobertura a outros materiais. As bolsas de ileostomia e de urostomia apresentam características semelhantes às de colostomia e são usadas geralmente após atos cirúrgicos.

O substitutivo também proíbe que sejam limitados o prazo do fornecimento, o valor máximo e a quantidade dos produtos a serem fornecidos. O relator da matéria na CCJ o deputado Evandro Milhomen (PCdoB-AP) e o texto aprovado segue para análise pelo Plenário da Câmara.

CONHEÇA OS PROCEDIMENTOS

Colostomia
Procedimento cirúrgico no qual se faz uma abertura no abdome para a drenagem das fezes provenientes do intestino grosso. Em seguida, uma bolsa adesiva para drenagem é colocada em torno da abertura.
Ileostomia
Remoção cirúrgica da porção doente do intestino delgado.
Urostomia
Criação cirúrgica de uma abertura artificial dos condutos urinários na parede abdominal. A urina passa a fluir através dessa abertura e fica armazenada numa bolsa coletora.
Sonda vesical de demora
Usada em pacientes que perderam a capacidade de urinar espontaneamente. A sonda é mantida dentro da bexiga e a urina flui continuamente. A sonda liga-se a uma bolsa coletora que pode ser fixada na lateral da cama, na cadeira de rodas ou na perna do paciente.


ATENÇÃO: Para ver mais detalhes sobre esse assunto visite o site da Deputada Jandira Feghali ou clique no link que segue:



É IMPORTANTE RESSALTAR, QUE ESSE ARTIGO SE TRATA DE UM PROJETO LEI, OU SEJA, OS OSTOMIZADOS SÓ TERÃO ACESSO ÀS BOLSAS COLETORAS FORNECIDAS PELOS PLANOS DE SAÚDE SE ELE FOR APROVADO E TRANSFORMADO EM LEI PELO CONGRESSO NACIONAL!!!